Cuiabá

Demilson Nogueira pede transparência sobre economia anunciada pela Prefeitura de Cuiabá

Publicado

23/04/2025
Demilson Nogueira pede transparência sobre economia anunciada pela Prefeitura de Cuiabá
Andressa Sales – Assessoria do Vereador Demilson Nogueira
Durante a sessão desta terça-feira (22), o vereador Demilson Nogueira (PP) ressaltou a importância de a Câmara Municipal ter acesso às informações detalhadas sobre os contratos que teriam resultado na suposta economia de R$ 100 milhões, anunciada pelo prefeito Abílio Júnior em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (16), em referência aos primeiros 100 dias de gestão.
Segundo o parlamentar, a apresentação teve como foco principal a área fiscal da prefeitura, com ênfase na proposta de uma significativa redução nos gastos públicos. No entanto, Demilson cobrou maior transparência quanto aos dados divulgados e informou que solicitará a presença do secretário responsável pelos contratos administrativos para esclarecer os números apresentados.
“A Câmara tem sido parceira da gestão. Inclusive vereadores de oposição e independentes têm aprovado as matérias que chegam. Mas é preciso que haja clareza sobre de onde veio essa economia, até porque muitos desses contratos já foram alvo de denúncias na legislatura passada”, afirmou Demilson.
O vereador também destacou que, apesar do discurso de austeridade, persistem antigos problemas que afetam diretamente a população cuiabana, como deficiências na saúde pública, falhas na infraestrutura urbana e atrasos no calendário escolar.
“Se a prefeitura realmente está economizando e a arrecadação está em dia, é hora de priorizar as demandas do povo: colocar médicos nas unidades de saúde, garantir medicamentos, intensificar a operação tapa-buraco e fazer com que Cuiabá avance de verdade”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Procon de Cuiabá encerra mutirão com mais de 500 atendimentos e feira de adoção

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Plenário vota moções contrárias à indicação de Jorge Messias ao STF

Publicado

Antoniel Pontes | Assessoria do vereador Ranalli 
Com 11 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na sessão desta quinta-feira (23), duas moções de repúdio contra a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal. As propostas foram apresentadas pelos vereadores Rafael Ranalli (PL) e Dilemário Alencar (União Brasil), levando ao plenário a discussão sobre a escolha para a mais alta Corte do país.
As manifestações fazem oposição direta à nomeação, sob o argumento de que a trajetória do indicado estaria fortemente vinculada a governos petistas, o que, segundo os parlamentares, levanta dúvidas sobre a independência necessária para o exercício do cargo.
Na justificativa, Ranalli destaca que a indicação gera “profunda preocupação” e menciona o episódio conhecido nacionalmente como “Bessias”, ocorrido em 2016, durante o governo Dilma Rousseff. À época, o nome de Messias apareceu em diálogos relacionados ao envio de um termo de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio às investigações da Operação Lava Jato, fato que teve grande repercussão pública.
As moções também apontam críticas à atuação do indicado à frente da Advocacia-Geral da União, citando questionamentos sobre a condução de pautas jurídicas e suposta omissão em casos sensíveis, como descontos indevidos em benefícios do INSS.
Outro ponto levantado nos documentos é o perfil considerado político do indicado, com a alegação de que não haveria demonstração suficiente de independência e solidez técnica exigidas para um ministro do Supremo Tribunal Federal.
Ao final, Ranalli sustenta que o STF deve ser composto por nomes com reputação ilibada, equilíbrio institucional e compromisso absoluto com a Constituição Federal, posição reforçada com a aprovação das moções em plenário.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá recebe mais de R$ 60 milhões em emendas para reforçar a Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana