Política MT

Deputado Thiago defende efetivação de programa de construção de creche em MT

Publicado

Durante a sessão plenária do último dia 12, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) reforçou a necessidade de efetivação do Programa Estadual de Construção de Creches, uma iniciativa que visa ampliar o atendimento à primeira infância em Mato Grosso. A proposta visa beneficiar mais de 12 mil crianças em diversos municípios do estado, garantindo mais vagas e infraestrutura adequada para a educação infantil.

Esta foi uma das principais cobranças do mandato do parlamentar em 2024. O deputado Thiago, que integra o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Estado de Mato Grosso (Gaepe), ligado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), representou a Assembleia nas reuniões, desde 2023, e buscou, junto dos integrantes, assegurar recursos para a ampliação e construção de creches e, assim, fortalecer a educação na primeira infância.

“Com o apoio do deputado Eduardo Botelho (União), conseguimos garantir R$ 120 milhões no orçamento do governo para os próximos três anos, destinados à conclusão de creches inacabadas em todo o estado. Agora, cobramos que o Executivo apresente um plano de trabalho detalhado para atender à demanda dos municípios, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade”, destacou Thiago Silva.

Leia mais:  ALMT promove seminário sobre marco regulatório do terceiro setor para garantir transparência nas emendas parlamentares

O deputado reafirmou seu compromisso de seguir articulando junto ao governo estadual a destinação de novos recursos para a educação infantil, com foco especial na implantação de creches em período integral, ampliando o acesso das crianças a um ensino estruturado e de excelência.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Processos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos

Publicado

Dois processos de alteração de limites municipais conduzidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) avançaram nesta quinta-feira (13), com a aprovação, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), dos plebiscitos que ouvirão eleitores de Primavera do Leste, Poxoréu, Cotriguaçu e Colniza.

A consulta ocorrerá em 25 de outubro, juntamente com o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. Poderão participar os eleitores regularmente inscritos nos quatro municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais de 2026.

A decisão do TRE-MT dá continuidade aos trabalhos iniciados na ALMT pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, que envolveram análise técnica, elaboração de Estudos de Viabilidade Municipal (EVM) e discussão das propostas. A convocação dos plebiscitos foi formalizada por meio de decretos legislativos publicados em 22 de julho.

Os resultados das consultas populares serão consolidados no âmbito da apuração das Eleições Gerais de 2026 e homologados pela Justiça Eleitoral. Caso as alterações territoriais sejam aprovadas, o processo retornará à Assembleia Legislativa, que deverá analisar projeto de lei para estabelecer os novos limites dos municípios envolvidos.

Leia mais:  Comissão de Relações Internacionais debate integração sustentável

Orientações – Em Primavera do Leste e Poxoréu, segundo o TRE-MT, a pergunta apresentada aos eleitores será: “Você é favorável ao desmembramento do Distrito de Nova Poxoréu do Município de Poxoréu e à sua incorporação ao Município de Primavera do Leste?”

Já em Cotriguaçu e Colniza, a pergunta será: “Você é favorável ao desmembramento das ‘Ilhas de Ocupação’ do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu do Município de Colniza e à sua incorporação ao Município de Cotriguaçu?”.

Em ambos os casos, o eleitor poderá votar “sim” ou “não”, sendo os números 1 e 2 definidos por sorteio em sessão do Tribunal. Votos em branco e nulos não serão computados no resultado final.

Assim como nas eleições, a participação é obrigatória para eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativa para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Estudos de Viabilidade – Como parte do processo conduzido pela ALMT, foram elaborados os Estudos de Viabilidade Municipal referentes às duas propostas de alteração territorial. Os documentos analisam aspectos econômicos e fiscais, infraestrutura e prestação de serviços públicos, além de questões urbanísticas e sociais.

Leia mais:  Chico Guarnieri propõe digitalização dos históricos escolares das escolas públicas estaduais

Os estudos sobre o distrito de Nova Poxoréu e sobre as Ilhas de Ocupação do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu estão disponíveis para consulta no site da ALMT.

A realização dos plebiscitos segue as regras previstas na Lei Complementar nº 230/2026 e em normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana