O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou uma série de palestras educativas em escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, ao longo da semana, em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro).
Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, a equipe da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito e da 2ª Ciretran de Rondonópolis levaram, para estudantes dos três municípios, orientações e informações de forma lúdica e interativa sobre segurança no trânsito como os cuidados básicos na travessia na faixa de pedestre, uso do cinto de segurança nos veículos, respeito à sinalização de trânsito, entre outras orientações importantes.
As palestras alcançaram 655 estudantes de escolas municipais e da rede privada. Segundo a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida, as palestras serviram para ensinar e orientar as crianças sobre as regras e as condutas que garantem um trânsito mais seguro para todos.
“Mostramos de forma lúdica como as crianças podem ter comportamentos mais seguros no trânsito, seja como pedestres, passageiras ou ciclistas; repassando essas informações de forma interativa e dinâmica, elas compreendem melhor qual é o seu comportamento dentro e fora do trânsito, e até mesmo no ambiente escolar”, destacou a coordenadora.
Para a coordenadora da escola Espaço da Criança, Fabíola Oliveira, a palestra voltada para o público infantil é uma forma de trabalhar a sensibilização desde pequenos, para a temática trânsito.
“As crianças participam ativamente do trânsito todos os dias, seja no carro junto da família, pedalando de bicicleta ou mesmo quando pedestres, atravessando a faixa. Então, é muito importante trazer esse tipo de informação para o ambiente escolar e para a realidade deles”, disse a Fabíola.
As forças de segurança apreenderam, nesta quinta-feira (8.10), cerca de 550 quilos de pasta base de cocaína no município de Jangada. A ação causou um prejuízo estimado em R$ 9,9 milhões às facções criminosas e contou com a participação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro.
A droga estava escondida em um caminhão-baú, abordado na BR-364. Durante a vistoria, os policiais utilizaram um cão farejador do Canilfron e localizaram, no interior do veículo, 28 fardos com 550 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 550 quilos.
Um carro que dava apoio ao transporte da droga também foi apreendido. Ao todo, três pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia Especializada de Fronteira, em Cáceres, juntamente com os materiais apreendidos, para as providências legais cabíveis.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.