Saúde

Dia D de vacinação contra 20 doenças acontece neste sábado (22) em Pernambuco

Publicado

Ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 1º de setembro. Estado já recebeu cerca de 8,9 milhões de doses de vacinas em 2026 para reforçar a proteção da população pernambucana

Atenção, população de Pernambuco! Mães, pais e responsáveis poderão levar crianças e adolescentes menores de 15 anos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais pontos de vacinação neste sábado (22) — Dia D da Campanha de Multivacinação — para atualizar a caderneta vacinal. A campanha segue até 1º de setembro, com a oferta de 20 vacinas do Calendário Nacional, que protegem contra doenças graves, como meningites, tuberculose e cânceres associados ao HPV.

“Este é um momento importante para todo o país. Embora o Brasil tenha eliminado algumas doenças, como a poliomielite, é fundamental manter a vacinação em dia para evitar a reintrodução dessas doenças”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Esta é a primeira vez que a campanha conta com a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada em junho deste ano ao Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos, conforme o esquema vacinal.

Leia mais:  Ministério da Saúde fortalece assistência toxicológica e amplia resposta às intoxicações no SUS

A estratégia busca ampliar as coberturas vacinais, fortalecer a proteção coletiva e facilitar o acesso às vacinas ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a prevenção de doenças imunopreveníveis em todo o país.

Até o momento, a pasta distribuiu mais de 180 milhões de doses para garantir a vacinação em todo o país ao longo do ano. Desse total, o estado de Pernambuco recebeu cerca de 8,9 milhões de doses. Entre os imunizantes, as vacinas contra influenza, sarampo (tríplice viral) e poliomielite foram as mais aplicadas.

Durante o Dia D, serão aplicadas vacinas conforme a faixa etária, o histórico vacinal e a indicação:

  • BCG;
  • Hepatite B recombinante;
  • Penta (DTP/Hib/HB)
  • Pólio inativada VIP;
  • Rotavírus humano;
  • Pneumo 10-v e 20-v;
  • Meningo C;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Meningo ACWY;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;
  • DTP;
  • Hepatite A;
  • Pneumo 23-v;
  • dT;
  • HPV 4;
  • Dengue tetravalente.

Sarampo

Diante do aumento de casos de sarampo na Região das Américas e do registro de casos importados no Brasil, o Ministério da Saúde mantém a vacinação indiscriminada contra a doença para pessoas de 6 meses a 59 anos em três cidades paulistas: Guarulhos, São Bernardo do Campo; e na capital, com o o objetivo de evitar a reintrodução do sarampo no país.

Leia mais:  Últimos dias: inscrições em Sergipe para financiamento de infraestrutura em saúde terminam em 7 de novembro

No Dia D e até o fim da campanha, a proteção contra o sarampo também pode ser atualizada em todos os estados. A vacina de rotina contra o sarampo é indicada para todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos de idade.

O Brasil recebeu, em novembro de 2024, a recertificação da eliminação da circulação endêmica do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e mantém esse status.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

População de Ponto Chique (MG) é atendida por carreta de exame de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona

Publicado

Pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em saúde de imagem de Ponto Chique (MG) e região estão sendo atendidas por uma carreta do Ministério da Saúde. Estruturada com equipamentos e equipe multiprofissional, a unidade oferta serviços para diagnóstico precoce de câncer de doenças e definição de tratamentos.

Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.

A unidade móvel de saúde oferece diversos exames de tomografia exclusivamente para pacientes que foram pré-agendados e encaminhados à unidade pela Secretaria Municipal de Saúde. Pacientes de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Santa Fé de Minas, Várzea da Palma e São Romão também poderão ser atendidos na carreta, que funciona de segunda a sexta-feira.

A diretora adjunta do programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde, Ana Luísa Guimarães, visitou as instalações da carreta de exames de imagem em Ponto Chique (MG) e explicou a importância da iniciativa para a região.

Leia mais:  Saúde leva oficina de fortalecimento da participação social na atenção primária a todo o Brasil

“Sabemos da dificuldade dos municípios menores em garantir exames de imagem e outros serviços. A carreta atende não só Ponto Chique, mas também toda a microrregião, contribuindo para reduzir as filas com equipamentos de alta tecnologia e resultados rápidos, agilizando o atendimento aos usuários do SUS que necessitam de exames, consultas e atenção especializada”, contextualizou.

Mais acesso à saúde

Quarenta municípios já foram atendidos no estado pelas carretas do Ministério da Saúde, ofertando serviços especializados em saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia. Ao todo, 27 mil pessoas foram atendidas e 63 mil procedimentos foram realizados.

Para ser atendido

As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana