Cuiabá

Diretor apresenta ações voltadas à tecnologia e inovação durante reunião na Câmara de Cuiabá

Publicado

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
A Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia (CICT) da Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, nesta semana, o diretor do Centro de Formação de Inteligência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Yann Miranda, para apresentar ações e projetos voltados à área de tecnologia na rede municipal de ensino.&nbsp
Na oportunidade, o diretor apresentou o que vem sendo desenvolvido para promover a inovação na rede pública. Segundo ele, o encontro foi produtivo e serviu para fortalecer o diálogo entre o Legislativo e o Executivo no que diz respeito ao avanço tecnológico na educação.&nbsp
“A reunião de hoje com a Comissão de Inovação foi principalmente para que o vereador Adevair Cabral repassasse para nós o programa Bolsa Jovem Cientista, que busca incentivar o aluno a desenvolver projetos de inovação juntamente com os professores. Também tivemos a oportunidade de responder algumas perguntas e esclarecer o que temos feito desde meados de agosto”, destacou Yann.
Miranda também ressaltou o compromisso da secretaria em modernizar as práticas pedagógicas e preparar os alunos para o futuro.
&nbsp“A gente vai, cada vez mais, buscar a evolução e a inovação na educação em Cuiabá, por meio de ferramentas de inteligência artificial e de outras tecnologias que estão disponíveis hoje. Esse é o futuro”, afirmou.&nbsp
Durante a reunião, Yann ainda apresentou o projeto “Aluno Presente” e explicou a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, a partir do próximo ano, torna obrigatória a inserção da disciplina de computação nas escolas. “A BNCC garante que as crianças tenham, desde cedo, contato com a tecnologia, o que é essencial para o aprendizado e para a formação cidadã”, completou.
O presidente da CICT, vereador Adevair Cabral (Solidariedade), destacou a importância da presença do representante da Secretaria Municipal de Educação na reunião ordinária de quinta-feira. Segundo o parlamentar, o encontro permitiu esclarecer ações voltadas à modernização da rede de ensino e ao uso de ferramentas de inteligência artificial na gestão educacional.&nbsp
“O Yann veio para representar a pasta. Perguntamos como está sendo feita a utilização da inteligência artificial na secretaria e como está sendo monitorada a formação dos alunos e professores”, explicou.
Adevair ressaltou que a iniciativa faz parte do esforço da comissão em acompanhar os avanços tecnológicos na administração pública municipal. “Ele nos explicou que estão desenvolvendo um sistema para monitorar informações sobre os alunos, merenda escolar e frequência, e que até o ano que vem tudo deve estar funcionando normalmente. Foi de grande valia trazê-lo aqui para debater sobre ciência, tecnologia e o uso da inteligência artificial dentro da Secretaria Municipal de Educação”, concluiu o vereador.
A reunião da comissão ainda contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô (PSB), vice-presidente, e Marcus Brito Jr. (PV), membro titular.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Comissão da Câmara recebe reivindicações de idosos de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Avenida do CPA terá trecho interditado a partir das 10h deste sábado

Publicado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, em razão da realização da Corrida do SESI, haverá interdição da Avenida do CPA, em frente à FIEMT, no sentido Centro, a partir das 10h deste sábado (30), para montagem da estrutura de largada do evento. O bloqueio acontece exatamente no local da largada, que ocorrerá às 19h.

Os condutores que seguem em direção ao Centro deverão converter à direita na rua do Hospital Central e, na rua seguinte, virar à esquerda, retornando à Avenida do CPA nas proximidades da Praça das Bandeiras. O trajeto representa apenas um pequeno contorno de quadra, sem impactos significativos ao fluxo viário.

A estrutura permanecerá montada durante todo o evento esportivo. Após a largada da corrida, a equipe de trânsito realizará uma adequação operacional no desvio. O bloqueio inicial, localizado próximo ao Hospital Central, será transferido para a região do INPE, permitindo que os veículos acessem a Rua do Fórum e retornem à Avenida do CPA nas proximidades do Detran, seguindo em direção ao Parque das Águas.

Assim que os atletas ultrapassarem o trecho próximo ao Hospital Central, o bloqueio será novamente reposicionado para a área próxima à estrutura de largada, retomando o desvio de menor impacto, com apenas um contorno de quadra para os condutores.

Leia mais:  Amauri reassume Educação e Assistência Social tem alteração

A previsão é que a desmontagem da estrutura seja realizada ainda na noite de sábado, após o encerramento das atividades da corrida.

A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção e sigam as placas de sinalização e as orientações dos agentes de trânsito que estarão atuando na região para garantir a segurança viária dos participantes e a fluidez do tráfego.

PERCURSO DA CORRIDA

A corrida terá sua largada na Avenida do CPA, em frente à FIEMT, e a chegada será no SESI Papa. Aproximadamente 80% do percurso está concentrado dentro do Centro Político Administrativo, o que reduz os impactos no trânsito e na rotina da população.

Nos pontos onde poderia haver maior interferência, como o Hospital Central e o Fórum, o horário da largada foi cuidadosamente ajustado para evitar coincidir com os horários de troca de plantão dessas instituições.

Após passar pela região do Hospital Central, o único trecho com impacto residencial será na Avenida Tomé Fortes, que atende bairros como Centro América, Morada do Ouro e a região do Parque Nova Nascente.

Leia mais:  Prefeito anuncia climatização das cozinhas nas novas escolas da rede municipal

Ao longo de todo o percurso, haverá, obrigatoriamente, agentes de trânsito orientando moradores e condutores.

“Nenhuma pessoa ficará sem acesso à sua residência ou impossibilitada de sair do local. Será adotado um sistema de passagem controlada. Conforme surgirem intervalos seguros entre os corredores, os veículos poderão atravessar o percurso, ainda que eventualmente precisem aguardar alguns minutos”, explicou o supervisor de trânsito, Lucimar Martins.

Para quem precisar se deslocar da região central em direção à Grande CPA, haverá acesso liberado pela entrada da Morada do Ouro, permitindo a continuidade do trajeto até os bairros da região.

Os motoristas também poderão utilizar rotas alternativas sem bloqueios, como a Av. Oátomo Canavarros, no sentido Centro–bairro, que permanecerá totalmente livre. O bloqueio ocorrerá apenas no sentido CPA–SESI Papa.

Outras importantes vias da região também permanecerão liberadas durante o evento, como a Avenida Jurumirim e a Avenida Dante de Oliveira, garantindo opções de deslocamento para a população e minimizando os impactos da realização da corrida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana