Cuiabá

Dom Bosco, Altos do Coxipó e Flor de Lis recebem mutirão tapa-buraco nesta sexta

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, realiza nesta sexta-feira (15) mais uma etapa da operação tapa-buraco, contemplando sete localidades da capital. A ação, que tem como objetivo melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança para motoristas e pedestres, atende desta vez o Residencial Tropical Ville, Verdão, Cidade Alta, Novo Terceiro, Dom Bosco, Residencial Altos do Coxipó e Residencial Flor de Lis.

De acordo com a pasta, a prioridade é atender avenidas, vias de grande fluxo, áreas próximas a unidades de saúde e escolas, além de pontos estratégicos que ajudam a desafogar o trânsito nas principais avenidas da cidade.

O trabalho começa com a limpeza da via utilizando motobomba e, quando necessário, caminhão-pipa para remoção da umidade do solo. Em seguida, é aplicado o concreto betuminoso usinado a quente (CBUq), material conhecido pela resistência e durabilidade. A etapa final inclui o rastelamento e a compactação com rolo compactador, garantindo o nivelamento e acabamento da massa asfáltica.

Um levantamento da Secretaria aponta que, somente neste ano, cerca de 1.200 ruas e avenidas já receberam os serviços da operação, totalizando 63.507 buracos reparados em 72 bairros. Para isso, foram utilizadas aproximadamente 19,8 mil toneladas de massa asfáltica.

Leia mais:  Ranalli vai homenagear agentes de segurança que abateram três faccionados durante confrontos em Cuiabá

A população pode solicitar a operação tapa-buraco e outros serviços de infraestrutura por meio do canal ZapObras, no número (65) 9 9216-0484, enviando informações sobre a localização do problema e fotos para análise técnica. As demandas também podem ser registradas pelo Portal de Serviços, onde o munícipe deve preencher um formulário com dados pessoais, endereço e descrição do problema, anexando imagens para agilizar o atendimento.

#PraCegoVer

A imagem mostra as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realizando a operação tapa-buraco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Balsa do Show das Águas passa por manutenção preventiva e apresentações poderão sofrer alterações temporárias

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), iniciou um cronograma de manutenção preventiva na Balsa do Show das Águas, estrutura responsável pela operação do espetáculo realizado no Parque das Águas.

Os serviços serão executados ao longo dos próximos 15 dias e incluem revisões nas bombas, sistemas elétricos, conexões, automação, componentes mecânicos e iluminação. As intervenções têm caráter preventivo e são essenciais para garantir a segurança operacional, preservar os equipamentos e evitar falhas que possam comprometer o funcionamento do sistema.

Durante esse período, poderão ocorrer dias em que o Show das Águas não será realizado. Isso acontece porque a balsa precisará ser retirada da água para a execução das manutenções programadas e somente retornará à operação após a conclusão dos serviços previstos em cada etapa. Sempre que as intervenções forem concluídas dentro do cronograma diário, o equipamento voltará a operar normalmente, permitindo a realização do espetáculo.

A programação será definida diariamente pelas equipes técnicas, conforme a evolução dos trabalhos. Dessa forma, poderá haver dias com apresentações e outros em que o Show das Águas será temporariamente suspenso para garantir a execução das melhorias.

Leia mais:  Concurso para escolha da Corte Real do Carnaval de Cuiabá 2025 acontece nesta sexta-feira (20)

A balsa concentra toda a tecnologia responsável pelo funcionamento do espetáculo. Entre as melhorias implantadas durante a revitalização do complexo estão a instalação de um novo Controlador Lógico Programável (CLP), que amplia o controle das operações e permite coreografias mais elaboradas para os jatos d’água, além de inversores de frequência, responsáveis por garantir maior precisão e sincronização entre água, iluminação e trilha sonora.

A revitalização do Show das Águas recebeu investimento aproximado de R$ 3,6 milhões, viabilizado por meio de parceria público-privada. Cerca de 25 profissionais participaram dos serviços de recuperação da estrutura, que conta com uma plataforma de aproximadamente 70 metros de extensão, chafarizes com jatos que alcançam até 30 metros de altura, iluminação cênica e sincronização musical.

Por reunir sistemas hidráulicos, elétricos, mecânicos e de automação de alta complexidade, a manutenção preventiva é indispensável para assegurar o desempenho da estrutura e ampliar a vida útil dos equipamentos. A previsão é de que todas as intervenções sejam concluídas em até 15 dias, garantindo mais segurança, confiabilidade e eficiência para o funcionamento do Show das Águas.

Leia mais:  Denúncia da Prefeitura de Cuiabá gera operação da Polícia Civil em laboratório

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana