Mato Grosso

Doze visitantes são flagradas pela Polícia Penal com entorpecentes e pacotes de fumo em unidades prisionais

Publicado

Doze visitantes foram flagradas, neste fim de semana, tentando entrar com entorpecentes e outros materiais ilícitos em unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

No Centro de Detenção de Tangará da Serra, três mulheres foram detidas, no domingo (8.6), pela Polícia Penal após serem flagradas com entorpecentes que levariam a seus companheiros detidos na unidade prisional.

Ao serem questionadas se portavam material ilícito, as três visitantes confessaram que tinham as porções de maconha escondidas nas parte íntima do corpo. Elas foram conduzidas ao plantão da Polícia Civil no município e autuadas pelo crime de financiamento para o tráfico de entorpecentes, previsto no artigo 36 da Lei 11.343/2006.

Na cadeia masculina de Colniza, na região noroeste do Estado, outra visitante foi flagrada tentando entrar com produto de uso proibido, desta vez, pacotes de fumo que levaria ao companheiro.

No Centro de Detenção de Pontes e Lacerda, oito visitantes foram surpreendidas durante a revista eletrônica de entrada da unidade prisional com uso do escâner corporal, que detectou que as mulheres levavam diversos pacotes de fumo escondidos no corpo. As visitantes eram companheiras, irmã e mãe de homens custodiados na unidade prisional da região oeste.

Leia mais:  Polícia Civil apreende drogas, munições e apetrechos em residências de investigados por tráfico em Jauru


Todas tiveram as carteiras de visitação apreendidas e o direito de visita suspenso pelo período de 90 dias, no caso de quem levava material de uso proibido. Para quem foi flagrada com entorpecentes, a suspensão é pelo período de um ano.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia mais:  Polícia Civil apreende drogas, munições e apetrechos em residências de investigados por tráfico em Jauru

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia mais:  Secel publica resultados preliminares de seleção dos editais Pontos de Cultura e Pontão de Cultura

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana