Política MT

Dr. João quer unidade da Empaer em Sapezal

Publicado

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), solicitou, nesta quarta-feira (4), através de uma Indicação, que governo do estado instale uma unidade da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em Sapezal. A proposta visa apoiar pequenos produtores rurais, fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.

“A agricultura familiar é a base da economia de muitos municípios. Com uma unidade da Empaer, Sapezal terá o suporte técnico necessário para crescer ainda mais”, declarou Dr. João.

Sapezal, localizado na região noroeste de Mato Grosso, tem avançado em políticas para pequenos produtores, como a criação da Agrovila Cacoré, além de contar com outras comunidades rurais e aldeias indígenas que também se dedicam à produção agrícola.

A ausência de uma unidade da Empaer no município limita o acesso a assistência técnica especializada, essencial para o fortalecimento da agricultura familiar. “Sapezal é um polo agrícola, mas os pequenos produtores e as comunidades indígenas precisam de apoio técnico contínuo para aumentar a produtividade e acessar benefícios como créditos rurais”, destacou o deputado.

Leia mais:  Feira de negócios em Alto Araguaia como fomento ao empreendedorismo

A indicação propõe que a unidade da Empaer ofereça acompanhamento técnico permanente, promovendo o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis e facilitando a obtenção de recursos financeiros para os produtores.

“A presença de técnicos especializados vai transformar a realidade local, impulsionando a produção e gerando mais renda para as famílias de Sapezal”, afirmou. A iniciativa também busca integrar esforços entre o governo estadual, a Empaer e a Câmara Municipal, mobilizando apoio para atender uma demanda crescente da população rural.

O parlamentar enfatizou o impacto da medida para a economia local. “A agricultura familiar não é só produção, é dignidade e inclusão. Com a Empaer em Sapezal, vamos fortalecer desde a Agrovila Cacoré até as aldeias indígenas, criando oportunidades para todos”, disse. A proposta alinha-se ao avanço de políticas públicas no município, que já demonstra compromisso com o setor rural.

“Estamos reforçando o papel de Sapezal como referência agrícola. Espero que o governador e a Empaer acolham essa demanda com a prioridade que ela merece”, concluiu o deputado.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Processos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos

Publicado

Dois processos de alteração de limites municipais conduzidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) avançaram nesta quinta-feira (13), com a aprovação, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), dos plebiscitos que ouvirão eleitores de Primavera do Leste, Poxoréu, Cotriguaçu e Colniza.

A consulta ocorrerá em 25 de outubro, juntamente com o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. Poderão participar os eleitores regularmente inscritos nos quatro municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais de 2026.

A decisão do TRE-MT dá continuidade aos trabalhos iniciados na ALMT pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, que envolveram análise técnica, elaboração de Estudos de Viabilidade Municipal (EVM) e discussão das propostas. A convocação dos plebiscitos foi formalizada por meio de decretos legislativos publicados em 22 de julho.

Os resultados das consultas populares serão consolidados no âmbito da apuração das Eleições Gerais de 2026 e homologados pela Justiça Eleitoral. Caso as alterações territoriais sejam aprovadas, o processo retornará à Assembleia Legislativa, que deverá analisar projeto de lei para estabelecer os novos limites dos municípios envolvidos.

Leia mais:  Procuradoria da Mulher discute aplicação do protocolo de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde

Orientações – Em Primavera do Leste e Poxoréu, segundo o TRE-MT, a pergunta apresentada aos eleitores será: “Você é favorável ao desmembramento do Distrito de Nova Poxoréu do Município de Poxoréu e à sua incorporação ao Município de Primavera do Leste?”

Já em Cotriguaçu e Colniza, a pergunta será: “Você é favorável ao desmembramento das ‘Ilhas de Ocupação’ do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu do Município de Colniza e à sua incorporação ao Município de Cotriguaçu?”.

Em ambos os casos, o eleitor poderá votar “sim” ou “não”, sendo os números 1 e 2 definidos por sorteio em sessão do Tribunal. Votos em branco e nulos não serão computados no resultado final.

Assim como nas eleições, a participação é obrigatória para eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativa para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Estudos de Viabilidade – Como parte do processo conduzido pela ALMT, foram elaborados os Estudos de Viabilidade Municipal referentes às duas propostas de alteração territorial. Os documentos analisam aspectos econômicos e fiscais, infraestrutura e prestação de serviços públicos, além de questões urbanísticas e sociais.

Leia mais:  Feira de negócios em Alto Araguaia como fomento ao empreendedorismo

Os estudos sobre o distrito de Nova Poxoréu e sobre as Ilhas de Ocupação do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu estão disponíveis para consulta no site da ALMT.

A realização dos plebiscitos segue as regras previstas na Lei Complementar nº 230/2026 e em normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana