Mato Grosso

Edital da Secel viabiliza nova temporada da peça Nepal, espetáculo premiado do Theatro Fúria

Publicado

O edital Viver Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), viabiliza a nova temporada de Nepal, peça que ficou em cartaz entre os anos de 2000 e 2010, acumulando prêmios relevantes do teatro brasileiro. Com adaptações, o espetáculo do Theatro Fúria será apresentado neste sábado (20.07) e domingo (21.07), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site www.theatrofuria.com. O público também tem a opção de contribuir voluntariamente, com qualquer valor, na campanha intitulada “Eu valorizo a arte”. Fazendo a contribuição, é possível concorrer a brindes e vantagens especiais para os próximos eventos do grupo teatral.

Em Nepal, o mundo acabou. Ou quase. Restam apenas duas pessoas que se encontram uma terra distante, em algum ponto do país homônimo. O espetáculo é encenado pelos atores Péricles Anarckos e Carolina Argenta, que interpretam os personagens Traço e Bathanagar.

Somam ao Fúria nesta empreitada Caio Ribeiro, que compartilha a produção com Carolina Argenta; Natália Valentini (assistência de produção), Douglas Peron (cenografia), Ricardo Porto (sonoplastia), Everton Britto (iluminação) e Renato Medeiros (projeto gráfico).

Leia mais:  Governo de MT entrega pontes e escolas e anuncia mais R$ 37 milhões para Salto do Céu

Péricles, que também assina a dramaturgia e direção, relembra que viajou por mais de 18 estados brasileiros na primeira década dos anos 2000, ao lado do ator Giovanni Araújo. O dramaturgo adianta que não há alteração no texto, mas realça o novo instrumento que materializa os conflitos entre Traço e Bathanagar.

Aguçando a curiosidade, Péricles relembra que Bathanagar se apropria de um rio que é única fonte de água na região e assim, o curso d´água vira alvo do desejo de Traço, um andarilho que ali chega. Tal qual a primeira versão, eles lutam com cordas o tempo todo, mas a bacia de outrora deu lugar a uma máquina chovedora.

(Com informações da assessoria)

Mais Viver Cultura: EP da cantora Nega Lu

O edital da Secel também possibilitou o lançamento do EP Visual “Estéreo” da cantora e compositora mato-grossense Nega Lu. Com quatro canções, o novo trabalho está disponível gratuitamente para o público em todas as plataformas de streaming.

No repertório, a artista apresenta canções que falam de amor em versos e batidas envolventes, duas delas com a participação da cantora Pacha Ana e do DJ Ah Gave. O EP visual contará ainda com vídeos, que foram filmados em Rondonópolis (MT), cidade natal de Nega Lu.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandado contra acusado de perseguição e pornografia infantil contra adolescente

Ao longo de sua carreira, Nega Lu recebeu vários prêmios em festivais de música e já lançou o álbum “Minha Ancestralidade”, o EP “Carne” e os singles Artista Sozinho e Vício.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia mais:  SES conclui curso de análise espacial para a vigilância em saúde

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia mais:  Governo de MT entrega pontes e escolas e anuncia mais R$ 37 milhões para Salto do Céu

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana