Várzea Grande

Efetivação de ACS’s e ACE’s é mais um marco na Saúde de Várzea Grande conquistado pela atual gestão

Publicado

Várzea Grande o primeiro município do país a cumprir a Lei Federal nº 14.536/2023.

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretária Municipal de Saúde, realiza na próxima segunda-feira, dia 25, às 19h, no espaço Anexo II, no bairro Marajoara, a solenidade de posse de 134 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), profissionais que finalmente passam a integrar oficialmente o quadro funcional efetivo do Município, com estabilidade, direitos previdenciários e o mais importante: segurança jurídica para o pleno desempenho das funções.

Mais do que uma cerimônia administrativa, o evento carrega histórias de vidas marcadas pela espera, pela dedicação silenciosa e pelo compromisso diário com a população várzea-grandense.

“Foram 20 anos trabalhando com medo de ser mandada embora a qualquer momento”, relata emocionada Rosimeire Fernandes de Souza, agora oficialmente servidora pública municipal. O depoimento resume o sentimento de uma categoria inteira que aguardava há décadas pelo reconhecimento definitivo.

A efetivação dos profissionais foi possível após uma articulação inédita conduzida pela prefeita Flávia Moretti (PL), junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que autorizou a incorporação dos ACS e ACE ao regime estatutário, tornando Várzea Grande o primeiro município do país a cumprir a Lei Federal nº 14.536/2023.

Leia mais:  Várzea Grande supera 2024 em arrecadação e em números de acordos no Refis

A iniciativa é vista como um marco nacional na valorização da Atenção Básica e pode se tornar referência para outros municípios brasileiros.

O evento contará com a presença da prefeita Flávia Moretti, da secretária de Saúde, Valéria Nogueira, e de representantes do Tribunal de Contas, de parlamentares, de autoridades e da Sociedade Civil Organizada.

SERVIÇO:
Evento: Solenidade de posse dos ACS e ACE
Data: Segunda-feira, 25
Horário: 19h

Local: Anexo II, Marajoara, Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

SMECEL reorganiza planejamento e garante continuidade das aulas na rede municipal

Publicado

A poucos dias do início do segundo semestre letivo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande tranquiliza pais, responsáveis e estudantes: mesmo com a perda de parte do material pedagógico no incêndio que atingiu o depósito da Secretaria, no mês de junho, o calendário escolar será cumprido normalmente e as aulas terão continuidade, sem prejuízo à aprendizagem dos alunos.

O incêndio destruiu parte das apostilas do Sistema de Ensino que seriam utilizadas no segundo semestre de 2026. No entanto, a Secretaria explica que o material didático é apenas um dos recursos utilizados pelos professores em sala de aula e que toda a rede já está preparada para iniciar o semestre com outros materiais pedagógicos disponíveis.

As escolas municipais contam com livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), materiais do Programa Alfabetiza MT, recursos do Programa Mais Infância, acervos literários, jogos educativos, atividades complementares e plataformas digitais, que serão utilizados de forma integrada pelos professores durante o período em que o material impresso será recomposto.

A Superintendência Pedagógica também reorganizou o planejamento das unidades escolares para que cada escola utilize os recursos já existentes, de acordo com a realidade de suas turmas, garantindo que nenhum conteúdo previsto para o ano letivo deixe de ser trabalhado.

Leia mais:  Escolas de Várzea Grande celebram 159 anos com cultura, criatividade e civismo

A superintendente pedagógica da SMECEL, Lezi Silva, explica que o trabalho desenvolvido pelos professores vai muito além da utilização de uma apostila.

“O material didático é uma importante ferramenta, mas não é o único recurso utilizado em sala de aula. Nossos professores trabalham com planejamento, currículo, livros, atividades complementares e diversos recursos pedagógicos. Fizemos uma reorganização para que o segundo semestre aconteça normalmente, sem prejuízo ao processo de aprendizagem dos nossos estudantes.”

Outra medida adotada pela Secretaria será o fortalecimento da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos, em parceria com o Sistema de Ensino Maxi. Além das formações presenciais, os profissionais serão orientados a ampliar o uso da plataforma digital do sistema, que reúne livros digitais, atividades, avaliações, sequências didáticas, recursos interativos e ferramentas de apoio ao planejamento das aulas.

As escolas também foram orientadas a dialogar com pais e responsáveis no retorno às aulas, explicando como será conduzido o trabalho pedagógico durante o semestre e quais estratégias serão utilizadas para garantir o desenvolvimento dos estudantes.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, o momento exige planejamento e união de toda a comunidade escolar.

“O incêndio trouxe um desafio para a rede municipal, mas nossa prioridade sempre foi garantir que nenhum aluno fosse prejudicado. Reunimos nossas equipes, reorganizamos o planejamento pedagógico e estamos oferecendo todo o suporte necessário às escolas e aos professores. Temos uma rede preparada, profissionais comprometidos e diversos recursos educacionais que asseguram a continuidade das aulas com qualidade. Nosso compromisso é com a aprendizagem dos nossos estudantes.”

A Secretaria reforça que o currículo da Rede Municipal continuará sendo cumprido normalmente e que todas as ações foram planejadas para assegurar um segundo semestre organizado, com acompanhamento pedagógico permanente e foco na aprendizagem dos quase 40 mil estudantes da rede municipal de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana