Saúde

Em parceria com o Sesi, Ministério da Saúde participa do Dia D de Vacinação dos trabalhadores da indústria

Publicado

O Ministério da Saúde (MS) participou, na quinta-feira (15), do Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria 2026. A mobilização nacional, promovida em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal da população trabalhadora em todo o país. A ação ocorreu, simultaneamente, em 25 estados e no Distrito Federal, e montou postos para aplicação de vacinas diretamente nos ambientes de trabalho.

A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MS e o Sesi em 2024, com atenção na ampliação do acesso à imunização e no fortalecimento das ações de saúde nos ambientes industriais. A expectativa para este ano é superar a marca de 21 mil doses aplicadas em todo o Brasil. Em 2025, a mobilização registrou 19.735 doses aplicadas.

As ações de vacinação são realizadas em unidades industriais, unidades móveis e fixas do Sesi e pontos estratégicos definidos pelos departamentos regionais participantes da campanha. Para a ação, foram disponibilizadas doses contra Hepatite B, febre amarela, tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), além de dT adulto (para difteria e tétano).

Leia mais:  Ministério da Saúde abre inscrições para observatório de boas práticas de equidade no SUS

No Distrito Federal, a ação ocorreu na cidade de Santa Maria. Além da vacinação, os trabalhadores também tiveram acesso a ações de promoção da saúde, como aferição de pressão arterial e avaliação de bioimpedância. A mobilização reforça o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a ampliação do acesso à imunização em diferentes territórios e contextos sociais, contribuindo para ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e protegidos.

Para o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, que participou da atividade no Rio Grande do Norte, a vacinação continua sendo uma das principais estratégias de proteção coletiva e prevenção de doenças. “As vacinas são reconhecidas mundialmente como eficazes para preservar a saúde das pessoas e continuam sendo a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes por diversas doenças. Além disso, contribuem significativamente para reduzir a disseminação de agentes infecciosos na comunidade”, afirmou.

O diretor superintendente do Sesi Nacional, Paulo Mol, destacou que a vacinação dos trabalhadores é uma das frentes de atuação da instituição. “Cuidar da saúde do trabalhador e ampliar a vacinação dentro das indústrias é um compromisso que o Sesi incentiva junto ao setor produtivo. Promover prevenção e saúde nos ambientes de trabalho é uma das nossas principais missões, e participar dessa mobilização nacional é motivo de grande satisfação”, declarou.

Leia mais:  Ministério da Saúde recomenda reforço da vacinação contra o sarampo para crianças em São Paulo e Guarulhos

O Ministério da Saúde avalia a parceria como fundamental para ampliar o acesso às vacinas e fortalecer as estratégias extramuros de imunização. “Iniciativas conjuntas fortalecem o acesso à imunização e contribuem para aumentar as coberturas vacinais no país. Levar ações como essa para dentro das indústrias representa um importante esforço de promoção da saúde, prevenção de doenças e proteção coletiva, conforme priorizamos no SUS”, ressaltou Gatti.

Suellen Siqueira
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Chamada pública seleciona pesquisas avaliativas de políticas de saúde

Publicado

O Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informam que estão abertas as inscrições para a chamada pública que financiará pesquisas avaliativas que apoiem a qualificação de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas devem ser encaminhadas na página da iniciativa, onde também consta o edital completo, até o dia 29 de julho de 2026.

Com o investimento de R$ 1,7 milhão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE), a chamada tem o objetivo de subsidiar pesquisas capazes de produzir evidências, gerar informações técnico-científicas e apresentar estratégias de tradução do conhecimento para que os resultados possam orientar decisões de gestores do SUS.

Podem submeter propostas pesquisadores que possuam doutorado, vínculo formal com uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) e currículo na Plataforma Lattes. Pesquisadores aposentados também podem participar, mediante anuência formal da instituição executora para condução de projeto em suas dependências.

Serão aceitas pesquisas que contemplam uma das 11 linhas temáticas, que incluem vigilância em saúde; saúde do trabalhador; inovação em equipamentos e materiais de uso em saúde; morbimortalidade por acidentes e violências; saúde da mulher, dos homens e das crianças; transplantes de órgãos e tecidos; atenção domiciliar; imunização, entre outras. Os projetos selecionados terão prazo de 12 meses para execução.

Leia mais:  Doença Falciforme passa a ser de notificação compulsória em todo o país

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana