Turismo

Em recuperação judicial, Azul vai suspender 3 voos internacionais

Publicado


Voos da Azul de Manaus para Fort Lauderdale serão suspensos em agosto
Tudo Viagem

Voos da Azul de Manaus para Fort Lauderdale serão suspensos em agosto


Uma semana após entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos , a Azul decidiu suspender três rotas internacionais ainda neste ano. Em 11 de agosto a companhia não terá voos sem escalas para Fort Lauderdale partindo de Manaus e Curaçao.

A Azul é única companhia que oferece voos sem escalas para Fort Lauderdale, que fica ao lado de Miami. os voos da Azul para a cidade localizada na Flórida serão mantidos a partir de Campinas., Recife e Belo Horizonte.

Ajuste de mercado

A Azul informou que manterá os voos sem escalas entre Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) e Curaçao, no Caribe. Em comunicado, a Azul alegou que a suspensão das rotas internacionais são “mudanças fazem parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado”. ( Leia nota completa abaixo ).

Em setemnbro deste ano será a vez de Campinas perder os voos diretos para Assunção, a capital do Paraguai. O Aeroporto de Viracopos é o maior centro de disstribuição dos voos (hub) da Azul no Brasil.


Leia nota da Azul sobre a suspensão doss voos

São Paulo, 4 de junho de 2025 – A Azul informa que, como parte de seu compromisso com a eficiência operacional e a competitividade no setor aéreo, a partir de 11 de agosto, suspenderá a rota Manaus-Fort Lauderdale e o trecho Curaçao-Fort Lauderdale, da rota Confins-Curaçao-Fort Lauderdale, que continua com o voo direto Confins-Curaçao. Já o voo Viracopos-Assunção estará suspenso a partir de setembro.

As mudanças fazem parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado, e foram cuidadosamente avaliadas para garantir a sustentabilidade das rotas da Companhia, mantendo o equilíbrio entre oferta e procura, sem comprometer a qualidade dos serviços que oferece aos seus Clientes. Os clientes impactados concedem assistência devida, conforme determina a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Azul segue comprometida com a expansão estratégica de sua malha internacional. Atualmente, operamos para doze destinos internacionais entre operações regulares e sazonais. Além disso, a Companhia iniciará na próxima semana operações internacionais inéditas na história da Companhia, ligando duas cidades importantes – Campinas e Recife – a Madrid, reforçando a presença da Azul na Europa e ampliando as opções para os Clientes. Para alta temporada em julho, está previsto aumento de 70% a mais na oferta de voos internacionais, em relação ao ano passado.


Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil

Publicado

A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).

Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.

Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.

“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.

Leia mais:  Turismo cultural é destaque em painel do Ministério do Turismo na COP30

“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.

A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).

Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.

No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.

ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia mais:  Turismo internacional no Brasil mantém alta histórica nos primeiros 10 meses e se aproxima dos 8 milhões de chegadas

A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.

Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.

A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.

A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.

ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana