Cuiabá

Emanuel Pinheiro melhora a mobilidade urbana com substituição de mais de 1,2 mil abrigos, três estações climatizadas e 100% da frota de coletivo com ar-condicionado até dezembro

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, expandiu a mobilidade urbana da capital com mais de 1.200 abrigos de ônibus, três estações climatizadas e 90% da frota climatizada. Ao assumir a gestão, em 2017, a frota com ar-condicionado em circulação na cidade não chegava a 17%. Contudo, com a entrega de mais 22 novos ônibus e três vans para o atendimento exclusivo do Programa Buscar, na manhã desta sexta-feira (7), a frota operacional do município, que circula todos os dias e conta com 304 veículos, passa a ser 90% climatizada em Cuiabá. A expectativa é que até dezembro deste ano sejam implantados mais de 300 outros abrigos e mais 33 novos ônibus sejam colocados em circulação, atingindo assim 100% da frota climatizada.

“É um momento histórico e de muita gratidão. Cuiabá é a única capital do país a ter 90% da frota operacional com ar-condicionado. Nós costumamos dizer que em Cuiabá, ar-condicionado não é luxo, e sim uma necessidade, principalmente por entender como funciona o transporte público e as altas temperaturas a que estamos acostumados. Estamos avançando cada vez mais, elevando a qualidade do transporte e, o mais importante, sem aumento de tarifa. Além dessa entrega, é importante frisar que são mais de 1.200 abrigos implantados em Cuiabá e três estações climatizadas ao longo desses anos. Garantimos que até o final da gestão, serão implantados mais de 300 outros abrigos. Até julho, devo entregar mais 33 ônibus zero quilômetro com ar-condicionado”, disse o prefeito.

Na ocasião, a secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Luciana Zamproni, comemorou o resultado e destacou que tais números só foram possíveis diante de muita dedicação, empenho e trabalho prestado em prol da população durante a gestão de Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Corpus Christi terá celebrações religiosas, lazer e atrações turísticas na capital

“Aqui em Cuiabá é diferente, nós investimos na frota e na população, porque esse sempre foi o compromisso do prefeito: buscar o melhor para o povo cuiabano e, em especial, para os usuários do transporte coletivo, que precisam se deslocar pela cidade, que levantam cedo para ir e voltar do trabalho e da escola. Essas são as coisas pelas quais a gestão Emanuel Pinheiro preza, visando sempre a melhoria, dignidade, conforto e qualidade do transporte coletivo fornecido para o povo. Isso me deixa muito feliz. São 22 ônibus com ar-condicionado, wi-fi, elevador para pessoas com deficiência, câmeras de segurança externa e interna, enfim, o que há de melhor para os cuiabanos”, destacou a secretária.

Ao falar sobre os avanços evidenciados na mobilidade urbana da capital, o diretor de Transporte da Semob, Nicolau Budib, enfatizou que no que diz respeito aos veículos disponibilizados para o Projeto Buscar (serviço gratuito de transporte que visa atender pessoas com mobilidade reduzida, devido à deficiência motora), a meta de 100% das vans climatizadas já havia sido atingida pela gestão. Apesar disso, mais três veículos foram destinados ao projeto social, na manhã desta quinta.

“Quando assumimos a gestão, ainda no primeiro mandato do prefeito Emanuel, Cuiabá tinha apenas 16% da frota climatizada. Com a entrega de hoje, esse número chega a 90% quando se trata da frota operacional. No caso do Buscar, já havíamos atingido a meta de 100% e hoje entregamos mais três veículos novos à frota, promovendo uma renovação total do Buscar. Além disso, sempre aliados a outras ações, como a instalação de mais de 1.300 abrigos de ônibus e as três estações que trouxeram um pouco mais de conforto para a população. Nossa meta é chegar a dezembro com 100% da frota climatizada e, quando isso acontecer, poderemos passar o bastão para o próximo gestor com a sensação de dever cumprido”, disse Budib.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá mantém gratuidade e reforça frota no segundo domingo do Enem

Presente na cerimônia de entrega, o vereador Marcrean Santos, autor do projeto que obriga o Poder Executivo a disponibilizar, gratuitamente, o sinal de internet móvel através do sistema de wi-fi aos usuários do transporte público, comemorou os avanços evidenciados atualmente nos coletivos em circulação pela capital.

“É um momento histórico para Cuiabá. Durante todos esses anos, nunca houve um prefeito que compreendesse e entendesse as dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte coletivo. Isso é ser uma gestão humanizada, ser sensível às pessoas de baixa renda que precisam do apoio do poder público. Sinto muito orgulho de ser cuiabano, legislador, líder comunitário e estar ao lado de alguém que defende a bandeira dos menos favorecidos”, avaliou o parlamentar.

Estima-se que diariamente cerca de 200 mil pessoas são atendidas pelo transporte público de Cuiabá e, ao longo de quase 8 anos de gestão, cerca de 300 ônibus já foram entregues pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Mato Grosso AgroFestival valoriza artistas regionais e músicos ressaltam a qualidade técnica da estrutura 

Publicado

A primeira edição do Mato Grosso AgroFestival, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, se consolida como um importante espaço de valorização da cultura e da música regional. Com uma programação que reuniu diferentes estilos musicais, o evento abriu espaço para artistas mato-grossenses mostrarem seu talento em uma estrutura de grande porte, com a mesma qualidade técnica oferecida às atrações nacionais. O evento foi realizado em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Cordemato e Ministério do Esporte, com recursos públicos.

A variedade de estilos também fez a diferença, incluindo gospel, sertanejo, rock e outros. A participação do rock regional foi considerada pelos próprios artistas como uma proposta inovadora, por se tratar de uma iniciativa que amplia a diversidade musical do evento e aproxima o público de um gênero que, segundo os músicos, possui forte influência na formação de artistas de diferentes segmentos, inclusive o sertanejo.

“Preparamos uma coisa um pouquinho diferente, porque no AgroFestival tocamos um Rock’n’Roll. É uma inovação. O rock é uma linguagem acessível para todas as camadas da sociedade. Muita gente não conhece o rock e, quando você se apresenta em um palco com boa qualidade, estrutura e consegue mostrar todo o desempenho que é capaz de oferecer, mesmo as pessoas que não têm muita intimidade com a cena musical roqueira vão perceber que Cuiabá também tem excelentes músicos de rock”, destacou Jean Bass, da banda Power Rock Trio.

Segundo Jean, a maioria dos músicos que estão no palco tocando sertanejo começou estudando rock. “O rock sempre obrigou o músico a se dedicar muito para conseguir executar com qualidade. O rock é onde se forma o músico. O rock é agro, o rock é pop, o rock é tudo. O rock é a fonte da juventude”, afirmou.

Outros artistas regionais também destacaram a importância da iniciativa e do espaço no AgroFestival concedido aos músicos locais. O cantor Fabrício, da dupla Fabrício & Fernando, que integra o grupo Violada Cuiabana, juntamente com vários outros cantores conhecidos nacionalmente, disse que a iniciativa representa um avanço significativo na forma como a música produzida em Mato Grosso é apresentada ao público.

“Eu falo em nome de Fabrício e do Fernando, e do grupo Violada Cuiabana, que é composto por Douglas Cabral, Jonathan & Adam, Fabrício & Fernando, Rafa Barros e Johnny Everson. Nós tivemos um ganho muito grande com o Johnny Everson. O Johnny é um cara experimentado, preparado, que hoje está ocupando uma cadeira muito merecida. Esse olhar de profissionalismo e de respeito aos nossos artistas, que ele tem, é muito importante. Mato Grosso possui uma produção musical diversificada e seus artistas têm conquistado espaço além das fronteiras do Estado e a população está tendo a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho que está sendo feito”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados na função de Professor de Educação Física, Pedagogo e TDI para todas as Regionais

O cantor fez questão de explicar que é da área do sertanejo, mas que Mato Grosso é um celeiro muito grande de muitos segmentos. “A gente sabe disso. A galera daqui vai para fora e faz bonito. A primeira edição do AgroFestival veio com tudo, valorizando a gente, com esse espaço maravilhoso e essa estrutura, que antigamente não tinha, era muito difícil. O regional usava uma estrutura bem menor, uma estrutura precária, e hoje a gente tem esse espaço de suma importância. Em nome de toda a galera de Mato Grosso, muito obrigado à Prefeitura de Cuiabá, aos organizadores e a todos que estão cobrindo o evento. O artista de Mato Grosso está sendo muito bem representado. Essa é a primeira edição de muitas, o AgroFestival veio para ficar”, ressaltou.

Entre o público estava Marluce Madureira, natural de Montes Claros (MG), agora moradora de Cuiabá, que gostou das apresentações, especialmente da violada sertaneja, e afirmou que voltaria à noite para a programação de encerramento do AgroFestival. “Muito bom, aqui tem um espaço amplo e dá para todo mundo acompanhar. Senti falta do lambadão, apesar da variedade dos shows. Ainda vou voltar para ver Di Paullo & Paulino, atração nacional da noite”, frisou.

Estrutura padrão

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, destacou que a valorização dos artistas locais faz parte de uma diretriz adotada pela gestão do prefeito Abilio Brunini desde o início do mandato. A proposta, segundo ele, é garantir que os músicos regionais tenham não apenas espaço na programação, mas também condições técnicas adequadas para apresentar seus trabalhos.

“Esse espaço para a música regional, valorizando a nossa música, é um critério que a gestão Abilio Brunini está usando desde que assumiu este mandato. É uma questão fundamental para manter esse intercâmbio, essa troca de conhecimento dos artistas nacionais que vêm se apresentar aqui, mas sempre atendendo a alguns princípios e requisitos”, explicou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá mantém gratuidade e reforça frota no segundo domingo do Enem

Entre esses critérios está a garantia de espaço para os artistas regionais, com pagamento de cachê digno e utilização da mesma infraestrutura técnica disponibilizada às atrações de projeção nacional.

“Aqui, nos palcos onde a Prefeitura está envolvida, não tem um artista fazendo uma ‘aberturinha’ improvisada. Tem um artista usando o mesmo equipamento, os mesmos aparatos, seja nos painéis de LED, na iluminação ou na sonorização”, enfatizou Johnny Everson.

O secretário também resgatou a tradição de eventos que historicamente abriram espaço para a música local, citando a tradicional programação realizada no bairro São Cristóvão durante 22 anos.

“Nós preparamos para este domingo, para a tarde deste domingo, como tradicionalmente ocorria no São Cristóvão durante seus 22 anos de acontecimento, de 1991 a 2013, a tarde dos shows dos artistas locais. Artistas locais porque são daqui, porque moram aqui, porque geram emprego, renda e felicidade para o povo daqui. Eles são daqui, mas estão fazendo sucesso no Brasil inteiro”, afirmou.

A festa em questão foi resgatada 10 anos depois e compôs a programação do AgroFestival, com mais de 400 caminhões presentes em um buzinaço coletivo, reunindo grupos em motociata e a cavalgada até o Parque Novo Mato Grosso, onde receberam a bênção do santo padroeiro.

O secretário esclareceu ainda que a divisão entre atrações nacionais e regionais não representa uma diferença de qualidade entre os artistas, mas uma forma de identificação da origem das atrações.

“Quando dividimos na divulgação shows nacionais e depois shows regionais ou shows locais, não é colocando um numa condição superior à condição do outro. É identificando que os regionais cantam tão bem ou, muitas vezes, muito melhor ainda que os nacionais”, explicou.

Além de celebrar o potencial econômico e produtivo do Estado, o Mato Grosso AgroFestival ampliou seu alcance ao reconhecer a cultura como parte essencial da identidade mato-grossense.

A programação da tarde do domingo (9) contou com a apresentação dos cantores Holy Praise, Violada Cuiabana (Douglas Cabral, Jonathan & Adam, Fabrício & Fernando, Rafa Barros e Johnny Everson), Power Rock Trio, Sara & Lívia, Rafa Garcia e Trio Maravilha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana