Sinop

Empresários  podem participar de capacitação gratuita sobre funcionamento de empresas a partir desta quinta-feira (25); inscrições abertas

Publicado

Empresários, contadores, empreendedores e pessoas interessadas em abrir um negócio em Sinop podem se inscrever para a capacitação ‘Imersão: Capacitação Redesim – Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas’. O evento, totalmente gratuito, começa nesta quinta-feira (25), às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, localizada na avenida das Figueiras, nº 1835, Setor Comercial, e será dividido em quatro encontros.
 
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Sinop, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen) e Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (Asccont). O objetivo é capacitar a população quanto aos procedimentos legais relacionados à abertura, alteração e funcionamento de empresas com base no Sistema Redesim – rede nacional para simplificação do registro e legalização de empresas.
 
O curso busca aproximar empreendedores e profissionais da área contábil das exigências da legislação, facilitar a compreensão do ambiente digital e integrar os órgãos responsáveis pelos processos de legalização empresarial. Os participantes terão acesso a informações essenciais para regularizar atividades, ampliar a formalização de negócios e contribuir com o desenvolvimento econômico local.
 
A capacitação terá carga horária de 20 horas e os participantes receberão certificado. O conteúdo programático está dividido em quatro módulos, sempre realizados às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. O primeiro encontro, marcado para amanhã (25), abordará a legislação pertinente ao Sistema Redesim, incluindo decretos municipais recentes e a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.
 
No dia 02 de outubro, o segundo módulo será dedicado ao tema da viabilidade, com orientações sobre abertura, alteração e localização de empresas. Já no dia 09 de outubro, o foco será o licenciamento junto aos órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina (CRM), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.
 
O ciclo de encontros será encerrado no dia 16 de outubro, com a abordagem sobre os processos de licenciamento em órgãos municipais, incluindo as secretarias de Planejamento Urbano e Habitação, Finanças e Orçamento, Meio Ambiente e Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o meio-dia desta quinta-feira (25) pelo link: https://eventos.faepenmt.com.br/capacitacao-redesim-abertura-legalizacao-e-funcionamento-de-empresas-615097/.

Leia mais:  Ação de vacinação itinerante aplica 212 doses e amplia cobertura vacinal em Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Alunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi

Publicado

Duas alunas da Escola Municipal de Artes (EMA), vinculada à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Sinop, conquistaram vaga na fase nacional do processo seletivo da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Laura Ferrari, de 9 anos, e Sofia de Oliveira, de 10 anos, foram aprovadas na pré-seletiva realizada em Sinop e representarão Mato Grosso na etapa final da seleção, marcada para os dias 16 e 17 de outubro, em Joinville, Santa Catarina.

A primeira etapa do processo avaliou aptidão física para a dança, coordenação motora, musicalidade, postura, flexibilidade e potencial artístico. As duas alunas agora seguem para avaliações mais detalhadas conduzidas pela banca examinadora da instituição, considerada uma das principais escolas de balé do país.

A diretora de Cultura da Prefeitura de Sinop, Cleusa Ost, destacou a importância da conquista e o resultado do trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Artes. “É com muito orgulho que vemos essas meninas se sobressaindo entre tantas alunas que participaram dessa seletiva. Isso demonstra a excelência dos profissionais que a Prefeitura tem oferecido aos alunos. Esse é o resultado de um trabalho sério e é com muita felicidade que recebemos essa notícia das meninas, com muito orgulho”, afirmou.

A coordenadora da Escola Municipal de Artes, Débora Nardin, falou sobre a alegria de ter alunas da instituição selecionadas para a próxima fase. “Nós tivemos a seleção desse projeto mundial, que teve uma etapa aqui em Mato Grosso. O polo escolhido foi Sinop e, entre as três meninas escolhidas do estado, tivemos duas alunas da EMA. Isso é motivo de muito orgulho para nós. Esse resultado reflete um trabalho maravilhoso e de excelência. No segundo semestre, as meninas irão representar Mato Grosso e, principalmente, Sinop. É uma conquista muito importante para todos nós”, destacou

Laura Ferrari, de 9 anos, contou que pratica balé na EMA há 4 anos e descreveu a emoção de conquistar a vaga para a próxima etapa. “Eu faço balé na EMA desde quando eu tinha 5anos e é muito legal. Foi muito emocionante ser escolhida. Estou muito feliz e bastante ansiosa, mas ainda faltam alguns meses. Minha parte preferida aqui no curso é quando fazemos os exercícios no centro ou usamos a barra. Os alongamentos também são bem legais”, relatou.

Leia mais:  Previ Sinop recebe classificação Nível IV em Pró-Gestão RPPS durante Congresso em Pernambuco

A bailarina também relembrou os momentos da seletiva e a alegria ao receber a notícia da aprovação. “No dia da seleção, nós fizemos alongamento e depois dançamos uma parte de dança clássica e uma parte de dança contemporânea. O resultado saiu depois e a minha professora mandou a notícia para a minha mãe. Eu pensava que tinha capacidade para passar para a segunda etapa e conquistar uma bolsa no Bolshoi. Fiquei muito feliz”, disse.

A mãe de Laura, Vanderléia Felipe, destacou a emoção da família com o resultado. “Quando soubemos, por meio da professora, que ela tinha passado para essa etapa, ficamos muito felizes. Foi bastante emocionante. A Laura continua fazendo as aulas e se dedicando bastante. Agora é esperar o dia da segunda etapa”, afirmou.

Sofia de Oliveira, de 10 anos, também faz balé na EMA há 4 anos e falou sobre a experiência de participar da pré-seletiva da Escola do Teatro Bolshoi. “Eu faço balé aqui na EMA desde os meus 6 anos de idade e gosto muito. Minha parte preferida é quando a professora ensina alguma coisa diferente que ainda não aprendemos. Foi muito legal participar da seletiva. No começo eu estava com vergonha, mas depois fiquei mais à vontade”, contou.

Sofia também falou sobre a surpresa e a felicidade ao saber que havia sido aprovada. “Eu me preparei bastante e fiquei muito feliz com o resultado, porque não imaginava que iria passar. É muito difícil e existem muitas crianças participando. Estou muito ansiosa para a próxima etapa e a professora vai nos preparar para que cheguemos lá mais seguras”, afirmou.

A mãe da aluna, Cristiane Cavalcante, destacou a dedicação da filha e o apoio recebido durante a preparação. “Nós ficamos muito felizes quando a professora falou para ela participar da pré-seletiva. A princípio, pensamos apenas na experiência, mas no final veio essa boa notícia. Toda a família está muito feliz por ela e também pela professora, que trabalhou muito com as meninas, principalmente com a Sofia. Estamos confiantes e esperando a próxima etapa”, declarou.

A professora de balé da EMA, Harielle Francine, explicou que a conquista das duas alunas representa a recompensa por anos de dedicação. “Como professora, é uma mistura de orgulho e responsabilidade. Há mais de 20 anos trabalho formando bailarinas e me emociono todas as vezes que elas alcançam seus objetivos. Ter duas alunas pré-selecionadas para o Bolshoi mostra que todo o trabalho de base, as correções e a dedicação valeram muito a pena”, ressaltou.

Leia mais:  Defesa da Mulher: Prefeitura de Sinop promove palestra de conscientização a servidores da Educação

Harielle Francine também destacou a preparação das alunas para a fase nacional. “O próximo passo será a etapa em Joinville, na sede oficial da Escola Bolshoi, e tenho certeza de que será uma experiência incrível. Quero acompanhar toda essa evolução e colher bons frutos dessa oportunidade. Contamos com o apoio da Prefeitura de Sinop, da Secretaria de Cultura e da Escola Municipal de Artes para tornar tudo isso possível. Gratidão é o sentimento que carrego neste momento”, afirmou.

Sobre a Escola Municipal de Artes

A Escola Municipal de Artes oferece atividades nas áreas de música, dança, artes cênicas e artes visuais, com atendimento nos períodos matutino, vespertino e noturno. Segundo a coordenadora Débora Nardin, a EMA representa um importante espaço de expressão artística e transformação social. “A EMA é um espaço público e cultural que atende a comunidade por meio dos núcleos de música, dança, artes cênicas e artes visuais. Desenvolvemos esse trabalho nos três períodos e em breve teremos novas vagas disponíveis”, adiantou.

A coordenadora também destacou o impacto da arte na vida dos alunos. “Revelar novos talentos enche o nosso coração de orgulho, porque vemos crianças, adolescentes, jovens e adultos se expressando por meio da arte e aproveitando todas as oportunidades que a Escola Municipal de Artes oferece”, acrescentou.

Sobre a Escola Bolshoi

Fundada em 2000, em Joinville, Santa Catarina, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial do tradicional Teatro Bolshoi de Moscou fora da Rússia. A instituição recebe estudantes de diversos estados brasileiros e de outros países e é reconhecida internacionalmente pela formação de bailarinos e pela concessão de bolsas integrais aos alunos aprovados no processo seletivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana