Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Encerrando um ciclo de dedicação e conquistas na saúde pública de Cuiabá

Publicado

Olá a toda a comunidade da Saúde Pública de Cuiabá!

Quero agradecer a todos vocês pelo trabalho realizado no ano de 2024 ao SUS da nossa Capital.

Por certo, tivemos nesse ano de 2024 grandes desafios, no entanto, superamos e conseguimos, de forma conjunta, entregar uma saúde pública de qualidade para a nossa população.

Ao longo desse ano, realizamos mais de 3 milhões de procedimentos em todas as nossas unidades de saúde. Conseguimos entregar unidades totalmente reformadas e deixamos várias obras com mais de 80% de execução, previstas para serem concluídas e entregues no primeiro trimestre de 2025.

Atualmente, a informatização da saúde de Cuiabá é uma realidade, permitindo tramitações processuais muito mais seguras e efetivas.

Com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, CONASEMS-MT, do prefeito Emanuel Pinheiro, do deputado federal Emanuelzinho e dos valorosos técnicos da SMS-Cuiabá, conseguimos incorporar ao Teto MAC de Cuiabá, que é um recurso federal, R$ 5 milhões mensais. Esses recursos nos ajudaram imensamente e continuarão beneficiando as gestões futuras.

Além disso, garantimos inúmeros outros aportes financeiros por meio de emendas parlamentares, especialmente dos deputados federais Emanuelzinho, Coronel Fernanda e Abílio Brunini. A todos eles, expresso meu mais profundo agradecimento pelo empenho em prol de Cuiabá.

Leia mais:  Bem-Estar Animal passa por uma "devassa" na organização do ambiente

Também é importante destacar o significativo apoio do Ministério Público, que destinou recursos para a construção do CAPS Verdão e do CAPS Adolescer. Ambas as obras já estão mais de 50% concluídas e deverão ser entregues ainda no primeiro semestre de 2025.

Esses avanços não impactam apenas a população de Cuiabá, mas também refletem positivamente em todo o Estado de Mato Grosso. Nossa capital, por ser um importante polo de saúde, atende cidadãos de diversos municípios, garantindo assistência de qualidade e servindo de modelo para outras localidades. Os investimentos realizados e as melhorias implementadas são um passo significativo para assegurar um sistema de saúde mais forte, acessível e eficiente, beneficiando toda a população mato-grossense.

Todas essas conquistas só foram possíveis graças à dedicação dos valorosos servidores efetivos, contratados e terceirizados da SMS-Cuiabá e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Vocês enfrentaram grandes desafios e, com comprometimento, entregaram o melhor para fortalecer o SUS em nossa capital. Meu muito obrigado a todos vocês, que honram o serviço público com excelência!

Quero também estender meus agradecimentos ao Conselho Municipal de Saúde, representado pela secretária executiva Janaína Penha e pelo vice-presidente Julio Garcia, pela parceria nas discussões acerca da saúde de Cuiabá.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde realiza evento de capacitação e treinamento para melhoria do diagnóstico de ISTs

Aos órgãos de controle, como o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Justiça, representado pelo desembargador Orlando Perri, deixo meu agradecimento pelas orientações, apoio e intermediação junto ao governo estadual.

À Câmara de Vereadores de Cuiabá, deixo registrado o meu sincero agradecimento pela parceria e apoio constante. O trabalho conjunto com os vereadores foi fundamental para garantir os avanços que tanto beneficiaram a saúde pública da nossa capital.

Às secretarias adjuntas e às direções da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, nas pessoas de Marcus Fabrício e demais colegas, meu muito obrigado por estarem ao meu lado nessa jornada.

Ao prefeito Emanuel Pinheiro, que confiou a mim a nobre missão de liderar a Secretaria de Saúde, expresso minha gratidão e parabenizo-o pelo compromisso com a população cuiabana.

Por fim, agradeço à minha esposa Vanessa, aos meus filhos Dylan e Dafne e à minha família, pelo apoio e paciência durante esse período.

A todos vocês, meus amigos e colegas, deixo minha eterna gratidão e parabéns pelo trabalho realizado. Juntos, faremos de 2025 um ano ainda melhor para a saúde pública de Cuiabá e de nosso estado!

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura dialoga com Governo do Estado para atender comunidade Rio dos Couros

Publicado

O prefeito Abilio Brunini compareceu na tarde desta quarta-feira (15) na comunidade Rio dos Couros, região rural que liga o bairro Pedra 90 a BR-163/164, para informar aos moradores que não há necessidade de manter as vias públicas bloqueadas como protesto para reivindicar obras de asfalto.

Isso porque sua gestão está comprometida em levar melhorias de infraestrutura no local. Aos moradores, oo prefeito expliou que uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo estadualizou a rodovia, cabendo ao Governo de Mato Grosso a responsabilidade pelas obras.

“Enquanto agente político, posso abrir diálogo com as autoridades estaduais e solicitar providências. A Prefeitura de Cuiabá também vai contribuir com ações via secretária de Obras para manter condições de tráfego de veículos e pedestres”, disse.

O secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, pediu compreensão dos moradores da comunidade, lembrando que o bloqueio de vias públicas atrapalha o trajeto de caminhões de lixo, que percorrem a região. Com uma área de 100 hectares, o aterro sanitário localizado na Pedra 90 atende o município desde 2023.

Leia mais:  Secretário Municipal de Saúde participa do 1º Fórum Estadual sobre Fibromialgia e realiza a entrega de carteirinhas para portadores da doença

“A comunidade compreendeu nosso pedido e vamos abrir diálogo com o Governo do Estado para atender os moradores”, destacou.

O líder comunitário Osvaldo de Souza Brito alega que a quantidade de fluxo de veículos prejudicou a comunidade que existe há 100 anos. Segundo ele, sua esperança é que a gestão do prefeito Abilio Brunini traga também o desenvolvimento a partir da pavimentação asfáltica.

“Estou com fé nesta administração. Não temos estrada, não temos nada. A vinda do lixão acabou com nossa estrada. São 24 horas de caminhão de lixo e de entulho. Queremos pavimentação asfáltica”, questionou.

A professora Inez Soares de Melo teme prejudicar o início das aulas. Segundo ela, o ônibus escolar precisa passar em frente às chácaras para pegar as crianças. “A preocupação como professora, como moradora, é a criança perder aulas e desanimar. O que adianta nós sermos rurais e não conseguirmos formar nossos filhos? A escola Renascer fica a quase 23 km e a estrada não tem condições”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana