Mato Grosso

Encontro debate promoção da vida e prevenção ao suicídio nesta quarta-feira (17)

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove o “VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo”, nesta quarta-feira (17.9), das 8h às 17h30, na Escola Superior de Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

O evento é voltado a gestores municipais, profissionais de saúde, profissionais de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, além da comunidade em geral, e deve reunir cerca de 300 participantes. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Com o tema “Promoção da Vida e da Saúde Mental nas Infâncias e Adolescências”, o encontro terá transmissão pelo canal do TCE-MT no YouTube.

“Vamos discutir de forma intersetorial as estratégias conjuntas para prevenir o suicídio e promover a vida. O objetivo é sensibilizar a sociedade da importância do tema da saúde mental, sobretudo para a Saúde Pública”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires destacou que a saúde mental é uma temática prioritária para a Saúde.

“Já é o oitavo Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. Então não é uma ação esporádica, mas sim contínua, em que proporcionamos o espaço para o diálogo intra e intersetorial para que todos se sintam corresponsáveis pela promoção da saúde mental”, afirmou.

Leia mais:  Bombeiros resgatam condutor após colisão contra poste em Água Boa

A Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, e a Superintendência de Atenção à Saúde, por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, têm trabalhado de forma articulada para compilar e analisar os dados para a realização de ações pertinentes ao tema.

“A Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT convidou vários setores no âmbito Nacional, Estadual e municipal, visto que todos têm responsabilidades para cumprir frente às várias políticas públicas que promovem a vida, como a Política Nacional de Promoção da Saúde, que de modo transversal também promove a Saúde Mental.”

O evento terá as mesas “Saúde Mental nas Infâncias e Adolescências”, “O Cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil em Mato Grosso: Cenário, Desafios e Propostas”, “A Intersetorialidade na Gestão do Cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil: a Atuação dos Órgãos de Garantia de Direitos” e “Promover a Saúde para Prevenir: o Papel da Intersetorialidade e das Ferramentas Psicossociais para a Prevenção do Suicídio”.

O encontro conta com o apoio da Câmara Setorial Temática de Saúde Mental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e envolveu ainda a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), ambas do Governo de Mato Grosso, a Organização Pan-Americana de Saúde-Brasil (Opas/OMS), o Ministério da Saúde, o Tribunal de Justiça (TJ-MT), o Ministério Público (MP-MT), a Defensoria Pública do Estado (DPE-MT), a Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio em vegetação em fazenda

Dados epidemiológicos

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem anualmente por óbito autoprovocado, sendo a terceira maior causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos. Contudo, há um consenso de que esses dados ainda são subnotificados.

Trata-se de um fenômeno complexo, influenciado por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, e que causa impacto individual e coletivo.

Um levantamento da SES aponta que Mato Grosso registrou 1.873 notificações por violência autoprovocada e 315 óbitos por violência autoprovocada intencionalmente em 2024.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Militar prende homem suspeito de agredir namorada em Nova Xavantina

Publicado

Um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (11.5), por policiais militares do 13º Comando Regional, suspeito de violência doméstica e ameaça, no município de Nova Xavantina (a 565 km de Cuiabá). A vítima, de 33 anos, apresentava diversas lesões corporais, após ser espancada e mordida pelo denunciado.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a mulher relatou aos militares da 3ª Companhia Independente que havia sido agredida pelo namorado, com quem convive há dois anos, em uma casa no município.

Segundo relato da vítima, o homem chegou ao local embriagado e, durante uma discussão, passou a agredi-la com tapas e desferiu uma cabeçada na vítima. A mulher ressaltou ainda que também foi enforcada e mordida pelo denunciado.

Além das agressões físicas, a vítima ressaltou que foi ameaçada e ofendida verbalmente pelo suspeito, com palavras de baixo calão. O homem teria, ainda, xingado o filho da vítima, de 10 anos, e destruído diversos objetos da residência.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio em vegetação em fazenda

A mulher contou que já havia sofrido violência doméstica em outras ocasiões. Após a denúncia, os policiais militares reforçaram o patrulhamento tático no município e localizaram o suspeito na região.

Ao ser abordado, as equipes identificaram que ele também possuía lesões provenientes da discussão com a vítima. O homem foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana