Sinop

Ensino Infantil de Sinop comandará a Cantata de Natal na abertura do Natal dos Sonhos

Publicado

Entre as atrações do primeiro dia de celebrações do Natal dos Sonhos (amanhã, sábado, 06/12), na Praça da Bíblia, está a Cantata de Natal 2025. Alunos de 18 turmas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Santo Antônio e Sylvia Orthof abrirão a rodada de apresentações artísticas no palco principal da festa. O evento ocorrerá logo após a recepção e entrega da chave ao Papai e à Mamãe Noel pelo prefeito Roberto Dorner.

Os alunos da Emei Santo Antônio, matriculados na Creche III B; IV C e D; Pré I D; e Pré II E, apresentarão a música “O Natal Está a Chegar”. Os estudantes da Creche III A; IV A e B; Pré I A e B; e Pré II A, B e C, apresentarão a música “Aleluia”. Já as turmas do Pré I C e Pré II D e F interpretarão a música “Natal Todo Dia”.

Na Emei Sylvia Orthof, serão duas apresentações, com as músicas “Festa no Céu” e “É Natal”, interpretadas pelos alunos das turmas Fase II E e Fase II F. As atividades começam às 18h e encerram às 22h.

Leia mais:  Copa Pasinha CDL de Futsal distribui R$ 10 mil em prêmio aos 1º, 2º e 3º colocados

No domingo (07), segundo dia de celebrações, das 19h às 22h, as apresentações ficarão a cargo da Escola Municipal de Artes (EMA) de Sinop. “Foi tudo preparado com muito carinho para comunidade sinopense. Aguardamos a todas as famílias para prestigiar esse momento emocionando e ser incendiado pelo espírito natalino de união, comunhão, amor e afeto”, comentou a secretária de Educação, Salete Rodrigues.

Natal dos Sonhos

A tradicional, principal e maior festa natalina de Sinop — Natal dos Sonhos — é realizada pela Prefeitura de Sinop e organizada pelas Secretarias de Governo e Planejamento Estratégico e de Cultura, Esporte e Turismo. O evento começa neste sábado (06) e segue até o dia 5 de janeiro de 2026. Todas as noites haverá apresentações culturais.

A Vila Natalina funcionará de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos finais de semana (sábado e domingo), das 16h às 22h. A festa contará com brinquedos: Roda-Gigante (disponível de 06/12 a 18/12), Twister e carrossel, disponíveis de 06/12 a 06/01. Todos serão de uso gratuito.

A Casa do Papai Noel fará atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos finais de semana, das 16h às 22h, até o dia 23/12. No mesmo horário, a população poderá usufruir do Castelo das Luzes, um novo atrativo proposto para a edição de 2025. Trata-se de um espaço especialmente preparado para registros fotográficos.

Leia mais:  Sinop é destaque estadual na geração de empregos no setor de construção de rodovias e ferrovias

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Reforma tributária exige adaptação dos municípios e reforça importância da regularização fiscal

Publicado

A implantação da reforma tributária já começa a produzir reflexos diretos na rotina de estados, municípios e contribuintes. Em Sinop, o processo de adequação envolve desde a modernização dos cadastros municipais até o cruzamento de informações fiscais, medida que deve ampliar a capacidade de identificação de inconsistências e estimular a regularização espontânea de débitos.

Durante reunião com o presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, a secretária municipal de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, explicou que o município vem atendendo às exigências estabelecidas para a transição do novo sistema tributário. Entre elas estão a elaboração de um plano de trabalho acompanhado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), a padronização das informações fiscais e a atualização das bases de dados utilizadas pela administração tributária.

Segundo a secretária, Sinop já recebia diversas informações compartilhadas por órgãos estaduais e federais, mas nem sempre essas bases eram utilizadas de forma integrada. Com a reforma tributária, esse cenário muda. A legislação prevê uma administração tributária mais moderna, baseada no compartilhamento e no cruzamento de dados entre União, estados e municípios, permitindo identificar com maior precisão divergências cadastrais e fiscais.

“Muitas dessas informações o município já recebia, mas agora existe a necessidade de organizar esses dados e utilizá-los de forma integrada. Estamos vivendo um período de adaptação. A integração das informações será cada vez maior e isso muda a forma de atuação da administração tributária. O objetivo é permitir que o contribuinte regularize sua situação antes que sejam necessárias medidas mais rigorosas”, afirmou.

Ela explica que essa nova etapa não representa uma intensificação indiscriminada da fiscalização, mas uma mudança na forma de atuação do Poder Público. Informações provenientes de notas fiscais eletrônicas (NF-e), declarações tributárias, registros imobiliários, cartórios e outros bancos de dados passam a compor um ambiente de inteligência fiscal cada vez mais integrado, conforme previsto na implantação da reforma tributária.

Leia mais:  Parque Florestal de Sinop conta com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Nos próximos dias, o município deve encaminhar comunicados aos contribuintes que apresentarem pendências ou inconsistências identificadas nesse processo. A intenção é estimular a autorregularização antes da abertura de procedimentos fiscais mais complexos, oferecendo ao contribuinte a oportunidade de apresentar a documentação necessária e regularizar sua situação administrativamente.

Regulariza Sinop

Nesse contexto, Ivete ressalta a importância do programa Regulariza Sinop, que segue até dezembro e oferece condições facilitadas para a negociação de débitos municipais. “A intenção não é inviabilizar a atividade econômica, mas facilitar a regularização e permitir que empresas e contribuintes se adequem a essa nova realidade”, disse.

Segundo ela, o programa ganha ainda mais relevância durante a transição da reforma tributária, pois permite que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências antes que o ambiente de fiscalização se torne mais integrado e eficiente.

Para o setor empresarial, a principal recomendação é revisar a situação cadastral, fiscal e documental das empresas. A tendência é que operações relacionadas à prestação de serviços, emissão de documentos fiscais, registros imobiliários e demais informações tributárias estejam cada vez mais conectadas entre os entes públicos, reduzindo significativamente a possibilidade de inconsistências permanecerem sem identificação.

O presidente da CDL Sinop reforça que a reforma tributária representa uma mudança estrutural na relação entre os contribuintes e o Poder Público e que os empresários precisam encarar esse processo como definitivo. “A reforma tributária é uma realidade, está sendo implantada em todo o país e todos precisarão se adequar. Quanto antes o empresário buscar regularizar sua situação, menor será o impacto dessa transição. Nosso papel é orientar o setor produtivo para que ninguém seja surpreendido pelas mudanças”, afirmou Edmundo.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop entrega nova estrutura de atendimento para Vigilância Sanitária

Ele também destacou que a CDL acompanha de perto esse processo justamente para levar informações qualificadas aos empresários. “Queremos que o empresário compreenda que essa não é uma iniciativa isolada do município. Trata-se de uma transformação nacional na administração tributária. O melhor caminho é buscar informação, manter a documentação em dia e aproveitar programas como o Regulariza Sinop para resolver eventuais pendências antes que o novo modelo esteja plenamente consolidado”, completou.

Além das mudanças relacionadas à fiscalização, a reunião também abordou a implantação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), que exigirá dos municípios bases cadastrais atualizadas, padronizadas e georreferenciadas dos imóveis urbanos, ampliando a integração das informações patrimoniais.

Outro tema discutido foi o período de transição da reforma tributária, que será gradual até a próxima década. Durante esse intervalo, estados e municípios deverão adaptar seus sistemas de arrecadação, fiscalização e gestão tributária, uma vez que a qualidade das informações prestadas e a eficiência administrativa terão papel importante na distribuição das receitas do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Para Ivete Mallmann, esse é um momento de adaptação tanto para a Administração quanto para os contribuintes. “O objetivo é construir um ambiente de maior conformidade tributária, oferecendo condições para que empresas e cidadãos possam se regularizar e acompanhar as mudanças que já estão em andamento”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana