Sinop

Entrada solidária da Exponorte 2026 deve arrecadar 40 toneladas de alimentos em Sinop

Publicado

A Exponorte 2026 deve arrecadar cerca de 40 toneladas de alimentos não perecíveis por meio da entrada solidária do evento, que ocorre nos dias 22, 23, 29 e 30 de maio, no parque empresarial Interpark, em Sinop. O acesso à programação é possível mediante a doação solidária de um quilo de alimento não perecível por pessoa.

A feira conta com apoio da Prefeitura de Sinop e terá programação com shows nacionais, rodeios, palestras voltadas ao agronegócio, exposição da agricultura familiar, leilões, parque de diversões, mini fazenda e praça de alimentação. A expectativa é de público entre 50 e 60 mil pessoas por noite durante os shows principais.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, a expectativa é que, neste ano, a arrecadação seja superior à registrada na edição anterior. Em 2025, a Exponorte arrecadou aproximadamente 29 toneladas de alimentos, resultado que possibilitou o atendimento contínuo de famílias em situação de vulnerabilidade social e de entidades socioassistenciais do município.

Ainda de acordo com a pasta, todos os alimentos arrecadados em 2025 passaram por recebimento, triagem e distribuição, com destinação voltada à montagem de cestas básicas padronizadas para famílias acompanhadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além do atendimento a instituições sociais cadastradas.

Entre as entidades beneficiadas em 2025 estiveram Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa de Passagem, Lar dos Vicentinos, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Cáritas Diocesana, Projeto Sopão, Projeto Agente Mirim, Centro de Convivência, Madre Vanini, Associação dos Deficientes Visuais de Sinop (ADEVAS), Instituto Renovada e diversas outras organizações sociais e comunitárias do município.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais

A secretária municipal de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que a meta de arrecadação só será alcançada com a participação solidária da população durante os dias de evento. “A expectativa da Assistência Social é muito positiva, mas nós sabemos que esse resultado depende diretamente da participação da população. A entrada solidária possui um papel muito importante porque transforma o acesso ao evento em uma corrente de solidariedade que ajuda muitas famílias de Sinop. Cada alimento entregue faz diferença para quem enfrenta dificuldades e insegurança alimentar”, afirmou.

Sinéia Abreu também ressaltou que os alimentos arrecadados fortalecem os atendimentos realizados pela rede socioassistencial ao longo do ano. “Os alimentos arrecadados durante a Exponorte ajudam a manter os atendimentos das famílias acompanhadas pelos CRAS e CREAS, além de auxiliar instituições sociais, projetos comunitários e entidades que realizam trabalho permanente com pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma ação que possui impacto direto na vida de muitas pessoas e amplia a capacidade de atendimento da assistência social do município”, destacou.

Leia mais:  Obras de nova UBS no Nico Baracat avançam; prefeito faz nova vistoria

A secretária reforçou ainda que a arrecadação prevista para 2026 representa um desafio coletivo e depende do envolvimento da população durante os dias da feira. “Nós acreditamos que é possível chegar às 40 toneladas, mas isso só acontecerá com o apoio da população sinopense e de todos que participarem da Exponorte. A entrada solidária vai muito além do acesso ao evento. Ela representa cuidado com o próximo, responsabilidade social e apoio às famílias que mais precisam. Quando cada pessoa leva um alimento, ela contribui diretamente para fortalecer uma rede de ajuda que atende centenas de famílias durante o ano inteiro”, ressaltou.

A programação da Exponorte 2026 contará com shows nacionais nos quatro dias de evento. No dia 22 de maio, sobem ao palco Gusttavo Lima e Nattan. No dia 23, as atrações serão Bruno & Marrone e Matheus & Kauan. Já no dia 29, o público acompanhará os shows de Henrique & Juliano, Mato Grosso & Mathias e Léo Foguete. O encerramento, no dia 30 de maio, terá apresentações de Luan Santana e Juntô Deu Moda.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Festeja Sinop: Torneios de Vôlei de Praia e Futevôlei marcam segunda dia do Festival de Praia

Publicado

A programação do Festival de Praia, na Praia do Cortado, ganhou uma novidade especial neste ano: as competições esportivas de quadra de areia passaram a ser realizadas no próprio espaço do Festival, unindo esporte, lazer, natureza e convivência em família. Neste final de semana, atletas participaram dos torneios de vôlei de praia e futevôlei, com as finais realizadas neste domingo (6).

As competições integram os Jogos Olímpicos, que fazem parte da programação oficial do Festeja Sinop 2026 que celebra os 52 anos de fundação da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura de Sinop com intuito de ampliar a diversidade de atividades oferecidas durante o Festival de Praia e valoriza modalidades que vêm ganhando cada vez mais espaço entre os praticantes do município e da região.

Ao todo, as disputas reuniram aproximadamente 150 duplas nas modalidades de vôlei de praia e futevôlei, envolvendo mais de 300 participantes. Para o diretor de Esporte, Rudy Roger, a realização das competições diretamente na praia representa uma evolução na programação esportiva do Festeja.

“A gente fazia essas competições na cidade e, conversando com a organização do Festeja, pensamos: vamos trazer o esporte de praia para onde? Para a praia. Trouxemos o vôlei de praia, o futevôlei e, nesta segunda-feira, teremos o beach tennis. Foi muito importante e tivemos mais de 300 participantes”, destacou.

Segundo o diretor, a estrutura preparada para receber os atletas foi planejada para oferecer condições adequadas de competição. Ele também ressaltou que a experiência desta edição estabelece um novo patamar para os próximos anos. “Foi uma determinação do prefeito e conseguimos entregar algo muito legal para os atletas. A estrutura que montamos aqui é de nível nacional, porque eles merecem. Para o ano que vem queremos melhorar ainda mais, ampliar e incluir outras modalidades, porque Sinop merece tudo isso e muito mais”, afirmou.

Atletas aprovam novidade

A novidade também foi bem recebida pelos participantes. Campeã feminina do vôlei de praia ao lado de Sarah Roldo, Carla Maiele destacou a experiência de disputar uma competição da modalidade em um ambiente de praia. “É a primeira vez que participamos juntas do Festival. Achei muito legal trazer para a Praia do Cortado, porque o vôlei de praia na praia é muito mais legal. Ficamos impressionadas com a quantidade de atletas participando, tanto no feminino quanto no masculino”, afirmou.

A parceira de dupla, Sarah Roldo, também elogiou a iniciativa e a estrutura preparada para a competição. “Eu nunca participei de um evento em que o Vôlei de Praia fosse realmente numa praia e, foi muito legal mesmo. Sem falar da organização e da estrutura que trouxeram, muito linda e organizada. A quantidade de pessoas e de atletas fez um diferencial. O incentivo da Prefeitura e de todos com o esporte é fundamental”, destacou.

Leia mais:  Gestantes já podem buscar a vacina contra bronquiolite nas UBSs e CIAs de Sinop

No masculino, a dupla formada por Kaká e Marlon ficou com o título. Para Marlon, a realização de competições é fundamental para estimular a formação de novos atletas. “Para fazer essa galera evoluir tem que ter competição, tem que ter evento. Quero parabenizar toda a organização. A estrutura foi muito bem montada e a areia da quadra é muito boa. Tomara que nos próximos anos seja aqui também”, ressaltou.

Kaká, que pratica vôlei de praia há mais de duas décadas, também destacou a importância da iniciativa para a renovação da modalidade. “A Prefeitura faz parte dessa renovação. Tem que ter mais eventos para incentivar a molecada. É importante que novos atletas participem e tenham oportunidade de competir”, afirmou.

Futevôlei também movimentou as quadras

O futevôlei também levou atletas para as quadras montadas na Praia do Cortado. No masculino, Betinho e Augusto conquistaram o primeiro lugar, enquanto Iza e Fernando Babão ficaram em segundo e Nathan e Gabriel, em terceiro.

Para Luiz Augusto, o Guto, campeão ao lado de Betinho, o evento teve como diferencial justamente a possibilidade de competir e, ao mesmo tempo, aproveitar as atrações do Festival de Praia. “O evento foi muito bom. Termina o jogo e já tem a praia para aproveitar, com várias atrações. Isso é a diversão da Praia do Cortado. Agradeço muito à Prefeitura de Sinop por proporcionar esse momento”, afirmou.

No feminino, o título ficou com Nathalia e Amanda, seguidas por Iza e Tati, em segundo, e Roberta e Yasmin, em terceiro.

Os campeões de cada categoria receberam R$ 1 mil e medalha, enquanto os segundos colocados receberam R$ 500 e medalha. Os terceiros colocados foram premiados com medalhas.

Festival reúne esporte, lazer e natureza

Além das competições esportivas, o Festival de Praia oferece uma programação diversificada para toda a família, com atividades recreativas, atrações na água e espaço para convivência na Praia do Cortado.

Para Rudy Roger, a proposta é justamente transformar o local em um espaço de encontro entre esporte, lazer e família. A programação segue nesta segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil, com a estreia do beach tennis dentro do Festival.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop e Governo do Estado realizam abertura regional dos Jogos Escolares e Estudantis no sábado (20)

“A população pode vir com a família e prestigiar uma modalidade que está crescendo em Sinop. O beach tennis está consolidado na cidade, no Mato Grosso e no Brasil, mas é a primeira vez que estará no Festival de Praia. Temos também várias outras atrações e transporte público gratuito para a comunidade”, convidou.

A programação do Festeja Sinop 52 anos continua ao longo dos próximos dias com atividades esportivas, culturais e de lazer. A iniciativa reúne diferentes públicos e reforça a proposta de oferecer uma programação diversificada para celebrar o aniversário de Sinop.

Festeja Sinop

O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.

Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:

7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana