Mato Grosso

Escola de Saúde Pública suspende edital para especialização em hansenologia

Publicado

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso suspendeu temporariamente o edital de seleção de educandos para a terceira turma do curso de especialização em hansenologia voltado para médicos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a publicação, a suspensão ocorreu em razão do contexto de proximidade de encerramento do ano, com mudanças na gestão de muitas prefeituras no início de 2025, que podem interferir na garantia de permanência dos educandos ingressos e nos processos pedagógicos.

A diretora da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, explicou que um novo cronograma será oportunamente divulgado no Diário Oficial e na página da escola.

“Essa é a terceira turma de especialização em hansenologia lançada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. Nós priorizamos a formação de hansenólogos, tendo em vista a realidade do estado. É preciso enfatizar que essa medida de suspensão é temporária e tem o objetivo de prevenir problemas futuros nesta formação. Orientamos que todos os interessados fiquem atentos para a publicação de um novo cronograma no futuro”, disse.

Leia mais:  Mato Grosso será reconhecido internacionalmente com certificação inédita de zona livre da febre aftosa sem vacinação

Desde 2022, a Escola de Saúde Pública já formou 36 hansenólogos em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Casa Cuiabana recebe 33ª edição da Feira de Vinil e Criatividade neste sábado (9)

Publicado

O Centro Cultural Casa Cuiabana recebe, neste sábado (9.5), das 14h às 22h, a 33ª edição da Feira de Vinil e Criatividade, com programação que reúne música, cinema, teatro, literatura, gastronomia e empreendedorismo criativo. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Cerca de 40 empreendedores de Cuiabá e de outras cidades do Mato Grosso participam da edição, com exposições e comercialização de discos de vinil, peças autorais de arte e moda, livros, gastronomia e produtos artesanais.

Além da feira criativa, o público poderá acompanhar apresentações de DJs, show musical, sessões de cinema mato-grossenses e espetáculo teatral. Um dos destaques da programação é o show da multiartista Pacha Ana, um repertório que transita entre hip hop ao samba de terreiro. Dan e João Gimenez farão a discotecagem em vinil.

O cinema mato-grossense também integra a programação com duas exibições. Às 18h será apresentado o filme “Naquela Quarta-feira”, dirigido por Anna Magalhães. Na sequência, às 19h, será exibido o documentário Seu Fiuza, da diretora Livia Fiuza. Já o teatro será representado pelo grupo (+60) AVOSZ, com o espetáculo “Conversas de Bar”, que propõe reflexões sobre histórias e memórias frequentemente silenciadas.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros combate 44 incêndios florestais neste sábado (28)

Com o objetivo de estimular a economia criativa e o acesso à cultura, a feira incentiva a circulação de discos de vinil. Quem tiver LPs parados pode levá-los ao evento para doação, troca ou venda.

O evento celebra 11 anos de incentivo à economia criativa. A entrada é gratuita ou solidária, mediante doação de 1kg de alimento não perecível ou um livro usado.

O Centro Cultural Casa Cuiabana

A Casa Cuiabana é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Localizada na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o espaço é destinado à realização de eventos culturais variados, como exposições, apresentações artísticas, feiras e cursos.

Serviço
33ª Feira de Vinil e Criatividades
Data: sábado, 9 de maio de 2026
Horário: das 14h às 22h
Local: Casa Cuiabana
Entrada: gratuita ou solidária (1 kg de alimento não perecível ou 1 livro usado)
Informações: Instagram @feiradovinilmt e WhatsApp (65) 9 9962-6760

*Com supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana