Cuiabá

Escolinha de futebol no bairro Dom Aquino recebe apoio de Ilde Taques

Publicado

Ediana Tanara | Assessoria do vereador Ilde Taques 
Há 18 anos, Neiramil da Silva lidera uma escolinha de futebol no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. O local atende a 144 crianças e adolescentes via parceria com o projeto “Perto da Bola, Longe das Drogas”. 
Ali,  é oferecido não apenas formação esportiva, mas também orientação, disciplina e oportunidades de transformação social.
O projeto tem revelado talentos da capital e conquistado títulos importantes em competições locais. A ação conta com o apoio do vereador Ilde Taques (PSB) que, recentemente, viabilizou a limpeza do campo de futebol utilizado pelos atletas, garantindo mais segurança e condições para a prática esportiva.
Para Neiramil, o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e prevenção. “Quando mantemos nossos jovens perto da bola, mantemos eles longe das drogas e da violência. O esporte salva vidas”, destacou o parlamentar.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Comissão da Câmara recebe reivindicações de idosos de Cuiabá
publicidade

Cuiabá

Profissionais da Educação de Cuiabá participam de celebração dos 30 anos do Programa A União Faz a Vida

Publicado

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Cuiabá participam, nesta terça-feira (18), às 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, de um encontro comemorativo pelos 30 anos do Programa A União Faz a Vida (PUFV) no Brasil, 20 anos em Mato Grosso e 10 anos de atuação em Cuiabá.

A celebração, promovida em parceria com a Cooperativa Sicredi Ouro Verde, terá a participação da Dra. Emília Cipriano, doutora em Educação, que conduzirá um momento especial de reflexão e diálogo com os profissionais da educação.

O encontro reunirá professores, gestores e colaboradores das 20 unidades educacionais da Rede Municipal de Cuiabá que participam do Programa A União Faz a Vida, além de assessores da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que acompanham a execução das ações e projetos desenvolvidos nas escolas.

Em Cuiabá, o programa é realizado desde 2015, por meio de uma parceria entre o município e a Cooperativa Sicredi, com o propósito de contribuir para a educação integral de crianças e adolescentes, fortalecendo o protagonismo dos estudantes, a participação da comunidade escolar e a construção de práticas pedagógicas conectadas à realidade contemporânea.

Leia mais:  Hospital São Benedito realiza 37 cirurgias e procedimentos ambulatoriais em mutirão

O Programa A União Faz a Vida promove formação continuada para educadores, assessoria pedagógica e desenvolvimento de projetos a partir de metodologias ativas, valorizando a experiência, a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes no processo de ensino e aprendizagem.

Atualmente, as unidades educacionais participantes atendem estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, envolvendo professores, equipes gestoras, familiares e toda a comunidade escolar. Os projetos desenvolvidos pelas escolas são registrados em uma plataforma do programa, permitindo o acompanhamento das ações realizadas ao longo de suas diferentes etapas.

Por meio da Diretoria de Ensino, especialmente da Coordenadoria Técnica de Programas e Projetos, a Secretaria Municipal de Educação acompanha e executa as etapas e ações previstas na metodologia do programa junto às unidades participantes, fortalecendo práticas pedagógicas que colocam os estudantes como protagonistas de suas aprendizagens.

A programação comemorativa de 2026 tem como tema “Sala de Aulas de Portas Abertas para o Mundo” e marca uma década de trajetória do programa em Cuiabá. Como parte das ações de celebração, também está prevista, ao longo do segundo semestre, a visita da mascote do programa, a abelha Ziza, às 20 escolas participantes.

Leia mais:  Comissão da Câmara recebe reivindicações de idosos de Cuiabá

A celebração desta terça-feira representa, assim, um momento de reconhecimento à trajetória construída ao longo dos anos e de valorização do trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana