A professora Marilena Silva, especialita em Educação Especial, afirmou que nunca tinha visto uma escola com o perfil do Colégio Estadual Integrado professor João Crisostomo de Figueiredo (CEI 02) em sua carreira profissional e destacou a importância do investimento do Estado na unidade escolar para a comunidade. A unidade, que funciona no bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, foi entregue na última sexta-feira (27.09).
“Essa região da cidade tem muitos bairros e mereceu uma escola com esse padrão, sobretudo, para os alunos que necessitam de educação inclusiva”, declarou.
O CEI professor João Crisostomo passou a funcionar em uma novo prédio localizado no mesmo bairro. Com 24 salas de aula, além dos espaços administrativos e áreas comuns, o colégio recebeu investimento do Governo de Mato Grosso da ordem de R$ 21 milhões. A nova infraestrutura conta com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, mobiliários, Smart TVs e Chromebooks para os estudantes.
A estudante Beatriz Vitória Souza Costa, de 14 anos, elogiou a infraestrutura da nova escola. “Aqui no CEI tudo é mais organizado e limpo. Venho com o casaco do uniforme todos os dias porque a sala é bem fresca. Também gostei muito do banheiro e do vestiário. São bonitos, limpos e espaçosos. Tudo novinho”, contou.
Beatriz Vitória é aluna do 9º ano matutino do CEI 02. Foto: Matheus Carvalho
Para o aluno Gustavo Lopes Braz, 14 anos, o processo de aprendizado ficou mais divertido e interessante com as tecnologias oferecidas pelo CEI 02. “Vendo as matérias pela TV e pelo Chromebook ficou mais aprender. Aqui é mil vezes melhor que a nossa antiga escola”, disse.
Gustavo Lopes disse que está mais animado para estudar com a nova estrutura. Foto: Matheus Carvalho
O professor de educação física, Alex Marcos Martins, destacou que a quadra poliesportiva e a piscina olímpica vai ampliar as possibilidades de aulas.
“É uma dimensão totalmente diferente e um mundo novo. Temos uma quadra moderna e uma piscina semiolímpica. Nosso material esportivo também é de primeira qualidade e podemos praticar diversas modalidades no contra turno como vôlei, futebol, natação, judô, música, além de outros projetos que a gestão da escola está implantando”, pontuou.
“Com tecnologia em sala de aula e um ambiente atrativo como este, os alunos se sentem ainda mais motivados a estudar. Temos as plataformas digitais, Smart TVs, Chromebooks e laboratórios 4.0. Com isso, a escola se torna mais atrativa aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Digo que o CEI 02 é a escola da família. Funcionamos, inclusive, aos sábados, integrando alunos com atividades esportivas e sociais. É a escola da comunidade”, definiu a diretora Geliane Almeida Rosa.
Escola cívico-militar
O novo CEI 02 Professor João Crisostomo de Figueiredo é uma das 30 escolas da rede estadual que serão transformadas em unidade cívico-militar pelo Estado.
O governador Mauro Mendes apontou que o modelo cívico-militar irá refletir a valorização da educação e o investimento na infraestrutura para um aprendizado de qualidade.
“Estou realizado por estar entregando um sonho. Por estar inaugurando uma escola cívico-militar com a mesma ou melhor qualidade que uma escola particular. Vocês vão reconhecer que a escola cívico-militar vai fazer a diferença nas suas vidas, pois, nos tornamos fruto das oportunidades que temos e das escolhas que fazemos”, declarou.
Mauro Mendes, Virginia Mendes e Alan Porto visitam salas do CEI 02. Foto: Emanuelle Viana | Seduc-MT
Para além do ensino, a proposta do CEI 02 é também de atender as demandas dos bairros Dr. Fábio I e II, Altos da Serra e o Residencial Nova Canaã, para que usem o espaço comum da escola por meio de ações do Programa Ser Família + Educação.
O programa, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, buscar atender as necessidades educativas, sociais e comunitárias dos estudantes de uma forma mais abrangente e eficaz.
“A escola ficou linda! Mais uma obra que vai transformar e motivar ainda mais a rotina dos nossos alunos. O secretário Alan e sua equipe estão de parabéns, e o Governo do Estado tem dedicado o seu melhor a Educação, porque a Educação é a porta para todas as oportunidades”, disse Virginia Mendes.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o CEI 02 vai também estabelecer uma nova relação entre a educação pública e a comunidade, fortalecendo o vínculo entre a escola e a sociedade.
“O colégio funcionará como um elo entre os alunos e suas famílias, os educadores e a comunidade em geral”, disse.
Além do CEI 01, entregue recentemente no bairro Ilza Picolli, outras três unidades com o mesmo modelo educacional que complementa o sistema, serão inauguradas ainda neste ano, sendo duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande.
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.
A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.
O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.
Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.
“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.
A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.
Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.
Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.
Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.
Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.
Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.
“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.
O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.
No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.