Várzea Grande
ETA do Pari realiza parada temporária para manutenção nesta quarta-feira (22.10)
Publicado
22 de outubro de 2025, 10:00
Nesta quarta-feira, dia 22, a ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol passa por uma parada programada para manutenção no flange da saída da bomba de recalque.
Os técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE) estão trabalhando desde ás 6h. A previsão é que a manutenção seja finalizada até às 12h.
Bairros atendidos pela ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol (Sistema lV)
01-Jd Esmeralda
02-Jd Alá
03-Parte do Mapim
04-Mangabeira
05-Loteamento Jatobá
06-Guarita
07-Jd imperial
08-Loteamento Terra Nova
09-MRV Chapada dos Pinheiros
10-Condomínio Rubi
11-Condomínio Esmeralda
12-Condomínio Verana
13-Condomínio Colinas Douradas
14-Condomínio Origem
15-Condomínio Origem do Sol
16-Loteamento Genebra
17-Guanabara
18-Manaíra
19-Chapéu do Sol
20-Nova Aliança
21-Manancial
22-Nova Esperança
23-Nova Ipê
24-Residencial Clóvis Vettoratto
25-Residencial Júlio Domingos
26-Residencial Jacarandá
27-Residencial Jequitibá
28-Residencial Veredas
29-Residencial José Carlos Guimarães
30-Parque das Américas
31- Condomínio Florais
Várzea Grande
Gastronomia, cultura e brindes lotam estande de Várzea Grande no quarto dia da FIT Pantanal
Publicado
7 de junho de 2026, 12:31
O quarto dia da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), realizado neste sábado (6), foi marcado por intensa movimentação no estande de Várzea Grande. Entre degustações, apresentações culturais, distribuição de brindes e encontros institucionais, o espaço consolidou-se como uma das principais vitrines do município no maior evento de turismo de Mato Grosso.
Ao longo da tarde e da noite, visitantes passaram pelo estande para conhecer um pouco mais das potencialidades várzea-grandenses, que vão da gastronomia à cultura popular, passando pelo setor industrial e pelas empresas que ajudam a movimentar a economia local.
Um dos destaques foi a degustação do tradicional caldinho de peixe preparado pelo restaurante Mirante das Águas. A iguaria atraiu dezenas de visitantes e despertou a curiosidade de quem desejava experimentar um dos sabores mais característicos da culinária mato-grossense.
A artesã Kátia Lisen, natural do Paraná e moradora de Cuiabá há muitos anos, aprovou a experiência. Segundo ela, iniciativas como a degustação ajudam a divulgar a cultura local.
“É muito legal porque é uma coisa típica. Quem não conhece acaba conhecendo. Eu tinha preconceito com peixe quando cheguei a Mato Grosso, mas, depois que experimentei o peixe daqui, me apaixonei. O caldinho está muito bom”, comentou.
O expositor Marcos Almada também fez questão de provar a receita. Mesmo sem ser um grande apreciador de peixe, saiu satisfeito.
“Está 100% aprovado. Não sou muito fã de peixe, mas superou minhas expectativas”, afirmou.
Já Alexsandro Gomes, expositor do município de Sorriso, não economizou elogios.
“Esse caldo é surreal de bom. Nunca tinha tomado e agora já quero a receita”, brincou.
Além do caldinho, os visitantes puderam experimentar produtos de empresas que representam a força econômica do município, como bebidas artesanais, chope, refrigerantes regionais, salgadinhos e pipocas produzidos em Várzea Grande.
Mas o que mais chamou a atenção do público foi a roleta de brindes. Durante a noite, filas se formaram em frente ao estande, reunindo crianças, jovens e adultos em busca dos prêmios distribuídos pela organização.
Cultura emociona público e autoridades
A programação cultural também teve papel de destaque. O grupo de dança Arara Azul, do bairro Cabo Michel, integrante do projeto Acamis, encantou o público com apresentações de siriri, enquanto os professores interpretaram músicas tradicionais do cururu.
A apresentação emocionou os visitantes e recebeu aplausos especiais da prefeita Flávia Moretti, que acompanhou as apresentações, conversou com os integrantes do grupo, tirou fotos com as crianças e destacou a importância da preservação das tradições culturais do município.
Empresários reconhecem valorização do setor produtivo
O estande também recebeu a visita do gerente-geral da Mikitus Indústria e Comércio, Rafael Mello. Durante sua passagem pelo espaço, ele destacou a importância da presença das empresas locais na feira e reconheceu os esforços da administração municipal para fortalecer o diálogo com o setor produtivo.
Segundo Rafael, iniciativas como a participação na FIT Pantanal contribuem para dar visibilidade às empresas instaladas em Várzea Grande e reforçam o potencial econômico do município, além de aproximar empresários e poder público na construção de novas oportunidades de desenvolvimento.
Convite internacional
Durante a visita à feira, a prefeita também passou pelo estande do município de Campo Novo do Parecis, onde conheceu de perto manifestações culturais indígenas, conversou com o cacique Rony Pareci e com representantes do município, além de receber o convite para participar da FIT Etno Brasil, feira internacional de etnias e turismo que será realizada entre os dias 4 e 6 de setembro.
Na ocasião, Flávia Moretti conversou com o secretário municipal de Turismo, conheceu projetos voltados ao turismo étnico e confirmou presença no evento. O momento foi marcado ainda por uma demonstração cultural indígena, quando recebeu uma pintura simbólica no braço, representando elementos da tradição dos povos originários.
Para a prefeita Flávia Moretti, a FIT Pantanal tem sido uma oportunidade importante para mostrar a verdadeira essência de Várzea Grande.
“Estamos apresentando nossa cultura, nossa gastronomia, nossas empresas, nossos artistas e tudo aquilo que faz parte da identidade do nosso povo. É muito gratificante ver o estande cheio, as pessoas experimentando nossos sabores, conhecendo nossas potencialidades e saindo daqui com uma imagem ainda mais positiva da nossa cidade. Várzea Grande tem muito a oferecer e estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico do nosso município”, celebrou.
E tem mais: hoje, domingo (7), é o último dia da feira e a programação continua com degustações, sorteios de brindes e atrações culturais. A FIT Pantanal acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com entrada gratuita. Venha conferir.
Galeria de Fotos (62 fotos)
Ourofino Agrociência fecha ciclo com receita de R$ 2 bilhões e amplia investimentos em inovação para o agro brasileiro
PF prende homem com 16 kg de maconha em aeroporto de Porto Velho
FICCO/RO apreende drogas e prende três pessoas em flagrante por tráfico em Rolim de Moura/RO
FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e prende quatro pessoas em flagrante
FICCO/RO e Polícia Militar apreendem mais de 276 quilos de drogas e prendem quatro pessoas em Ji-Paraná/RO
Mais Lidas da Semana
-
Agro News1 de junho de 2026, 08:00Safra de maçã 2026 expõe desafios fitossanitários e preocupa setor com possível El Niño no próximo ciclo
-
Sinop2 de junho de 2026, 14:30Prefeitura de Sinop registra 197 alvarás e mais de 39 mil m² construídos em maio
-
Várzea Grande1 de junho de 2026, 08:30Prefeita anuncia novos investimentos para idosos durante festa no Mapim
-
Saúde4 de junho de 2026, 10:00SUS registra aumento de 138% na distribuição de medicamentos para parar de fumar

