A exposição itinerante “A festa tradicional de São Benedito”, realizada pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, será aberta ao público em novo espaço, a partir desta quinta-feira (13.06), às 19h. A mostra segue agora para o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, onde fica instalada até 13 de setembro, com entrada gratuita ao público.
A mostra é um recorte da exposição “Festa Religiosa”, apresentada em 2019 no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, trazendo a memória das tradicionais comemorações da Baixada Cuiabana, entre elas a de São Gonçalo, Divino Espírito Santo e São Benedito.
No Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, serão expostas 36 fotografias da festa de São Benedito, com registros dessa simbólica celebração do povo cuiabano, que tem mais de 300 anos de história e tradição.
A exposição tem curadoria de Viviene Lozi e é composta por trabalhos dos fotógrafos Alair Ribeiro, Célia Soares, Cunto Neto, Emanoele Daiane, Rai Reis, Vinícius Appolari, Chico Valdiner, José Medeiros e Maria Anffe.
Realizada pelo Museu de Arte Sacra, que é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), esta edição da mostra conta com parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Ação Cultural e Comissão da Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A última mostra pública de “A festa tradicional de São Benedito” ocorreu no Museu de Arte Sacra, em dezembro de 2023.
No Museu de Arte Sacra – Exposição “A Arte em Memória de Sitó”
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso também possui exposições temporárias e de longa duração, que podem ser visitadas no prédio do espaço cultural. Uma delas é a mostra “A Arte em Memória de Sitó”, que está aberta ao público até 04 de agosto.
Com 36 obras do artista plástico Antônio Pereira da Silva, carinhosamente conhecido como Sitó, a exposição reúne esculturas, pinturas e instrumentos musicais do acervo familiar. A expografia inclui recursos de acessibilidade, como audiodescrição, áudios com fonte ampliada, transcrição em braille e a presença de intérprete de Libras na abertura.
“Esta exposição é uma homenagem à vida e obra de Sitó, que faleceu em 2012, aos 81 anos de idade, deixando um legado duradouro em nossa cultura. Mais do que um artista plástico, Sitó se destacava como um mestre multifacetado, transitando entre a escultura, marcenaria, pintura e projeção de instrumentos de cordas. Alma inquieta e movida pela criatividade, ele expandia continuamente suas habilidades, explorando diferentes áreas com paixão e entusiasmo”, explica o curador Marcos Gontijo.
Reconhecido como um dos grandes nomes da arte Naif de Mato Grosso, Sitó ganhou vários prêmios e foi um dos artistas presentes na Bienal Naifs do Brasil, em 2012, com as obras Festa Cuiabana e São José Águas de Março.
Serviço
Exposição “Festa tradicional de São Benedito” Abertura: 13 de junho, às 19h Período: 14 de junho a 13 de setembro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – Rua Voluntários da Pátria, 79 – Centro, Cuiabá – MT, CEP:78005-180 Entrada gratuita
Exposição: “A Arte em Memória de Sitó” Período: Até 04 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – Rua Clóvis Hugney, nº 239, bairro Dom Aquino, Cuiabá Ingressos: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira). Gratuito para estudantes e professores de instituições públicas, guias de turismo, pessoas com deficiência, menores de 5 ou maiores de 60 anos. Contato e agendamentos escolares: (65) 3056-1373 / 99965-0319
Mais informações: Instagram do @museudeartesacramt
Com 2,88% das intenções de voto espontâneas, ex-ministro aparece em primeiro do partido
Neri Geller chega à reta final da eleição como o candidato do Podemos mais bem colocado na pesquisa espontânea do Instituto Data Index para deputado federal em Mato Grosso. Com 2,88% das intenções de voto, o ex-ministro da Agricultura ocupa a nona posição geral e aparece numericamente à frente dos demais nomes da legenda.
O resultado coloca Neri a apenas 0,06 ponto percentual de Emanuelzinho, oitavo na lista, com 2,94%. O levantamento ouviu 1.600 eleitores entre 28 de setembro e 1º de outubro.
A primeira colocação entre os candidatos do Podemos dá destaque à candidatura de Neri dentro da chapa. Na pesquisa espontânea, o eleitor informa em quem pretende votar sem receber uma lista de nomes, o que permite identificar quais candidatos são lembrados diretamente pelos entrevistados.
Neri disputa o retorno à Câmara com uma trajetória que reúne experiência como ministro da Agricultura, secretário de Política Agrícola e deputado federal. Crédito rural, armazenagem, seguro agrícola e infraestrutura integram o histórico de atuação do candidato em pautas ligadas à economia de Mato Grosso.
Na Câmara, foi relator do projeto de licenciamento ambiental aprovado pelos deputados em 2021, participando da construção de regras para empreendimentos e obras de infraestrutura. Essa experiência conecta sua passagem pelo Executivo à atuação parlamentar em questões que afetam a produção e os investimentos. (camara.leg.br, nerigeller.com.br)
A disputa chega aos últimos dias com uma parcela expressiva do eleitorado sem indicar candidato: 35,38% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pergunta sobre deputado federal.
As diferenças entre Neri e os nomes imediatamente próximos são inferiores à margem de erro geral informada pelo instituto. A pesquisa retrata o momento da coleta; a distribuição das cadeiras depende também da votação dos partidos e federações.
Contratado pelo Jogo Político Notícias, o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e registro MT-04299/2026 na Justiça Eleitoral.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.