Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Faissal finaliza 2024 com 519 ações parlamentares em seu segundo mandato

Publicado

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) fechou seu segundo ano de mandato em sua segunda legislatura com 519 ações parlamentares, entre projetos de lei, requerimentos, indicações e outros. Foram diversas áreas contempladas por ele, como saúde, educação, meio ambiente, economia, segurança pública e infraestrutura, atendendo a população de Mato Grosso de todas as regiões do estado. 

Foram 42 projetos de lei e 3 de lei complementar, 64 requerimentos, 238 indicações, além de 98 moções. Além de todas estas medidas que fez como parlamentar, que contaram ainda com 73 projetos de resolução, Faissal também atuou de forma firme, fiscalizando obras em todo estado e destinando emendas para vários setores do estado, com 64 requerimentos.

Entre os projetos apresentados por Faissal e aprovados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão o que prevê a obrigatoriedade da inclusão, nas contas de água, de advertências sobre os riscos de se manter água parada quanto à transmissão de dengue, zikavírus e Chikungunya.

O deputado também apresentou várias indicações, como a aquisição de motos para PM nas cidades mais violentas de Mato Grosso. Para o deputado, o aumento nas rondas diárias desempenhará um papel crucial na manutenção da segurança pública e ajudará na prevenção de crimes, proporcionando a presença visível e regular da polícia nas ruas no combate aos bandidos.

Leia mais:  Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa nesta terça-feira (23)

Faissal também continuou sua luta incansável por informações relativas a atuação de concessionárias em Mato Grosso, como a Via Brasil, responsável por administrar rodovias na região norte do estado, assim como a Energisa, distribuidora de energia elétrica aos mato-grossenses. Entre projetos apresentados pelo parlamentar referentes ao tema, estão por exemplo o que prevê a liberação do pedágio em caso de filas nas cabines de cobrança.

O parlamentar também foi o responsável pela instalação da Câmara Setorial Temática (CST) que irá avaliar, acompanhar, discutir e propor medidas referentes à concessão de serviço público de energia elétrica no estado. Ao apresentar os motivos que o levaram a criar a CST, Faissal destacou o alto preço cobrado pela concessionária de energia elétrica de Mato Grosso e a baixa qualidade dos serviços prestados por ela.

Outra atuação importante do deputado foi junto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia. Faissal esteve em cidades do interior do estado para ouvir a população sobre os problemas vividos pelos usuários. A maior parte das reclamações diz respeito à falta de sinal, com oscilação constante, operadoras não cumprindo o contrato de serviços, além da falta de manutenção nas redes fixas e móvel.
Por fim, Faissal Calil encaminhou R$ 21 milhões em emendas parlamentares para os municípios de Mato Grosso, sendo pouco mais de R$ 12 milhões somente para investimentos e custeio da saúde. Os repasses, entre outras finalidades, foram utilizados para a realização, por exemplo, de cirurgias eletivas, através do Programa Fila Zero.

Leia mais:  Bombeiros resgatam jiboia no Distrito Industrial de Primavera do Leste

“Finalizamos mais um ano com a certeza de que atuamos de forma firme e contundente, para honrar cada voto que tive dos eleitores e cidadãos de Mato Grosso. Em 2025, continuaremos trabalhando incansavelmente, para dar mais qualidade de vida aos moradores de nosso estado, com a certeza de que tenho entregado a nossa população uma atuação parlamentar exemplar, sempre em prol do povo de todos os 142 municípios de nosso estado”, afirmou.

Fonte: Política MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governo de MT e prefeituras definem ações emergenciais para atender famílias atingidas pelas chuvas em Rio Branco e Salto do Céu

Publicado

A Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) se reuniram com representantes das Prefeituras de Rio Branco e Salto do Céu, nesta quarta-feira (15.1), e definiram ações emergenciais para atender as famílias atingidas pelas chuvas intensas nos municípios.

Foi definido que os municípios irão decretar situação de emergência, para facilitar o acesso aos recursos para a recuperação dos danos provocados pelas enchentes, e a continuação do levantamento das necessidades dos municípios.

A reunião ocorreu na Câmara dos Vereadores de Rio Branco, e contou com a participação de membros do Ministério Público, representantes da Assembleia Legislativa e outras autoridades locais.

Durante a tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil também entregou 100 colchões, 100 kits dormitório, 80 caixas d’água, além de rolos de lonas e roupas para as famílias atingidas em Rio Branco. Em razão das chuvas, 28 pessoas ficaram desabrigadas. O município já conta com um abrigo temporário para atender as famílias.

Leia mais:  Governo de MT entrega 300 escrituras a moradores do Pedra 90 e Cinturão Verde em Cuiabá

Também foram entregues 20 colchões, 20 kit dormitório, 20 caixas d’água, 2 rolos de lonas, além de doações de roupas no município de Salto do Céu. Por lá, 60 pessoas foram impactadas pelas chuvas. Não há pessoas desabrigadas.

Levantamento preliminar da Defesa Civil, realizado em conjunto com as Coordenadorias Municipais, aponta que ao menos 5 estruturas ficaram danificadas em razão das chuvas em Rio Branco, e 9 em Salto do Céu.

O levantamento de danos segue nos próximos dias.

Auxílio emergencial

Além das doações entregues pela Defesa Civil, o Governo de Mato Grosso vai enviar, nesta quinta-feira (16), 230 cestas de alimentos, 230 kits de higiene e limpeza, 230 filtros de água e 250 cobertores para atender as famílias de Salto do Céu e Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros, Ciopaer, Polícia Militar e Defesa Civil seguem em atendimento aos municípios.

Monitoramento

Em razão das chuvas, a Defesa Civil também monitora os municípios de Barra do Bugres, Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Nortelândia.

Leia mais:  Bombeiros resgatam jiboia no Distrito Industrial de Primavera do Leste

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana