Diamantino

Feirinha do Futuro conecta estudantes à agricultura familiar em Diamantino

Publicado

Na sexta-feira (24.10), a Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni realizou a Feirinha do Futuro, uma iniciativa da Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Cooperativa Sicredi. A ação envolveu 125 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O projeto tem como principal objetivo aproximar os estudantes da Agricultura Familiar, promovendo a conscientização sobre sustentabilidade, consumo de alimentos saudáveis e valorização dos produtores locais.

A atividade faz parte de um projeto contínuo desenvolvido pela escola, chamado Feirinha do Futuro, que acontecerá todas as sextas-feiras na unidade escolar. A proposta busca sensibilizar os alunos sobre o cuidado com o meio ambiente e incentivar boas práticas sociais e econômicas.

Durante a ação, os estudantes levam materiais recicláveis até a escola, como garrafas plásticas, latas e caixas de leite, que são separados por categoria (plástico, papel e metal). Em seguida, cada quantidade de material reciclável é trocada por um dinheiro fictício, utilizado para realizar compras com os feirantes locais.

Leia mais:  Urgência e emergência de Diamantino passa a funcionar dentro do Hospital Municipal

A cada sexta-feira, os feirantes estarão presentes na escola com uma variedade de produtos frescos e sustentáveis, proporcionando às crianças a oportunidade de vivenciar, na prática, o valor da reciclagem, da economia solidária e da alimentação saudável.

A diretora da escola, Jéssica Santana, destacou a importância do projeto.

“Durante a semana, realizamos palestras educativas sobre reciclagem, educação financeira e alimentação saudável. É um aprendizado completo, porque os alunos levam esse conhecimento para casa e compartilham com suas famílias. Por isso, essa iniciativa é tão significativa para a escola.”

A aluna do 5º ano, Isabelly Magalhães, também contou sua experiência.

“Aprendi sobre reciclagem e alimentação saudável. Trazendo os recicláveis para a escola, consigo trocar por verduras e frutas que gosto de comer.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.

O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.

São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.

Leia mais:  Entre as oito cidades selecionadas, Diamantino inicia nova fase no projeto do Hospital Sírio-Libanês

Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.

“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”

O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.

Leia mais:  Aulas de Vôlei gratuitas formam jovens e fortalecem o esporte em Diamantino

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana