Sinop

Festeja: Prefeitura de Sinop empossa 128 novos servidores para 06 secretarias

Publicado

Em cerimônia organizada pela Secretaria de Administração e Modernização, a Prefeitura de Sinop, na pessoa do vice-prefeito, Paulinho Abreu, concedeu, oficialmente, posse a 128 novos servidores municipais, aprovados no maior concurso público da história da cidade, nº 001/2024, e que atuarão em seis secretarias. O evento ocorreu no Plenário Deputado Jorge Abreu, da Câmara Municipal de Veredores.
 
“Esse evento é símbolo de que a Prefeitura valoriza o servidor efetivo, que promove mais segurança à previdência, iniciando uma carreira onde o município pode contar com esses servidores, qualificá-los, para melhorar o serviço público cada vez mais. Desejo boa sorte a todos, que trabalhem com afinco e, com certeza, o município de Sinop só tem a ganhar com a chegada desses novos concursados. Nosso dever é acolher e celebrar a chegada desses novos servidores que estarão atendendo os contribuintes em todas as áreas por longos anos”, comentou o vice-prefeito, Paulinho Abreu.
 
Para Elizabete Cilião, secretária da pasta, a cerimônia que integrou a programação oficial do Festeja Sinop – edição 2025 -, é a demonstração do carinho e da seriedade com que o município trata o servidor de carreira.
 
“Essa vitória [se referindo à aprovação no concurso] é de cada família que acompanhou cada um desses concursados aprovados. E a certeza também de que a Prefeitura vai continuar prestando um serviço com mais qualidade, mais eficiência, mais seriedade para toda a população. Nós reconhecemos, tanto, a importância de cada servidor, que a realização desse concurso foi uma representação dessa valorização. Porque o concurso foi feito com seriedade, com compromisso, com transparência, e nós não poderíamos deixar de fazer uma cerimônia, de poder acolher cada servidor que é nosso, fazer com que ele se sinta parte, realmente, de uma história maior, que ele venha a somar com essa família que é a Prefeitura Municipal de Sinop”, expressou.
 
Entre todos os novos servidores empossados, está Jhayne Lima. Ela que veio de Rondonópolis, Mato Grosso, foi aprovada em primeiro lugar para vaga de jornalista. Lotada na Assessoria de Comunicação (Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos), ela afirma que ficou surpresa com a rapidez no chamamento público e se compromete a desempenhar o trabalho com responsabilidade e ética.
 
“Fiquei muito feliz, emocionada. Foi uma surpresa para mim passar nesse concurso. Eu não esperava ficar em primeiro lugar e nem esperava também que o chamamento fosse tão rápido. Não sou de Sinop, cheguei há pouco tempo e estou muito feliz por estar aqui. Pretendo somar com a comunicação da Prefeitura, contribuir para que as pessoas se informem cada vez mais das ações que estão sendo realizadas pela gestão e que dê tudo certo, que seja um momento de resultados positivos na minha carreira profissional e pessoal também”, disse ela.
 
Marcos Cavalheiro é psicólogo, e está lotado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ligado à Secretaria de Assistência Social. Ele teve o privilégio de ser o juramentista da turma, na cerimônica, e conta que a realização do concurso é a demonstração de que a gestão é preocupada e valoriza a prestação de um serviço com qualidade.
 
“Eu acredito que a gestão está preocupada com a população, está mostrando que a Sinop merece servidores dedicados, que vão se empenhar em fazer o melhor trabalho para a população da cidade. A Prefeitura sempre preocupada em trazer essa qualidade para a gestão e a humanização no atendimento, e esses novos profissionais, com a capacidade que têm, vem a contribuir com o município. Agora, acredito que todas as secretarias estão capacitando esses novos servidores para melhor servir a população de Sinop”, expressou ele.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop oferece consultoria gratuita para estruturar novos atrativos turísticos

O evento contou uma apresentação cultural de uma dançarina da Escola Palco – Dança, Arte e Performance.
 
Festeja Sinop
 
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Dia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop

Publicado

Cerca de 560 pessoas participaram na manhã deste sábado (19) da “Imersão Dia da Árvore”, no Parque Natural Municipal Florestal (PNMF) de Sinop. A ação foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio do projeto Meio Ambiente Itinerante, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com iniciativa da Inpasa e participação de diversos parceiros. A programação ocorreu em celebração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

O evento reuniu atividades de educação ambiental, trilhas ecológicas, plantio de árvores, pilates adaptado, ações recreativas, distribuição e sorteio de brindes, além de atividades voltadas ao contato com a natureza. A proposta foi reunir públicos de diferentes idades e apresentar informações sobre a importância da conservação das áreas verdes e da biodiversidade.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, destacou a importância do Parque Florestal para Sinop e a relação da programação com a preservação ambiental. “Hoje é um dia muito especial porque estamos comemorando o Dia da Árvore no Parque Florestal, que é um cartão-postal de Sinop. Somos a 14ª cidade mais arborizada do Brasil e a 1ª cidade mais arborizada de Mato Grosso e a ideia deste momento é mostrar para a população que vale a pena plantar árvore e que vale a pena preservar para que a gente possa conviver num ambiente arborizado e gostoso como este, onde as famílias vêm contemplar e passear. Estamos com todos os nossos parceiros do Meio Ambiente Itinerante, como Marinha, Bombeiros, Inpasa, Sinop Energia e muitos outros, para comemorarmos juntos esse momento”, afirmou.

A programação permitiu que crianças e famílias tivessem contato com o espaço de preservação. Davi Pires, de 9 anos, contou o que mais gosta no parque e destacou as atividades que costuma realizar no local. “Gosto muito do parque. Eu gosto dos brinquedos e também de tudo que tem aqui. Eu também gosto de ver o rio e de fazer caminhada na floresta”, disse.

Heloisa Cuchi, de 9 anos, também participou das atividades e destacou a trilha ecológica e a importância dos cuidados com a natureza. “Eu gostei de vir, foi muito legal. Nós brincamos um monte já. Participei da trilha, achei legal, só um pouquinho pequena. Eu já tinha vindo aqui no parque e gosto de vir brincar e ver os bichos. Nós temos que cuidar bastante e não queimar as árvores. Cuidar também sobre muitas coisas e sobre os animais. Quando queima alguma coisa, os animais podem ficar muito mal”, afirmou.

Leia mais:  Festeja Sinop: ciclismo reúne cerca de 200 participantes no 3º dia do Festival de Praia

Para Júlia Ribeiro, a atividade também teve um significado especial pela oportunidade de levar o filho Noah, que é autista, para um contato mais próximo com a natureza. “Eu vim com o meu filho que é autista e eu estou achando legal. Ele nunca teve contato com a natureza, para ele está sendo a primeira vez, e está sendo uma experiência legal com os animais. Está sendo um dia bem tranquilo e interessante”, relatou.

Meio Ambiente Itinerante

O projeto Meio Ambiente Itinerante é idealizado pela Prefeitura de Sinop e conta com a participação da Inpasa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop, EcoSupply, Sanorte, Unifasipe, Águas de Sinop, Sinop Energia, Polícia Militar, Grupo Canãa Norte, Reciclamos, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental, Via Brasil, Pacaembu Construtora, Disk Entulho J.testa e Grupo Energisa.

O especialista em Sustentabilidade da Inpasa, Amarildo Canali, ressaltou a importância da união entre instituições públicas e privadas para a realização da programação. “Para nós da Inpasa é muito importante reunirmos todos os parceiros do projeto do Meio Ambiente para celebrar esse dia tão importante. 21 de setembro, Dia da Árvore, é uma data que deve ser celebrada e lembrada e nada melhor do que reunirmos todos esses parceiros aqui. Preservar agora é garantir o futuro para amanhã, não só para nós, mas para nossas crianças, para todo o contexto global em si. Sinop é referência na questão de arborização, nada mais justo que estarmos aqui no Parque Florestal, que representa tanto para o município e também para a região”, explicou.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da programação com estudantes e atividades voltadas ao conhecimento da biodiversidade do Parque Florestal. A professora Larissa Cavalheiro explicou que o público teve acesso a trilhas e materiais sobre espécies da fauna e da flora. “A UFMT está participando com os alunos nas trilhas. Fizemos trilhas de caminhada para explicar um pouquinho da biodiversidade do parque. A UFMT também trouxe os estandes com os animais empalhados e material vegetal, com plantinhas diferentes e diversos frutos. Trouxemos a nossa coleção de cobras para despertar um pouco mais de curiosidade. Nada melhor que trazer a nossa biodiversidade para a contemplação e mostrar explicando os cuidados com o meio ambiente”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop participa de capacitação para fortalecer ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo

A Águas de Sinop também participou da programação. A analista social da empresa, Anna Júlia Marchi, destacou a continuidade da parceria no projeto. “Nós da Águas de Sinop estamos presentes nesta edição especial do Meio Ambiente Itinerante em comemoração ao Dia da Árvore. É um projeto muito importante que vem ocorrendo durante o ano e nós estamos desde o início do projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente trazendo isso que é de extrema importância: educação ambiental tanto para as crianças quanto para os adultos”, disse.

Parque Florestal

Com mais de 100 hectares de mata nativa preservada, o Parque Natural Municipal Florestal é um dos principais espaços de conservação da biodiversidade de Sinop. O parque abriga espécies de plantas, aves e mamíferos. A secretária Rúbia Naves reforçou o convite para que a população visite o Parque Florestal e aproveite o espaço para lazer, contato com a natureza e convivência familiar. “O Parque Florestal está aberto às sextas, sábados e domingos para visitação, das 8h às 17h. E temos uma novidade muito boa: vamos entregar para a população a inauguração da calçada do parque. Uma calçada onde as pessoas vão poder caminhar e passar o final de tarde com a família. Convidamos todos para visitar o Parque Florestal. Venham contemplar a natureza! É muito importante termos espaço como este dentro do nosso município. As pessoas que às vezes não conhecem o que é uma unidade de conservação ficam encantadas em poder contemplar na área central da nossa cidade um local assim tão bonito como o Parque Florestal de Sinop”, afirmou.

O Parque Florestal funciona para visitação pública de sexta-feira a domingo, das 8h às 17h, sem interrupção para almoço, com entrada gratuita. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para limpeza e manutenção. Às terças, quartas e quintas-feiras, o local recebe visitas agendadas de escolas, grupos turísticos e pesquisadores. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (66) 99651-2891.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana