Sinop

Festeja: Prefeitura isenta ITBI e entrega títulos de imóveis à moradores do Vila Santana II

Publicado

O prefeito Roberto Dorner, acompanhado de vereadores e secretários municipais entregou 130 títulos de imóveis aos moradores do conjunto habitacional Residencial Vila Santana II. O evento organizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação aconteceu ontem a noite (03), na Escola Municipal de Educação Básica de Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, no Residencial Sabrina.
 
Além dos títulos do Vila Santana II, a prefeitura mobilizou os moradores de mais cinco bairros: Vila Santana I, Vila América, Vila Mariana e, Vila Lobos I e II que os moradores ainda não haviam retirado os seus títulos no dia agendado. Nesses foram mais 224 títulos.
 
“Esse documento nada mais é do que afirmar que a propriedade está registrada e regularizada nas mãos do morador. Então, para isso que a gente está aqui hoje, fazendo a entrega desses títulos a esses cidadãos. Para nós é muito importante ver essas pessoas felizes com os seus documentos. Estamos justamente na época dos festejos de aniversário de 51 anos, entregando esse documento tão valoroso na mão da nossa população. Então a gente está fazendo isso aqui para ajudar a sociedade, para contemplar essas pessoas com documento para que eles possam ser o dono verdadeiro da sua propriedade.”, disse o prefeito Roberto Dorner.
 
Para que a população fosse contemplada com esse serviço, a Prefeitura de Sinop, em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores, concedeu a isenção do pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) que deu direito a emissão do título.
 
“O ITBI é um documento bastante caro a se conquistar, mas o município vendo exatamente a necessidade, concedeu a esses moradores para que eles pudessem ter a titularidade de uma forma definitiva. O ITBI é um dos maiores custos hoje para se transferir ou titular um imóvel. E no caso da habitação social de Sinop a Prefeitura deu essa isenção, então as pessoas estão recebendo. Recebendo os documentos sem custo e aí tendo agora a dignidade de ter a moradia em seu nome, documentado em cartório para usufruir de seu bem”, comentou o vice-prefeito, Paulinho Abreu.
 
O documento é segurança jurídica para os proprietários, esclarece a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso.
 
“Para comemorar o mês de aniversário do município de Sinop, nós estamos fazendo mais uma entrega de títulos para o Minha Casa Minha Vida. Então, hoje aqui são mais de 130 títulos entregues para a região dos vilas e é um momento de comemoração mesmo, porque desde o início da primeira gestão do prefeito até hoje nós já entregamos quase dois mil títulos. É uma grande conquista para habitação no município de Sinop. Então, a habitação foi movimentada em Sinop de todas as formas, desde a entrega de unidade habitacional, da entrega do projeto, mas também da documentação, que traz segurança jurídica para essas famílias”.
O vereador Célio Garcia destacou a parceria do Poder Legislativo nas conquistas de obras e benefícios da sociedade, principalmente na “Região dos Vilas”.
 
“O Executivo tem feito a sua parte e vários benefícios foram trazidos para essa região. A exemplo da escola que nós estamos, a exemplo do Centro de Convivência Dona Zezé; a nossa Biblioteca Container, pavimentos asfálticos na região. Já doamos uma área aqui no Jardim Aurora, que fica bem próximo, para no futuro termos uma escola estadual. Várias ações foram desenvolvidas nesta região por parte do Executivo. Os títulos eram pedidos da população e a Câmara foi parceira da Prefeitura e hoje a gente participa de uma solenidade como essa, com muita alegria, possibilitando esses títulos de forma gratuita a esses moradores”, declarou.
 
Josicleia Batista Gomes, moradora e beneficiária do serviço público, demonstrou gratidão por receber mais esse serviço da Prefeitura e poder ter a garantia da casa própria. “Estou muito feliz por ter conseguido uma casa, graças a Deus, porque hoje não está fácil conseguir nem um lote, porque está muito caro. E graças a Deus consegui e hoje estou aqui para vir buscar o título tão esperado. Muita gente reclamando porque estava demorando, mas tudo chega ao seu tempo e graças a Deus hoje eu vim buscar o meu”, disse.
 
A moradora do Vila Lobos, Carmem Lopes, também retirou seu documento e disse que é um momento de muita alegria por ter a garantia jurídica de sua residência. “Agora sim eu sei que eu sou dona de verdade. Antes a gente ficava ali na dúvida, mas agora está tudo certo. Uma garantia. É maravilhoso [receber o documento gratuitamente] e a maioria que mora ali são pessoas carentes”, disse ela.
 
Com essa entrega, já somam 1.933 famílias contempladas pelo projeto de isenção do ITBI das moradias do Minha Casa Minha Vida.

Leia mais:  Previ Sinop conquista triplo ouro nacional e reforça excelência na gestão previdenciária

O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Dia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop

Publicado

Cerca de 560 pessoas participaram na manhã deste sábado (19) da “Imersão Dia da Árvore”, no Parque Natural Municipal Florestal (PNMF) de Sinop. A ação foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio do projeto Meio Ambiente Itinerante, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com iniciativa da Inpasa e participação de diversos parceiros. A programação ocorreu em celebração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

O evento reuniu atividades de educação ambiental, trilhas ecológicas, plantio de árvores, pilates adaptado, ações recreativas, distribuição e sorteio de brindes, além de atividades voltadas ao contato com a natureza. A proposta foi reunir públicos de diferentes idades e apresentar informações sobre a importância da conservação das áreas verdes e da biodiversidade.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, destacou a importância do Parque Florestal para Sinop e a relação da programação com a preservação ambiental. “Hoje é um dia muito especial porque estamos comemorando o Dia da Árvore no Parque Florestal, que é um cartão-postal de Sinop. Somos a 14ª cidade mais arborizada do Brasil e a 1ª cidade mais arborizada de Mato Grosso e a ideia deste momento é mostrar para a população que vale a pena plantar árvore e que vale a pena preservar para que a gente possa conviver num ambiente arborizado e gostoso como este, onde as famílias vêm contemplar e passear. Estamos com todos os nossos parceiros do Meio Ambiente Itinerante, como Marinha, Bombeiros, Inpasa, Sinop Energia e muitos outros, para comemorarmos juntos esse momento”, afirmou.

A programação permitiu que crianças e famílias tivessem contato com o espaço de preservação. Davi Pires, de 9 anos, contou o que mais gosta no parque e destacou as atividades que costuma realizar no local. “Gosto muito do parque. Eu gosto dos brinquedos e também de tudo que tem aqui. Eu também gosto de ver o rio e de fazer caminhada na floresta”, disse.

Heloisa Cuchi, de 9 anos, também participou das atividades e destacou a trilha ecológica e a importância dos cuidados com a natureza. “Eu gostei de vir, foi muito legal. Nós brincamos um monte já. Participei da trilha, achei legal, só um pouquinho pequena. Eu já tinha vindo aqui no parque e gosto de vir brincar e ver os bichos. Nós temos que cuidar bastante e não queimar as árvores. Cuidar também sobre muitas coisas e sobre os animais. Quando queima alguma coisa, os animais podem ficar muito mal”, afirmou.

Leia mais:  Aberta licitação para reforma de escola na Gleba Mercedes

Para Júlia Ribeiro, a atividade também teve um significado especial pela oportunidade de levar o filho Noah, que é autista, para um contato mais próximo com a natureza. “Eu vim com o meu filho que é autista e eu estou achando legal. Ele nunca teve contato com a natureza, para ele está sendo a primeira vez, e está sendo uma experiência legal com os animais. Está sendo um dia bem tranquilo e interessante”, relatou.

Meio Ambiente Itinerante

O projeto Meio Ambiente Itinerante é idealizado pela Prefeitura de Sinop e conta com a participação da Inpasa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop, EcoSupply, Sanorte, Unifasipe, Águas de Sinop, Sinop Energia, Polícia Militar, Grupo Canãa Norte, Reciclamos, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental, Via Brasil, Pacaembu Construtora, Disk Entulho J.testa e Grupo Energisa.

O especialista em Sustentabilidade da Inpasa, Amarildo Canali, ressaltou a importância da união entre instituições públicas e privadas para a realização da programação. “Para nós da Inpasa é muito importante reunirmos todos os parceiros do projeto do Meio Ambiente para celebrar esse dia tão importante. 21 de setembro, Dia da Árvore, é uma data que deve ser celebrada e lembrada e nada melhor do que reunirmos todos esses parceiros aqui. Preservar agora é garantir o futuro para amanhã, não só para nós, mas para nossas crianças, para todo o contexto global em si. Sinop é referência na questão de arborização, nada mais justo que estarmos aqui no Parque Florestal, que representa tanto para o município e também para a região”, explicou.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da programação com estudantes e atividades voltadas ao conhecimento da biodiversidade do Parque Florestal. A professora Larissa Cavalheiro explicou que o público teve acesso a trilhas e materiais sobre espécies da fauna e da flora. “A UFMT está participando com os alunos nas trilhas. Fizemos trilhas de caminhada para explicar um pouquinho da biodiversidade do parque. A UFMT também trouxe os estandes com os animais empalhados e material vegetal, com plantinhas diferentes e diversos frutos. Trouxemos a nossa coleção de cobras para despertar um pouco mais de curiosidade. Nada melhor que trazer a nossa biodiversidade para a contemplação e mostrar explicando os cuidados com o meio ambiente”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop disponibiliza 252 vagas de emprego por meio do Sine nesta terça-feira (6)

A Águas de Sinop também participou da programação. A analista social da empresa, Anna Júlia Marchi, destacou a continuidade da parceria no projeto. “Nós da Águas de Sinop estamos presentes nesta edição especial do Meio Ambiente Itinerante em comemoração ao Dia da Árvore. É um projeto muito importante que vem ocorrendo durante o ano e nós estamos desde o início do projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente trazendo isso que é de extrema importância: educação ambiental tanto para as crianças quanto para os adultos”, disse.

Parque Florestal

Com mais de 100 hectares de mata nativa preservada, o Parque Natural Municipal Florestal é um dos principais espaços de conservação da biodiversidade de Sinop. O parque abriga espécies de plantas, aves e mamíferos. A secretária Rúbia Naves reforçou o convite para que a população visite o Parque Florestal e aproveite o espaço para lazer, contato com a natureza e convivência familiar. “O Parque Florestal está aberto às sextas, sábados e domingos para visitação, das 8h às 17h. E temos uma novidade muito boa: vamos entregar para a população a inauguração da calçada do parque. Uma calçada onde as pessoas vão poder caminhar e passar o final de tarde com a família. Convidamos todos para visitar o Parque Florestal. Venham contemplar a natureza! É muito importante termos espaço como este dentro do nosso município. As pessoas que às vezes não conhecem o que é uma unidade de conservação ficam encantadas em poder contemplar na área central da nossa cidade um local assim tão bonito como o Parque Florestal de Sinop”, afirmou.

O Parque Florestal funciona para visitação pública de sexta-feira a domingo, das 8h às 17h, sem interrupção para almoço, com entrada gratuita. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para limpeza e manutenção. Às terças, quartas e quintas-feiras, o local recebe visitas agendadas de escolas, grupos turísticos e pesquisadores. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (66) 99651-2891.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana