Cuiabá

Festival da Pamonha atrai 24 mil visitantes em quatro dias de festa

Publicado

A 6ª edição do Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizada às margens da rodovia MT-251, comercializou 34 toneladas de milho, utilizadas em uma ampla variedade de pratos à base do produto, durante quatro dias de festividade.

Foram vendidas cerca de 300 porções de chica doida, 150 porções de caldo de kenga e aproximadamente 100 unidades de cuscuz. Também foram comercializados 700 kg de massa de pastel, sendo que cada quilo rende de cinco a sete pastéis.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, destacou o sucesso do evento, o empenho dos parceiros e o apoio da população, que compareceu em peso ao festival, movimentando a economia e promovendo o turismo na comunidade. Nesta edição, cerca de seis mil pessoas por dia visitaram o local.

“A população compareceu, comeu muita pamonha — foram toneladas e toneladas de milho vendidos — gerando um impacto direto na renda das famílias. Foram quatro dias de festividade que deram super certo! Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram diretamente envolvidas: os comerciantes, a Comissão Organizadora e todas as secretarias que nos ajudaram a realizar este evento. Obrigado ao prefeito Abilio pela confiança e à população que participou”, destacou o secretário.

Leia mais:  Escola de Cuiabá é referência em qualidade de ensino com múltiplas atividades

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o município garantiu a infraestrutura e o suporte logístico para a realização do evento. Ele ressaltou que o Festival da Pamonha representa a valorização das tradições, por promover cultura e gastronomia. Para o próximo ano, o chefe do Poder Executivo afirmou que irá buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.

“Para o ano que vem, planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais atrações musicais, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para buscar emendas parlamentares, a fim de viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais ao longo do ano”, afirmou.

Katia Maraiki Schroeder, membro da Comissão Organizadora do Festival da Pamonha, destacou o impacto positivo do evento na economia local, ressaltando a oferta de produtos a preços acessíveis em 56 pontos de venda. Ela enfatizou que a iniciativa contribuiu significativamente para valorizar a região e impulsionar o turismo gastronômico na comunidade do Rio dos Peixes.“Agradecemos imensamente à população cuiabana por nos ajudar a alcançar nossos objetivos e superar as expectativas. O Festival da Pamonha foi um sucesso absoluto. Parabenizamos a gestão do prefeito Abilio Brunini e todas as secretarias envolvidas”, afirmou Katia.

Leia mais:  Prefeitura garante melhorias para o CCI Padre Firmo

#PraCegoVer

A imagem mostra espigas de milho, ingrediente principal de diversos pratos típicos apresentados no Festival da Pamonha, realizado pela Comunidade Rio dos Peixes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Lambadão raiz ganha espaço na Expoagro e reforça valorização da cultura cuiabana

Publicado

O lambadão raiz ganhou espaço na programação da 58ª Expoagro, reafirmando a valorização da cultura cuiabana em um dos maiores eventos do estado, realizado no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro. Neste domingo, três bandas regionais animaram o público da feira. A apresentação ocorreu no dia 12 de julho.

Subiram ao palco as bandas Amigos Banda Show, Os Maninhos e Banda Di Rocha, levando o ritmo tradicional para um público diverso.

Daiana Martins, moradora do bairro Dom Aquino, faz parte desse público. Fã de rock, inclusive vestindo uma camiseta da banda Guns N’ Roses, ela não perdeu a oportunidade de dançar ao som dos artistas regionais. “Sou roqueira e gosto de lambadão. A cultura cuiabana sempre precisa estar presente. Sempre que tem um evento valorizando a nossa cultura, faço questão de participar.”

Outra que aprovou a iniciativa foi Marianna Fernandes, moradora do bairro Pedregal. Ela destacou que manter viva a tradição cultural fortalece a identidade cuiabana. “É importante porque precisamos manter a nossa cultura cuiabana viva. Eu gosto de lambadão desde que nasci e fico muito feliz em ver esse espaço sendo valorizado.”

Para Hellen Nascimento, o reconhecimento do rasqueado e do lambadão representa a valorização das raízes do povo mato-grossense. “É importante valorizar e reconhecer o nosso rasqueado e o nosso lambadão em Cuiabá.”

De acordo com o assessor executivo do Núcleo de Música da Secretaria Municipal de Cultura, Neto Moraes, a presença das bandas representa o reconhecimento da importância da cultura regional. A iniciativa também integra a política da gestão do prefeito Abilio Brunini de incentivar a cultura local e ampliar a participação dos artistas cuiabanos nos grandes eventos realizados na capital.

Leia mais:  Katiuscia Manteli agradece empenho de Abilio para evitar fechamento da Escola Irmão Praeiro

“A Prefeitura de Cuiabá entende que valorizar a cultura cuiabana é fundamental. Por isso, trouxemos três bandas de lambadão para se apresentarem hoje na Expoagro. Embora seja um evento com foco no sertanejo, também abrimos espaço para a nossa cultura regional. O prefeito Abilio Brunini e o secretário de Cultura, Johnny Everson, reconhecem a importância de fortalecer a cultura cuiabana e têm trabalhado para ampliar a participação e impulsionar os artistas locais nos grandes eventos realizados na cidade”, afirmou.

Para os músicos, a oportunidade representa o reconhecimento de uma trajetória construída ao longo de décadas. Vocalista da banda Os Maninhos, Carlos Bonfim ressaltou a importância de levar o lambadão raiz a um público cada vez maior. “É uma oportunidade muito importante para mostrarmos o nosso lambadão raiz para todo o Mato Grosso e também para o Brasil. Hoje, as redes sociais ajudam a divulgar nossa música e participar da Expoagro, depois de 35 anos de carreira, é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento da nossa cultura e dos artistas regionais.”

Já o vocalista da Amigos Banda Show, Roberth Yuri, destacou a emoção de se apresentar na Expoagro e o incentivo que a participação proporciona aos novos talentos. “É uma honra fazer parte desse evento. Queremos incentivar os jovens a seguirem na música e manter viva a nossa cultura. Subir nesse palco foi uma emoção muito grande e uma oportunidade que jamais vamos esquecer.”

Leia mais:  Cuiabá terá tarifa zero e aumento da frota de ônibus no Dia das Mães

Além de incentivar a cultura regional, a Prefeitura de Cuiabá é parceira da 58ª Expoagro e participa do evento com um estande institucional que reúne diversos serviços públicos, além de ações voltadas à agricultura familiar, ao artesanato, à cultura e à gastronomia, aproximando a administração municipal da população durante todos os dias da feira.

A programação da 58ª Expoagro segue até o dia 19 de julho com grandes atrações nacionais. No dia 16, sobem ao palco Zezé Di Camargo e Mariana Fagundes. No dia 17, será a vez de Thiaguinho e do grupo Kamisa 10. O encerramento dos grandes shows acontece no dia 18, com Wesley Safadão.

Promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a 58ª Expoagro conta com apoio institucional da Famato, Fecomércio MT, Fiemt, Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso. A entrada é gratuita durante toda a programação. O público poderá contribuir, de forma voluntária, com a doação de um quilo de alimento não perecível. A venda de ingressos é destinada apenas aos camarotes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana