Policia Federal

FICCO/MT desarticula facção criminosa responsável por lavagem de dinheiro em casas de shows em Cuiabá

Publicado

Cuiabá/MT. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT), com o apoio do CIOPAER e do GAECO/MPMT, deflagrou nesta quarta-feira (5/6) a Operação Ragnatela. A operação tem o objetivo de desarticular o núcleo da maior facção criminosa do estado de Mato Grosso, responsável por lavagem de dinheiro em casas noturnas cuiabanas.

Aproximadamente 400 policiais cumprem oito mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias, afastamento de servidores de cargos públicos e suspensão de atividades comerciais. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá.

Equipes da FICCO identificaram que criminosos participavam da gestão de casas noturnas em Cuiabá. Com uso dessa estrutura, o grupo passou a realizar shows de cantores nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.

As investigações apuraram que os acusados repassavam ordens para a não contratação de artistas de unidades da Federação com influência de outras organizações criminosas, sob pena de represálias deliberadas pela facção criminosa.

Leia mais:  PF deflagra Operação Integração II contra importação ilegal de eletrônicos em Bauru/SP

A ORCRIM contava com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, que agiam sem observância da legislação de posturas e recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros.

Durante as apurações, identificou-se também esquema para a introdução de celulares dentro de presídios; bem como, a transferência de lideranças da facção para estabelecimentos de menor rigor penitenciário, a fim de facilitar a comunicação com o grupo investigado que se encontrava em liberdade.

Dois dos principais alvos da operação acabaram sendo presos pela Polícia Federal neste último sábado 1/6, quando desembarcaram em aeroporto do Rio de Janeiro fazendo uso de documentos falsos e posse de grande quantidade de dinheiro em espécie e joias. Posteriormente, foram recolhidos no sistema penitenciária fluminense e também presos por força dos mandados de prisão da presente investigação.

A FICCO/MT é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.

Leia mais:  PF participa da ação social "Blitz Educativa" em Guaíra/PR

Balanço:

8 prisões preventivas
36 mandados de busca
9 sequestros de imóveis
13 sequestros de veículos
2 afastamentos de cargo público
4 suspensões de atividade comercial
68 bloqueios de contas bancárias

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Contato: (65) 99284-8987
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCO/RR prende quatro pessoas por tráfico de drogas em Rorainópolis/RR

Publicado

Rorainópolis /RR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Roraima (FICCO/RR) prendeu, nessa terça-feira (23/6), quatro pessoas suspeitas de integrar um grupo envolvido com o tráfico de drogas em Rorainópolis.

A operação teve início após o monitoramento de pontos de venda, distribuição e armazenamento de entorpecentes vinculados aos investigados. Durante as diligências, foram identificadas movimentações relacionadas ao transporte e à comercialização de drogas, resultando nas abordagens e prisões.

Na ação, foram apreendidos aproximadamente 2,8 kg de entorpecentes, entre cocaína, pasta base de cocaína e skank, além de dois revólveres calibre .38, munições, balanças de precisão, dinheiro em espécie e veículos utilizados na atividade criminosa.

A ação contou com o apoio da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (3ª CIPMFron).

A FICCO/RR é composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal, além das Secretarias de Segurança Pública e da Justiça e da Cidadania.

Comunicação Social da Polícia Federal de Roraima
Whatsapp: (95) 98407-9833

E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF atua na prevenção ao abuso infantojuvenil em Guaíra/PR

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana