Mato Grosso

Fiscais da Sema participam do Curso de Condução de Veículos em Condições Adversas

Publicado

Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) participaram do Curso de Condução de Veículos em Condições Adversas, com aulas práticas no Parque Novo Mato Grosso. A capacitação abrangeu 60 servidores divididos em duas turmas entre os dias 01 e 12 de dezembro e foi ministrada por instrutores da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A capacitação envolveu referências em técnicas de direção segura, veículos 4×4 e protocolos de segurança em rodovias e estradas não pavimentadas. O curso, uma iniciativa do Programa REM, foi elaborado especialmente para atender as necessidades do time de fiscalização ambiental da Sema, valorizando a integridade física dos servidores que atuam diariamente em deslocamentos longos e trechos de alto risco.

O conteúdo do curso abordou desde condução segura em rodovias até técnicas de direção em terrenos acidentados, passando por uso correto de tração 4×4, câmbio automático, cuidados gerais com o veículo e esclarecimentos sobre legislação aplicada a veículos oficiais.


Foco na Segurança

Segundo os instrutores, o objetivo maior é garantir que cada servidor retorne para casa em segurança. O Policial Rodoviário Federal Marcos Rodrigo Acosta da Silva, de Mato Grosso do Sul, destacou: “A ideia é passar técnicas para que todos voltem vivos para casa. A gente se sente muito feliz em compartilhar esse conhecimento, que é muito importante”.

Leia mais:  Polícia Civil dá dicas de cuidados com o celular durante festas de Carnaval

O Policial Rodoviário Federal e instrutor Thiago Oliveira Algayer reforçou que a formação foi adaptada especialmente para a realidade da fiscalização ambiental: “Um dos principais objetivos, além da direção segura, é que os fiscais conheçam a tecnologia dos veículos que utilizam e saibam operar da melhor forma possível, sem se colocar em risco e sem danificar o equipamento”.

A coordenadora do Subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes (Fippe) do REM MT, Francieli Nascimento, reforça que a segurança dos fiscais tem sido foco das capacitações realizadas em 2025: “O deslocamento é hoje o principal risco enfrentado pelos fiscais. O único índice de acidentes envolvendo esses servidores foi relacionado a acidentes automobilísticos. Por isso, aprimorar técnicas de condução e conhecer melhor o veículo é fundamental”.

Para compartilhar o conhecimento repassado durante o curso, foi produzida uma cartilha com orientações sobre direção e cuidados com veículos 4×4, que está disponível no site do Programa, assim como um vídeo do curso, que pode ser assistido pelo site do programa REM.


Capacitação dos Fiscais

Leia mais:  Governo firma parceria com prefeituras para a implantação de novas unidades do Corpo de Bombeiros

Para João Leôncio da Silva Neto, analista de Meio Ambiente da Sema, a experiência foi transformadora: “Sou imensamente grato pela qualificação. Agregou muito trocar essas experiências e ver que agora o modo de condução vai ser diferente”.

O impacto direto na qualidade do serviço público foi enfatizado pelo sargento David da Silva Tavares, que atua na Superintendência de Fiscalização da Sema: “Esse conhecimento não tem preço. Não é só conduzir um veículo, é prestar um serviço. E com esses aprendizados, vamos prestar um serviço muito melhor, com responsabilidade e principalmente com segurança”.

O curso reforça o cuidado com a vida dos servidores destacou o analista ambiental Alexandre Soledade: “A intenção é voltar para casa em segurança, e hoje me sinto mais capacitado para isso. É a segunda vez que o REM proporciona essa capacitação que, além do conhecimento, promove a integração da equipe”.

Já para o Coordenador de Fiscalização de Empreendimentos, Thiago Queiroz, a iniciativa é fundamental para fortalecer a fiscalização: “O curso proporciona conhecimento e técnicas de condução com segurança. O objetivo é retornar das ações de fiscalização com segurança e com vida”.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia mais:  Polícia Civil identifica suspeito de furto e recupera materiais subtraídos em obra em Barra do Garças

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava decisão do STF para traficar entorpecentes

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana