Mato Grosso

Frente fria “empurra” fumaça de incêndio de MS para Mato Grosso

Publicado

A frente fria que atinge o Brasil nesta semana fez com que a fumaça dos incêndios florestais que atingem a região do Pantanal de Mato Grosso do Sul chegasse até a Baixada Cuiabana nesta quinta-feira (08.08).

Conforme monitoramento de satélites feito pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a direção do vento em Mato Grosso do Sul, na região de Corumbá, mudou em direção a Mato Grosso. A massa de ar frio dificulta a dispersão da fumaça.

Devido à direção do vento, a fumaça dos incêndios em Mato Grosso do Sul se acumulou com a fumaça dos incêndios nas regiões de Poconé e Barão de Melgaço, alcançando Cuiabá e os municípios da baixada.

A Defesa Civil do Estado já emitiu, nesta quinta-feira (08), um alerta de friagem, diante da previsão de queda de temperatura para 102 cidades mato-grossenses.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda na temperatura é provocada por uma massa de ar polar vinda do sul. A previsão é de que as temperaturas permaneçam abaixo da média desse período até a próxima segunda-feira (12).

Leia mais:  Governo de MT envia nova mensagem à AL e aumenta RGA para 5,4%

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governador determina retomada de contratos do Samu na Baixada Cuiabana

Publicado

O governador Otaviano Pivetta determinou, nesta quinta-feira (30.4), a retomada dos contratos dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que haviam sido encerrados no fim do mês passado.

“Em consideração à contribuição e ao histórico do serviço prestado, o Governo de Mato Grosso decidiu pela recontratação dos profissionais. O mais importante é garantir o atendimento à população. O Samu e o Corpo de Bombeiros vão seguir atuando juntos, com qualidade, rapidez e eficiência”, afirmou o governador.

A decisão foi tomada durante reunião com a Comissão de Saúde e representantes do setor, no Palácio Paiaguás.

Segundo a secretária-adjunta do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fabiana Bardi, a medida também define os procedimentos administrativos para o retorno dos profissionais.

“O governador decidiu que esses profissionais retomem seus postos aos quais eram vinculados. Todo o processo de retomada será feito em conjunto com a Seplag, conforme os procedimentos administrativos necessários”, explicou.

A enfermeira do Samu, Damares Figueiredo, destacou a importância da decisão para a continuidade do serviço. “Essa decisão do governador garante a continuidade do trabalho e traz segurança tanto para os profissionais quanto para a população. Com isso, conseguimos manter o atendimento dentro dos padrões do SUS, com qualidade e segurança. O Samu é um serviço essencial, que atende toda a população”, disse.

Leia mais:  Procon-MT suspende atendimento na quarta-feira (30) para capacitação de servidores

Também participaram da reunião a secretária adjunta de Administração Sistêmica da SES, Cristiane Mello, e os deputados estaduais Dr. João, Paulo Araújo e Lúdio Cabral.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana