Agro News

Frísia distribui R$ 7,2 milhões em resultados agrícolas a 390 cooperados do Paraná e Tocantins

Publicado

A Cooperativa Frísia, que completou 100 anos de atuação em 2025, anunciou a distribuição de R$ 7,2 milhões em resultados provenientes da comercialização de produtos agrícolas. O montante será destinado a 390 cooperados dos estados do Paraná e Tocantins, como forma de valorização da produção entregue às unidades da cooperativa.

A iniciativa reforça a política de reconhecimento e retorno financeiro aos associados, fortalecendo a parceria entre produtores e cooperativa.

Distribuição vai além das sobras estatutárias

De acordo com o coordenador comercial de grãos da Frísia, Felype Brustolin Braga, o repasse é diferente das sobras estatutárias que os cooperados recebem anualmente.

“Essa distribuição de resultados de produtos agrícolas não é obrigatória. A Frísia optou por fazê-la como um benefício adicional ao cooperado. Nada melhor do que devolver, de forma proporcional, o que os produtores ajudaram a construir”, explicou Braga.

A medida, segundo ele, tem caráter voluntário e estratégico, reafirmando o compromisso da cooperativa em estimular a fidelização e premiar o desempenho produtivo de seus associados.

Critérios de repasse variam conforme cultura e volume comercializado

Nem todos os cooperados agrícolas recebem a distribuição, que depende de critérios técnicos como tipo de cultura, safra entregue e volume total comercializado.

“O cooperado recebe esse retorno conforme a movimentação do produto entregue à cooperativa. A Frísia só pode realizar o fechamento quando toda a produção for vendida e expedida dos armazéns”, destacou Braga.

O período de distribuição também varia de acordo com o encerramento da comercialização da safra, processo que garante transparência e proporcionalidade na destinação dos recursos.

Leia mais:  Mapa lança atestado digital e reforça compromisso do Brasil com transparência e inovação no agro
Tradição e solidez cooperativista

A Frísia Cooperativa Agroindustrial é uma das mais antigas cooperativas do Brasil, com atuação consolidada em diversos segmentos do agronegócio. Ao longo de sua trajetória centenária, a entidade tem mantido políticas de incentivo à produtividade, sustentabilidade e valorização dos cooperados, impulsionando o desenvolvimento econômico regional.

Segundo Braga, o modelo de distribuição recorrente de resultados agrícolas vem sendo aplicado ao longo dos últimos anos, reforçando a solidez financeira e a gestão participativa que caracterizam a cooperativa.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Saiba mais sobre a gastronomia indígena Potiguara

Publicado

Desde os sete anos de idade, Kivia Lima da Silva aprendeu que o mar ensina muito mais do que o ofício da pesca. Foi na companhia dos avós, na proa das embarcações e entre os manguezais, que ela conheceu os segredos do marisco, da pesca artesanal e da culinária tradicional do povo Potiguara.

Mais do que cozinhar, Kivia preserva uma identidade. Em sua cozinha, bolos tradicionais e caldos típicos da cultura Potiguara carregam histórias, memórias e o modo de vida de uma comunidade que mantém uma relação profunda com os rios, o mar e os manguezais.

Para garantir que esses conhecimentos não se percam, ela tem um projeto cultural para compartilhar técnicas culinárias tradicionais com jovens marisqueiros e pescadores, fortalecendo a identidade cultural Potiguara. Dessa forma, desperta nas novas gerações o orgulho por suas origens.

O trabalho também representa uma oportunidade de transformação social. Ao ensinar receitas tradicionais ligadas à pesca artesanal, ela mostra que a gastronomia pode ser um caminho para geração de renda, autonomia e valorização da cultura indígena. “Tenho orgulho de realizar este sonho e promover a minha cultura”, resume Kivia Lima.

Leia mais:  Bolsas Mundiais Operam em Queda e Ibovespa Segue Cauteloso com Tensão Geopolítica e Ajustes no Mercado

Para ela, a iniciativa vai muito além da culinária. É uma oportunidade de incentivar outras indígenas pescadoras a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. Entre panelas, mariscos, memórias e saberes ancestrais, Kivia Lima Potiguara preserva a sua cultura.

Élen Gorski
Ministério da Pesca e Aquicultura

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana