Mato Grosso

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

Publicado

O governador Mauro Mendes reforçou sua defesa para que o crime de desmatamento ilegal no Brasil seja punido com a perda da terra aos infratores.

Nesta segunda-feira (15.04), ele usou o exemplo trazido pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que no domingo (14.04) mostrou o caso do fazendeiro que foi multado em R$ 2,8 bilhões após desmatar ilegalmente, com produtos químicos, mais de 80 mil hectares de uma área no pantanal mato-grossense.

“Esse é um grande absurdo ambiental. Uma única pessoa desmatou 80 mil hectares usando produto químico, com avião, o que dificulta a fiscalização, porque as árvores vão morrendo lentamente”, relatou.

Mauro parabenizou os órgãos envolvidos na operação (PJC, Sema, MPE e TJ), mas ponderou que esse caso é mais uma prova “de que as pessoas estão perdendo o medo da legislação brasileira”.

“Em um caso desse, o valor da multa é muito superior ao valor da terra. Por isso que eu tenho defendido e vou continuar defendendo: fez desmatamento ilegal, tem que perder a área, perdimento completo. Porque essa é a garantia que a área seria preservada”, ressaltou.

Leia mais:  CGE promove debate sobre avanços na ouvidoria e transparência

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais. 

“Esse mecanismo já está previsto na legislação brasileira para quem, na sua propriedade rural, planta maconha ou produz cocaína. Temos que endurecer a nossa legislação de maneira inteligente, para que seja respeitada por todos. Se esse cara tivesse ciência e tantos outros que, se desmatar ilegalmente ele perderia a sua terra, não arriscaria. Com o perdimento, vamos banir de vez esse tipo de crime no nosso país”, pontuou. 

O crime

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), realizou, entre os dias 8 e 12 de abril, a segunda fase da Operação Cordilheira, para cumprimento de ordens judiciais de arresto, sequestro e indisponibilidade de bens referente ao desmate químico em uma área de mais de 80 mil hectares de 11 propriedades no Pantanal.

Pelo crime ambiental cometido, um único infrator foi multado em mais de R$ 2,8 bilhões, a maior sanção administrativa já registrada pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT). 

Leia mais:  Evento do Governo de MT que homenageia a infância, Dia do SER Família Criança começa nesta quarta-feira (8)

A investigação foi iniciada em 2022, após denúncia de que uma propriedade rural, localizada no município de Barão de Melgaço (a 109 km de Cuiabá), estava utilizando agrotóxico na região do Pantanal com a finalidade de promover a limpeza de vegetação nativa, denominado “desmate químico”. 

A conduta investigada resultou na mortandade de espécies arbóreas mediante o uso irregular e reiterado de 25 tipos de agrotóxicos em área de vegetação nativa, promovendo o desmatamento ilegal em 11 propriedades rurais.  

A aplicação dos produtos tóxicos se deu por via aérea, o que agrava ainda mais a situação.

O Pantanal, por se tratar de área alagada, possibilita que as substâncias químicas sejam conduzidas pelas águas e atinjam a fauna, a ictiofauna e até mesmo os seres humanos, com a contaminação dos rios.

Além do órgão ambiental, a operação contou com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). 

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Bombeiros socorrem duas vítimas após acidente entre motocicleta e bicicleta em Cáceres

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na tarde desta terça-feira (13.10), duas mulheres envolvidas em acidente de trânsito após a colisão entre motocicleta e bicicleta, em Cáceres (a 217 km de Cuiabá).

A 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM) foi acionada, por volta das 13h19, para atender a um acidente de trânsito na região central.

No local, a equipe da Unidade de Resgate localizou uma mulher de 26 anos que havia sofrido uma queda de motocicleta após tentar desviar de uma bicicleta.

Os bombeiros realizaram o atendimento pré-hospitalar conforme protocolo de trauma e a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional do município.

Por volta de 16h54, a equipe foi acionada para um outro acidente envolvendo a colisão entre uma moto e uma bicicleta, no bairro Jardim Guanabara.

Ao chegar no endereço, os bombeiros localizaram uma mulher de 60 anos caída ao solo, consciente e com um corte atrás da cabeça e com dor intensa na perna esquerda.

Leia mais:  CGE promove debate sobre avanços na ouvidoria e transparência

Os militares realizaram os primeiros socorros e encaminharam a vítima para o Hospital Regional para atendimento médico. Não há informações sobre a causa do acidente.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana