O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (8.5), 2.500 mil filtros de barro para a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Os filtros serão distribuídos pela Prefeitura de Cuiabá às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede municipal de assistência social, reforçando as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio do acesso à água filtrada.
Foto: Jana Pessôa
A ação marca a conclusão da distribuição de 90 mil filtros destinados aos 142 municípios mato-grossenses nos últimos anos.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou a importância da parceria entre Estado e município para ampliar o alcance das políticas públicas.
“Essa entrega reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com as famílias que mais precisam. A parceria com a Prefeitura de Cuiabá é fundamental para garantir que esses filtros cheguem à população em situação de vulnerabilidade, promovendo saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças”, afirmou.
O filtro de barro brasileiro é reconhecido como um dos sistemas domésticos de purificação de água mais eficientes do mundo. Produzido com cerâmica porosa e carvão ativado, ele é capaz de reter até 99% de impurezas, como bactérias, cloro e metais pesados.
A secretária municipal de Assistência Social de Cuiabá, Hélida Vilela, ressaltou que os filtros representam um cuidado direto com a saúde da população.
“É uma ação de grande importância porque estamos falando de saúde e prevenção. Muitas famílias não têm acesso à água mineral e o filtro de barro contribui diretamente para garantir uma água mais segura dentro de casa. Isso impacta na qualidade de vida e no bem-estar da comunidade”, destacou.
Foto: Jana Pessoa
Hélida também agradeceu a parceria mantida entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá.
“Essa parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para fortalecer as políticas públicas de assistência social no município. É um trabalho conjunto que permite atender quem mais precisa, levando dignidade e mais cuidado às famílias cuiabanas”, completou.
A ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Wania Dantas (MDB), passou a ser cogitada como uma das possíveis candidatas a vice na chapa do senador Wellington Fagundes (PL), que disputa o Governo do Estado.
Nos últimos dias, o nome da ex-prefeita de Sinop e segunda suplente de senadora Rosana Martinelli também entrou nas articulações para a vaga. Rosana é candidata à Câmara dos Deputados, enquanto Wania Dantas disputa uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições deste ano.
Inicialmente, o nome ventilado para a vice foi o do empresário Marcelo Maluf, do Novo. A possibilidade avançou a ponto de Maluf constar formalmente na ata da convenção partidária como candidato a vice-governador na chapa de Wellington.
A composição, no entanto, mudou poucas horas depois. O PL apresentou uma nova formação à Justiça Eleitoral, desta vez com o médico Alencar Farina (PL) ocupando a vaga de vice.
Até o momento, Wellington Fagundes não se pronunciou oficialmente sobre quem será o candidato a vice em sua chapa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.