Mato Grosso

Governo de MT paga salários dos servidores estaduais nesta sexta-feira (27)

Publicado

O Governo de Mato Grosso paga, nesta sexta-feira (27.09), o salário e proventos dos servidores públicos da administração direta e indireta do estado. A folha de pagamento líquida referente ao mês de setembro é de R$ 702.597.946,02, conforme dados da Secretaria Adjunta do Tesouro Estadual, vinculada à Secretaria de Fazenda.

Do total da folha salarial, R$ 471,58 milhões são destinados ao pagamento dos servidores ativos, enquanto R$ 231,02 milhões serão direcionados aos inativos e pensionistas.

As ordens de pagamento já foram encaminhadas ao Banco do Brasil, e os valores estarão disponíveis para os servidores ao longo do dia 27 de setembro. O salário será liberado para todos, inclusive para aqueles que possuem portabilidade para outros bancos.

O pagamento dentro do mês de trabalho reforça compromisso do Governo de Mato Grosso com os servidores estaduais. Os salários são pagos de acordo com as datas previstas no calendário divulgado no início do ano, garantindo previsibilidade e segurança financeira aos servidores públicos estaduais.

Leia mais:  Veículos com placa final 0 devem ter seu Licenciamento pago até 31 de Outubro

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Especialistas debatem desafios e estratégias para redução dos acidentes de trânsito durante o Conesv

Publicado

Especialistas de diferentes áreas participaram dos painéis técnicos do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado nesta quarta e quinta-feira (24 e 25.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. As discussões abordaram temas relacionados à prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito, inovação tecnológica e fortalecimento das ações integradas de resposta às emergências.

A programação reuniu representantes de órgãos públicos, instituições de segurança, concessionárias, profissionais da saúde e especialistas que atuam diretamente na formulação de políticas públicas e no atendimento às ocorrências de trânsito. Ao longo dos debates, foram apresentadas experiências, estudos e estratégias voltadas ao aperfeiçoamento da segurança viária e à redução dos impactos causados pelos acidentes.

Entre os temas discutidos estiveram a integração operacional entre instituições que atuam nas rodovias brasileiras, os desafios impostos pelas novas tecnologias automotivas, como veículos elétricos e híbridos, o panorama da mortalidade no trânsito e os caminhos para o fortalecimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

O coordenador técnico do Conesv, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, destacou que os painéis promovem discussões entre gestores e representantes de diferentes instituições sobre temas relevantes para a segurança viária e a resposta às emergências.

Leia mais:  Com tema Corixos de Letra, Academia Mato-grossense de Letras realiza 6ª edição do projeto Casa Aberta

“Os acidentes de trânsito representam hoje a segunda principal causa de mortes por causas externas no Brasil. Por isso, este evento tem a finalidade de reunir as instituições e os profissionais que atuam na linha de frente da resposta às emergências nas vias brasileiras. Temos painéis de discussão que reúnem gestores e representantes de diferentes instituições para debater temas relevantes relacionados ao trânsito. A programação também conta com simulados operacionais, desafios técnicos e cursos de capacitação voltados à temática das emergências e da segurança no trânsito brasileiro”, destacou.

Um dos painelistas do congresso, o diretor de Assuntos Regulatórios da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Gilberto Martins, falou sobre os avanços tecnológicos da indústria automotiva e os desafios relacionados à regulamentação e à segurança veicular.

“Estamos passando por um momento de grandes transformações, principalmente quando falamos da transição da motorização para a eletrificação. A Anfavea tem trabalhado junto ao governo para avançar na regulamentação, seja em relação aos itens obrigatórios nos veículos, seja nos programas automotivos e nas regras de comercialização. Também temos avançado nas tecnologias de segurança, cada vez mais voltadas à automação e à inteligência artificial”, explicou.

Leia mais:  Campanha do Indea para atualização de rebanho começa nesta quarta-feira (1º)

Entre os participantes internacionais do congresso, o argentino Marcelo Radrizzani destacou a importância da cooperação entre os países e da troca de experiências para o fortalecimento das ações voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências.

“A cooperação internacional é muito importante para a segurança viária e para fortalecer a união entre os países. Iniciativas como esta permitem o intercâmbio de experiências e conhecimentos, principalmente entre os países latino-americanos. Viemos da Argentina com três bombeiros especializados em resgate veicular para aprender com as experiências dos outros participantes e também compartilhar os conhecimentos e os casos reais que vivenciamos em nosso país”, afirmou.

O Conesv segue até esta sexta-feira (26) com palestras, cursos, treinamentos práticos, simulados e competições técnicas, reunindo profissionais de diferentes regiões do país para o compartilhamento de experiências e o aperfeiçoamento das ações voltadas à preservação da vida no trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana