Várzea Grande

Grupo teatral da EMEB Salvelina Ferreira da Silva se apresenta na etapa estadual do Fetran

Publicado

O grupo teatral da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Salvelina Ferreira da Silva se apresentou nesta quarta-feira (2), no Cine Teatro Cuiabá, com o espetáculo “O Bosque”, concorrendo na categoria infantil. A apresentação integra a programação da etapa estadual da 21ª edição do Festival de Teatro para o Trânsito (Fetran), idealizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A apresentação dos alunos arrancou aplausos do público presente, que prestigiou o talento e a dedicação dos estudantes.

O professor de teatro, Edson Júnior Faria, disse que, como artista e docente, se sente feliz ao ver o resultado de tantos ensaios e aprendizados ser colocado em cena de maneira tão grandiosa.

“Minha função como professor e regente dessa turma é fazer com que o teatro os leve cada vez mais longe. Eu me dedico e ensino com muito empenho em cada etapa do processo, e assisti-los atuar com tamanha maestria e entrega é profundamente gratificante. Ver a evolução e o brilho nos olhos deles é a nossa maior conquista”, afirmou.

O professor também disse estar confiante para a premiação e com a certeza de que os alunos deram o melhor de si.

“Como criador do trabalho, converso muito com eles sobre o fato de serem crianças e os preparo para lidar com os sentimentos que ficam muito à flor da pele em uma competição. Torcemos muito para que a peça seja premiada e para que venha o melhor resultado, mas o meu papel também é ensiná-los a ter os pés no chão e maturidade para lidar com qualquer circunstância. Se o troféu vier, coroará uma jornada linda, mas o sentimento de dever cumprido e a excelência que eles apresentaram hoje ninguém nos tira. Eles foram simplesmente magistrais”, comemorou.

Leia mais:  GM flagra violência contra mulher e detém homem com passagens criminais no Centro de Várzea Grande

Para o inspetor da PRF, Ney Pedroso de Barros, a receptividade do público presente no Cine Teatro demonstra também que a qualidade dos espetáculos apresentados pelos grupos escolares tem sido uma das grandes surpresas do festival, evidenciando o potencial artístico dos alunos e o trabalho desenvolvido pelas unidades de ensino.

“Como acompanhamos todas as etapas, nós já sabíamos dessas surpresas, mas aí a gente fica analisando pela cara dos jurados e das pessoas que vieram de outros municípios para acompanhar esse trabalho. Isso tudo é fora do comum. Eu mesmo me surpreendo em cada peça que vejo, ainda mais com a qualidade e a performance dos alunos”, comentou.

O inspetor disse ainda que 20 espetáculos integram essa reta final do Fetran. Os grandes vencedores serão conhecidos no encerramento da programação, com a premiação marcada para sexta-feira (4), a partir das 14h45.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a participação das escolas da Rede Municipal no festival de teatro representa uma oportunidade para os estudantes desenvolverem talentos artísticos, ampliarem sua expressão cultural e, ao mesmo tempo, levarem ao público uma mensagem de conscientização por meio da arte.

Leia mais:  Servidor efetivo Michael Alves é o novo secretário interino da Saúde

“Essa iniciativa promovida pela PRF é muito importante e significativa, uma vez que aproxima a educação, a cultura e a formação cidadã, proporcionando aos estudantes experiências que vão além da sala de aula”, afirmou.

Finalistas

Além da EMEB Professora Sanvelina Ferreira da Silva, outras duas escolas da Rede Municipal participam da etapa final do Fetran.

O grupo teatral da EMEB Gonçalo Domingos de Campos (CAIC) se apresentou na terça-feira (1º), na categoria infantojuvenil, com a peça “Um segundo no trânsito”, sob a direção de Adriana Meireles.

Já a EMEB Professor Paulo Freire se apresenta na tarde desta quarta-feira (2), com o espetáculo “O circo no trânsito: sua conta está no vermelho”, na categoria infantojuvenil, sob a direção de Mônica Tatyane.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Guarda Municipal participa de forma especial do Festival de Teatro do Fetran

Publicado

A Guarda Municipal de Várzea Grande teve, nesta quarta-feira (2), participação especial na etapa estadual da 21ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro de Trânsito (Fetran), realizado no Cine Teatro Cuiabá. O convite partiu da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), como forma de reconhecimento aos serviços prestados pelo órgão de segurança municipal, especialmente pelas ações educativas desenvolvidas junto à comunidade escolar, como o teatro de fantoches.

A iniciativa utiliza personagens e histórias para levar às crianças, de maneira lúdica e divertida, orientações sobre segurança no trânsito. A proposta contribui para que os alunos aprendam sobre atitudes responsáveis, respeito às regras de circulação e a importância da participação de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro.

O inspetor da PRF Ney Pedroso de Barros destacou que a participação da Guarda Municipal no festival representa um reconhecimento à atuação do órgão municipal, que, além do trabalho de proteção e segurança, também desenvolve ações de caráter preventivo e educativo.

Leia mais:  Várzea Grande embarca para a etapa estadual dos Jogos Estudantis em busca de vagas na fase nacional

Segundo a representante da Guarda Municipal, Inês Guimarães, o convite da PRF reforça a importância da parceria entre os órgãos de segurança e demonstra que o trabalho desenvolvido nas escolas tem alcançado seu objetivo de formar, desde cedo, cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito.

“A presença da Guarda Municipal no Festival de Teatro do Fetran também evidencia a força da arte como instrumento de educação e conscientização, aproximando as instituições públicas das crianças e contribuindo para a construção de uma cultura de respeito e segurança no trânsito”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana