Ministério Público MT

Homem que assassinou jovem por causa de vídeo no TikTok vai a júri 

Publicado

Ryan Aparecido Correa, um dos autores do  assassinato da jovem Ellen Nascimento da Silva por causa de um vídeo publicado no TikTok, será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Brasnorte (a 579km de Cuiabá) nesta sexta-feira (14), a partir das 9h. Esse será o primeiro julgamento do caso. Os demais corréus irão a júri em outra data, ainda não definida. “Na defesa da vida humana, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso buscará de maneira incansável a realização da justiça com a condenação de todos os envolvidos nesse bárbaro assassinato”, afirma o promotor de Justiça substituto Jacques de Barros Lopes, que atuará no plenário. 

Ellen Nascimento da Silva foi morta com disparos de arma de fogo em abril de 2022. O corpo da jovem de 21 anos foi encontrado dias depois do crime na zona rural do município, com as mãos amarradas. Integrante de uma facção criminosa, Ryan Aparecido Correa teria sido o autor dos primeiros disparos contra a vítima. Segundo apurado durante as investigações, Ellen foi assassinada após publicar um vídeo na rede social TikTok fazendo inocentemente um gesto com as mãos (sinal “três”), o que teria sido interpretado pelo Comando Vermelho de Brasnorte como apoio à facção rival PCC.

Leia mais:  Acordo garante melhorias no entorno do Complexo Pomeri em Cuiabá

Foto: TJMT.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

Liminar do TJMT mantém investigação de estupro de vulnerável

Publicado

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) obteve decisão liminar favorável no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que suspendeu o arquivamento de um inquérito policial que apura um crime de estupro de vulnerável na Comarca de Tapurah.A medida foi concedida pela desembargadora Gabriela Knaul Albuquerque, relatora do Mandado de Segurança Criminal impetrado pelo MPMT contra decisão da então Vara Única da comarca, que havia determinado de ofício o encerramento da investigação.O mandado de segurança foi ajuizado pela 1ª Promotoria de Justiça de Tapurah, por meio do promotor de Justiça Marlon Pereira Rodrigues, após o Juízo de primeiro grau indeferir um pedido de prorrogação de prazo para a realização de diligências complementares e, na sequência, determinar o arquivamento do inquérito policial sem manifestação ministerial pelo encerramento do caso.Na impetração, o MPMT argumentou que o arquivamento determinado de ofício representou interferência em atribuição constitucional do Ministério Público, titular exclusivo da ação penal pública. Conforme destacou o promotor de Justiça Marlon Pereira Rodrigues, a investigação possuía diligência essencial e viável ainda pendente de realização.Ao analisar o pedido liminar, a desembargadora relatora reconheceu, em juízo preliminar, a relevância das alegações apresentadas pelo Ministério Público. Na decisão, destacou que o sistema processual penal brasileiro é regido pelo modelo acusatório, no qual cabe ao Ministério Público formar sua convicção acerca da possibilidade de denúncia, da necessidade de novas diligências ou do arquivamento da investigação.A relatora ressaltou ainda que o requerimento ministerial não consistia em simples pedido genérico de prorrogação, uma vez que foram especificadas diligências concretas e sua finalidade para a conclusão da investigação.Com a concessão da liminar, ficam suspensos os efeitos da decisão que determinou o arquivamento do inquérito policial, preservando-se a possibilidade de realização das diligências consideradas necessárias pelo Ministério Público até o julgamento definitivo do mandado de segurança pela Turma de Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça.O MPMT ressalta que, em razão do segredo de justiça que protege a identidade das vítimas, não serão divulgadas informações adicionais sobre o caso concreto ou quaisquer dados que possam, direta ou indiretamente, identificá-las.

Leia mais:  Acordo garante melhorias no entorno do Complexo Pomeri em Cuiabá

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana