Agro News

IFPA reúne líderes do setor em Campinas para discutir inovação, consumo e logística na cadeia de FFLVO

Publicado

Evento da IFPA promove debate estratégico sobre o futuro do FFLVO

A International Fresh Produce Association (IFPA) realizará, no dia 18 de março, em Campinas (SP), o Café da Manhã IFPA 2026, encontro que reunirá lideranças, produtores, varejistas e especialistas da cadeia de frutas, flores, legumes, verduras e ovos (FFLVO).

O objetivo do evento é promover um debate estratégico sobre os desafios e oportunidades do setor, reunindo diferentes elos da cadeia produtiva para discutir caminhos que ampliem a competitividade e a rentabilidade do segmento.

Tema do encontro destaca inovação, consumo e logística

Com o tema “Além da Safra: Inovação, Consumo e Logística para um FFLVO mais lucrativo”, o encontro propõe uma análise aprofundada das perspectivas do mercado para 2026.

A programação inclui um painel de especialistas que irão discutir fatores considerados decisivos para o desenvolvimento do setor, como ganho de eficiência, evolução do consumo e melhorias na logística, pontos fundamentais para o crescimento sustentável da cadeia produtiva.

Especialistas apresentam dados, tendências e perspectivas do setor

Durante o evento, representantes de diferentes segmentos do FFLVO irão compartilhar dados de mercado, tendências e projeções, oferecendo subsídios para a tomada de decisão de varejistas e demais agentes do setor.

Leia mais:  UNICA reforça validade do RenovaBio e cobra clareza na cadeia de combustíveis

Entre os participantes confirmados estão:

  • Renato Opitz, diretor do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor);
  • Manoel Oliveira, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort);
  • Ligia Falanghe Carvalho, sócia-diretora da Jaguacy e integrante do Conselho Brasil da IFPA;
  • Francisco Homsi, vice-presidente e Chief Customer Officer (CCO) da Rede OBA Hortifruti.

Os especialistas irão abordar oportunidades de crescimento e estratégias que podem fortalecer a competitividade do setor no cenário atual.

Debate busca soluções para toda a cadeia produtiva

Segundo Valeska Ciré, representante da IFPA no Brasil, a programação foi estruturada para oferecer conteúdo relevante e alinhado ao contexto econômico atual.

De acordo com ela, o objetivo é promover um ambiente de troca de informações que favoreça a geração de negócios em toda a cadeia, do produtor ao varejista, incluindo fornecedores de insumos e operadores logísticos.

A discussão será orientada por quatro pilares estratégicos da entidade:

  • Inovação e tecnologia, com foco em ferramentas e soluções que estão transformando a produção e a distribuição;
  • Tendências de consumo, analisando o comportamento do consumidor e as formas de agregar valor aos produtos;
  • Eficiência logística, buscando transformar desafios de transporte e armazenamento em vantagem competitiva;
  • Demandas do varejo, aproximando produtores e fornecedores das expectativas dos grandes compradores.
Leia mais:  Estoques globais de algodão caem e sustentam preços na Bolsa de Nova York com demanda asiática aquecida
Evento conta com patrocínio e apoio institucional

O Café da Manhã IFPA 2026, em Campinas, conta com o patrocínio das empresas associadas Igarashi, Produtores do Bem, IFCO, Berry Good, Forth Jardim, Norte Fruit, Bananas Correia, Joost Kalanchoe e Rei.

O encontro também recebe apoio institucional de CEASA Campinas, Ibrahort, Ibraflor, Instituto Agronômico (IAC) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

MPA alcança marca de 1.000 Certificados de Admissibilidade para exportação de pescado aos EUA

Publicado

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) alcançou a marca de 1.000 Certificados de Admissibilidade (COA) emitidos para cargas de pescado e produtos pesqueiros destinados aos Estados Unidos. O resultado reforça a atuação do Ministério no controle e na rastreabilidade da produção pesqueira brasileira e na certificação exigida para acesso ao mercado norte-americano. 

O COA passou a ser exigido pelos Estados Unidos a partir de 1º de janeiro de 2026 para determinados produtos pesqueiros importados. O documento atesta que a carga não está sujeita às restrições de importação previstas na legislação norte-americana de proteção aos mamíferos marinhos, contribuindo para a comprovação da conformidade e da origem legal do pescado brasileiro. 

A maioria dos certificados foi analisada, emitida e encaminhada às empresas exportadoras em menos de 24 horas. A agilidade demonstra a capacidade do MPA de assegurar o rigor necessário à verificação das informações sem comprometer a resposta às demandas do setor produtivo. 

A rapidez no processo é especialmente importante para produtos de maior perecibilidade, como pescados frescos e congelados, contribuindo para que as cargas brasileiras cheguem ao mercado dos Estados Unidos com qualidade, segurança e regularidade. 

Leia mais:  Cerrado Mineiro inova com avaliação de doçura em concurso de cafés

A emissão do milésimo COA representa, assim, um avanço na capacidade operacional do MPA para atender às demandas de certificação e, ao mesmo tempo, fortalecer os mecanismos de controle necessários à comercialização internacional do pescado brasileiro. 

ASCOM
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana