Mato Grosso

Indea conclui 4º Ciclo do Plano Integrado de Vigilância em Doenças dos Suínos e atesta que MT segue livre de peste suína clássica

Publicado

Mato Grosso segue livre de peste suína clássica (PSC). Esse destaque positivo à suinocultura mato-grossense consta no relatório final do 4º Ciclo do Plano Integrado de Vigilância em Doenças dos Suínos (PIVDS), elaborado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e estruturado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nos 16 estados atualmente reconhecidos como livres da Peste Suína Clássica (PSC).

Nos trabalhos do 4º ciclo do PIVDS, realizados entre julho de 2024 a junho de 2025, foram executadas vigilâncias clínicas e sorológicas, monitoramento sorológico de javalis abatidos, além da certificação de granjas de reprodutores suínos, e ainda atendimento a propriedades com suínos que apresentaram sinais clínicos que poderiam estar relacionados a casos de PSC.

Durante a vigilância sorológica foram coletadas 1.447 amostras em 105 propriedades de 62 municípios. Nessas coletas, todas deram negativas para a presença de peste suína clássica. Já na vigilância clínica 137.867 suínos de 103 propriedades rurais, instaladas em 61 municípios, foram vistoriados e nenhum deles apresentou sinais clínicos da PSC.

Leia mais:  Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos

Esses resultados, de acordo com a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Suidea (PESS) do Indea, Daniella Schettino, garantem a Mato Grosso a manutenção da certificação de livre da peste suína clássica, conquistada em 2016 com o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). “A manutenção dessa certificação permite que a carne suína aqui produzida continue apta aos mercados internacionais exigentes às regras de sanidade”, reforça a médica veterinária Daniella Schettino.

Durante o 4º ciclo do PIVDS foram envolvidas as 14 unidades regionais do Indea, médicos veterinários oficiais e agentes fiscais.

“A realização desse acompanhamento anual é essencial não somente para monitorar se aqui há a presença de peste suína clássica, mas também para observar a sanidade desses animais e ajudar a prevenir possíveis surtos. Além disso, suínos asselvajados, como javalis, também devem ser testados todas as vezes que forem abatidos em atividade de manejo populacional. Por isso pedimos que os agentes de manejo nos ajude, contribuindo com a entrega de soros colhidos ao Indea, para que possamos fazer análises desse material”, acrescenta a médica veterinária.

Leia mais:  Procon-MT convida população para participar de evento em alusão ao Dia Mundial do Consumidor

O PIVDS foi publicado em 2021 com as ações iniciadas em 2022, e substituiu a Norma Interna 05 de 2009, atualizando a execução de ações de vigilância nos estados da Zona Livre de PSC do Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Publicado

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia mais:  Polícia Militar prende nove criminosos suspeitos de latrocínio contra idoso em Sinop

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia mais:  Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana