Pesquisar
Close this search box.

Mulher

‘Já curei traumas muito profundos com personagens’, diz Gilda Nomacce

Publicado

'Já curei traumas muito profundos com personagens', declara Gilda Nomacce, atriz de
Thom Foxx

‘Já curei traumas muito profundos com personagens’, declara Gilda Nomacce, atriz de “Cidade Invisível” (Netflix) e “Desejos S.A.” (Star+)

Se pudéssemos usar um termo para definir Gilda Nomacce , esse seria “sensibilidade”. Aos 52 anos, a atriz de “Cidade Invisível” (Netflix) e “Desejos S.A.” (Star+) acredita estar vivendo o auge de sua carreira. “Tenho realizado muitos sonhos como uma mulher madura. Cada um tem uma fase para realizações. O mundo pode até te olhar como ‘senhora’, mas, na minha perspectiva, estou em plena ascensão”, declarou a artista, em entrevista ao iG Delas.

Acumulando mais de 98 papéis ao longo da carreira, Gilda agora se prepara para o futuro lançamento de seu mais novo projeto, “Tarã” (Disney+), seriado em que atua ao lado de estrelas como Xuxa, Angélica e Fafá de Belém. Na trama, ela interpreta a vilã Regina, que é Secretária do Meio Ambiente. Dividir cenas com a Rainha dos Baixinhos foi bastante “especial”, diz Nomacce. “Durante o voo para o Acre, onde aconteceram as gravações, fiquei projetando como seria estar em cena com ela. Realmente foi especial, filmamos uma sequência com explosões e efeitos visuais. Estou ansiosa para ver o resultado”.

Para alguém que já deu vida a tantos personagens, como é o caso de Gilda Nomacce, o trabalho costuma ser “terapêutico”. “Diversas personagens me trouxeram uma vida que não poderia ter se tivesse vivido apenas a minha. Já curei traumas muito profundos com personagens. Por estar muito identificada com a situação, posso enxergar coisas que muitas vezes parecem ser impossíveis de entender”, comenta a atriz.

“Quase como uma terapia”, compara ela. “Porque quando você está na terapia, você transfere essas questões e começa a observar, com o seu terapeuta, um outro olhar que era impossível até aquele momento. Então, para mim, as personagens são muito terapêuticas”, justifica Gilda. Veja a seguir a entrevista completa com a artista:

Leia mais:  Médica endocrinologista fala sobre gatilhos para a compulsão alimentar

IG DELAS: Gilda, você saiu de Ituverava, no interior de São Paulo, para tentar a sorte na carreira de atriz. Você sempre sonhou em atuar? Como foi a sua trajetória?

Gilda Nomacce: No interior, ainda existe muita deficiência de espaços culturais, teatros e cinemas. O que tinha foi transformado em lojas de departamentos ou igrejas. Antes, eram apenas dois cinemas, os locais mais maravilhosos em Ituverava.

Quando nasci, meu irmão Cico estava no cinema e foi avisado no meio da sessão sobre meu nascimento. Para alguns, essa conexão pode ser boba, mas acho um sinal, uma sincronicidade. Foi um aviso. Desde sempre, falava que ia ser atriz, e o porquê não sei. Apesar da minha família não ser de artistas, meu irmão é muito sensível e desenhava desde criança. Mesmo com grande talento nas artes plásticas, não quis seguir. Minha mãe era professora, mesmo que não tenha sido artista, era uma contadora de histórias incrível e substituía os nomes dos personagens das histórias clássicas por nossos nomes; meus e dos irmãos e primos. E isso fez com que a minha cabeça e imaginação fossem sempre livres. Logo, convivi muito com a arte. Até mesmo meu nome, Gilda, divido com uma personagem do cinema clássico. Sempre ouvi a frase “Nunca houve mulher como Gilda”, não sei o quanto isso influenciou [a escolha do nome]. Meu avô também pintava, desenhava. Então, acho que sou de uma família de artistas que não fizeram carreira.

Você acumula uma extensa lista de papéis em sua carreira, tanto na TV (incluindo streaming), quanto no cinema e no teatro. Em todos esses anos, teve alguma personagem que mais te marcou? Por que?

Tem aquelas que se destacam porque mudam as nossas vidas. A personagem que mais mudou a minha vida foi a Shirley, de “O Que Você Foi Quando Era Criança”, escrita por Lourenço Mutarelli. Foi uma peça que recebeu muita atenção, e meu trabalho alcançou cineastas que me convidaram para as primeiras experiências nas telonas. Acredito que a Lucimar, de “Desejos S.A.”, esteja mudando a minha vida novamente. Muitas mudaram, mas pontuo essas duas. Shirley e Lucimar me trazem coisas muito fortes, importantes na construção da minha carreira.

Leia mais:  10 táticas usadas por abusadores emocionais para te manipular

Agora falando um pouco sobre beleza e autoestima: aos 52 anos, como você lida com o passar da idade? Ser atriz torna esse processo mais difícil?

Mesmo para a criança já existe uma idealização da beleza. E na adolescência isso pode se tornar um lugar opressor, sobretudo para a mulher, com estes ideais muito ligados à juventude. Também não ficamos falando toda hora da beleza do homem. Eles não escutaram por décadas que são “bonitos para a idade”. Me sinto uma mulher com muita energia, disposição, curiosidade com a vida e para quais caminhos ainda vou trilhar. Hoje, conhecendo muitas mulheres, suas questões, nossas lutas, percebo que a questão da beleza ficou no estrutural. Não é um lugar que me acolhe e nem me desampara mais.

Nos últimos anos, temos falado mais abertamente sobre temas como o etarismo. Você já vivenciou esse tipo de preconceito?

Ser atriz ocupou praticamente a minha vida inteira e, nesta atividade, é um valor muito alto ter experiência e idade. Claro que na dramaturgia tem muito mais papéis para jovens, mas estou no streaming com uma protagonista aos 52 anos. Já senti olhares diminutivos por ser uma mulher mais velha, mas isso está mudando. Acredito que se fosse mais jovem teria mais possibilidades de papéis, mas estou bem satisfeita com minhas oportunidades atualmente, porque são personagens que exigem uma complexidade em que estou disposta a trabalhar. Os outros podem até me colocarem nesse lugar, mas jamais irei me colocar nesse preconceito etário.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Aprenda como limpar chinelo branco e encardido

Publicado

Aprenda como limpar chinelo branco e encardido
Foto: Reprodução

Aprenda como limpar chinelo branco e encardido

O chinelo branco é uma peça clássica e que combina com qualquer roupa despojada. Ele pode ser a escolha perfeita para dar um passeio no parque, ir a praia e até mesmo para o dia a dia. Contudo, o grande contra dessa sandália é que além de sujar com facilidade ela também pode ficar encardida. E como ninguém quer ficar com um chinelo com aparência de velho, nós preparamos um passo a passo ensinando como limpar chinelo branco.

Como limpar chinelo branco de forma simples

Todo mundo tem ou já teve um chinelo branco que ficou sujo e encardido, e que mesmo após a lavagem ele não melhorou muito a aparência. Se esse é o seu caso, saiba que não precisa se desfazer do seu calçado. Existem formas de deixar o seu chinelo branco como novo e, acredite, é mais simples do que você imagina!

Faça uma pré-lavagem do chinelo para tirar as manchas

Antes de tentar desencardir o seu chinelo sempre faça uma pré-lavagem para retirar possíveis manchas e facilitar a limpeza. Para fazer essa pré-lavagem você irá precisar de:

  • escova
  • vasilha
  • sabão de coco
  • bicarbonato de sódio
  • vinagre de álcool

Confira agora o passo a passo de como fazer a pré-lavagem:

1. Prepare a mistura de bicarbonato e vinagre

Em uma vasilha pequena, acrescente 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 2 colheres (sopa) de vinagre vinagre de álcool. Misture um pouco até formar uma pasta cremosa. Se você precisar de mais, basta dobrar a receita.

2. Aplique a pasta no chinelo

Espalhe a pasta por todo o calçado com o auxílio de uma escova. Esfregue bem e deixe a solução agir por 10 minutos. Esfregue novamente e lave seu chinelo em água corrente para retirar a pasta.

3. Deixe secar naturalmente

Após realizar os passos anteriores, deixe o chinelo secar na sombra.

Lave o chinelo e finalize a limpeza em 3 passos simples

Após realizar a pré-lavagem você notará que o seu chinelo já estará mais limpo. Mas caso ele ainda esteja um pouquinho amarelado, basta usar o método de limpeza que ensinaremos a seguir. Para realizar a limpeza você irá precisar de:

  • um recipiente pequeno
  • escova de dente velha para limpeza
  • 2 colheres (sopa) de pasta de dente branca (não use pastas coloridas pois podem manchar o calçado)
  • 200 ml de água morna

Confira agora o passo a passo completo:

Passo 1: Em um recepiente pequeno, dilua a pasta de dente branca nos 200ml de água morna. Quando a mistura estiver bem homogênea, aplique no chinelo.

Leia mais:  10 táticas usadas por abusadores emocionais para te manipular

Passo 2: Com a ajuda da escova de dente, escove toda a sandália, focando nos cantos e nas áreas mais encardidas. Em seguida, deixe o chinelo descansar 5 minutos com a mistura ainda nele.

Passo 3: Após esse tempo, enxágue o chinelo em água corrente. Caso seja necessário, exague novamente até que toda a mistura seja retirada.

Dependendo da situacao do seu chinelo após a pré-lavagem, o método acima pode não ser suficiente para desencardir o chinelo. Se isso acontecer, temos uma opcão um pouco mais pesada: água oxigenada e vinagre branco.

A solução de água oxigenada e vinagre branco é muito eficiente para limpar superfícies encardidas, mas também é mais abrasiva. Por isso recomendamos que use o método a seguir como última opção.

Como limpar seu chinelo branco com água oxigenada

Para realizar essa limpeza pesada você irá precisar de:

  • recipiente pequeno
  • escova de dente velha para limpeza
  • 4 colheres (sobremesa) de água oxigenada
  • 4 colheres (sobremesa) de detergente neutro
  • 2 colheres (chá) de vinagre

Confira agora o passo a passo:

Passo 1: Em um recipiente pequeno, misture a água oxigenada, o vinagre e o detergente até obter uma mistura homogênea.

Passo 2: Aplique a mistura na sua sandália e esfregue todo o chinelo com o auxílio da escova. Em seguida, deixe a mistura agir por 15 minutos.

Passo 3: Após os 15 minutos, esfregue mais um pouco o chinelo, se achar necessário você pode usar uma escova com cerdas de nylon. Deixe agir por mais 15 minutos. Após esse tempo, enxágue o chinelo em água corrente e deixe secar na sombra.

Tem como deixar o chinelo branco por mais tempo?

Bom, não existe método mágico para manter a brancura do seu chinelo, mas há alguns cuidados que você pode tomar. Primeiro, evite usar cloro e deixar seu chinelo exposto ao sol por longos períodos. Fazer isso resseca a borracha do calçado e pode causar o aspecto amarelado tão indesejado.

Outra dica para deixar o seu chinelo branco por mais tempo é lavá-lo com frequência. Evite deixá-lo sujo por muito tempo para evitar manchas. Sempre que derrubar algo nele, limpe imediatamente. Se você procurar lavar o seu chinelo com sabão de coco e água pelo menos uma vez a cada duas semanas, não terá tanto trabalho para retirar o encardido do chinelo.

Created with AIPRM Prompt “Human Written |100% Unique |SEO Optimised Article”

Outline of the Article

  1. Introdução: Entendendo o Problema

    • O que é o problema do chinelo amarelado?
    • Por que é importante evitar que isso aconteça?
  2. Causas do Amarelamento dos Chinelos

    • Exposição ao sol e calor
    • Acúmulo de sujeira e oleosidade
    • Reação química com produtos de limpeza inadequados
  3. Dicas para Evitar que o Chinelo Fique Amarelado

    • Limpeza regular com sabão neutro
    • Evitar a exposição prolongada ao sol
    • Armazenamento adequado
  4. Produtos e Métodos de Limpeza Eficientes

    • Vinagre branco
    • Bicarbonato de sódio
    • Água oxigenada
  5. Cuidados Específicos com Diferentes Tipos de Chinelos

    • Chinelos de borracha
    • Chinelos de couro
    • Chinelos de tecido
  6. Manutenção Diária e Preventiva

    • Enxágue após o uso
    • Secagem adequada
    • Uso de protetores solares
  7. Alternativas Sustentáveis de Limpeza

    • Produtos naturais
    • Métodos de limpeza eco-friendly
  8. Importância da Prevenção e Manutenção

    • Prolongamento da vida útil dos chinelos
    • Economia financeira
  9. Conclusão: Mantendo seus Chinelos Como Novos

    • Recapitulação das principais dicas e pontos-chave
  10. FAQs sobre Prevenção de Amarelamento de Chinelos

    • Quanto tempo leva para um chinelo ficar amarelado?
    • É possível reverter o amarelamento dos chinelos?
    • O uso de água sanitária é recomendado para limpar chinelos?
    • Chinelos de todas as cores podem ficar amarelados?
    • Como posso evitar que meus chinelos de couro fiquem amarelados?
Leia mais:  Aleitamento Materno: 82% das brasileiras nunca doaram leite humano

Como Evitar que o Chinelo Fique Amarelado

Introdução: Entendendo o Problema

Os chinelos são calçados populares e versáteis, ideais para uso casual e momentos de relaxamento. No entanto, um problema comum que muitos enfrentam é o amarelamento dos chinelos ao longo do tempo. Entender as causas desse fenômeno e aprender como evitá-lo é essencial para manter seus chinelos com uma aparência fresca e duradoura.

Por que o chinelo fica amarelado

O amarelamento dos chinelos pode ser atribuído a várias razões, sendo as principais:

  • Exposição ao sol e calor: A luz solar intensa e o calor excessivo podem causar alterações na cor dos materiais dos chinelos, levando ao amarelamento.

  • Acúmulo de sujeira e oleosidade: O uso frequente dos chinelos, principalmente em ambientes sujos ou oleosos, pode resultar no acúmulo de sujeira e oleosidade, contribuindo para o amarelamento.

  • Reação química com produtos de limpeza inadequados: O uso de produtos de limpeza agressivos ou inadequados pode causar danos aos materiais dos chinelos, levando ao amarelamento.

Como evitar que o chinelo fique amarelado

Para manter seus chinelos com uma aparência fresca e evitar o amarelamento, faça a l impeza regular com sabão neutro para remover sujeira e oleosidade acumuladas, evite deixar o calçado exposto por muito tempo ao sol e a rmazene adequaduadamente o chinelo. Guarde seus chinelos em locais frescos, secos e arejados quando não estiverem em uso para evitar danos causados pela umidade e calor excessivos.

Se você gostou do nosso passo a passo, poderá gostar do nosso guia de como lavar tênis branco e das nossas dicas de como tirar manchas de roupas brancas .

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana