Mato Grosso

Laboratório inaugurado na UFMT amplia parceria científica entre China e Brasil

Publicado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico esteve presente, nesta segunda-feira (21.7), na cerimônia de inauguração do Laboratório de Alimentação Sustentável da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, realizado em parceria com a Universidade do Sul da China. O evento representa mais um avanço nas relações de cooperação científica e tecnológica entre Brasil e China, com foco na segurança alimentar e na sustentabilidade da produção agropecuária.

A Sedec tem atuado como facilitadora de articulações entre instituições mato-grossenses e universidades chinesas. Desde 2022, a pasta viabilizou projetos conjuntos com a UFMT, como o estudo sobre a prevalência de Salmonella em pisciculturas e o desenvolvimento de tecnologias para sua prevenção.

A iniciativa é resultado da adesão da UFMT ao CLAC-SFIC (China, Latino-América e Caribe – Centro de Inovação de Produção Sustentável de Alimentos), um projeto internacional que prevê a criação de subcentros em diferentes países. O objetivo é integrar as vantagens da China e da América Latina na área da ciência e tecnologia agrícola, por meio da construção de uma rede de cooperação internacional que reúna academia, setor produtivo e inovação tecnológica.

Leia mais:  Produtores de pequena escala comercializam R$ 1 mil em 20 minutos de feira

A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia, Linacis Silva Vogel Lisboa destacou a relevância da parceria para os avanços no campo da pesquisa e da inovação.

“Mato Grosso só chegou até aqui por causa de todo o investimento em pesquisa realizado mas, para avançar nos desafios de produtividade, climáticos, entre outros, e contribuir para a segurança alimentar, a pesquisa é fundamental. Acreditamos que, com esta parceria, potencializamos ainda mais o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Durante o evento, Yang Weicai, representante do Laboratório Nacional de Yazhouwan, reforçou a importância da cooperação internacional diante dos desafios atuais.

“A segurança alimentar é vital para a sobrevivência e desenvolvimento humano, e no atual cenário global complexo e imutável, aprofundar as cooperações internacionais é uma urgência mais necessária do que nunca. Que este evento seja um novo ponto de partida para trabalharmos juntos rumo a um futuro mais próspero e sustentável para a humanidade”, declarou.

A estrutura recém-inaugurada na UFMT atuará em temas estratégicos como fertilizantes e defensivos sustentáveis, automação da produção, aproveitamento energético de resíduos e integração entre pastagens e florestas.

Leia mais:  Liberação de crédito pela Desenvole MT cresce 71,23% no primeiro semestre de 2024

O senador da República Wellington Fagundes também participou da cerimônia e ressaltou o papel estratégico da China para o comércio e a cooperação brasileira.

“Desde 2009, a China ostenta a posição de maior parceiro comercial do Brasil. Em 2024, a China foi o principal destino das exportações brasileiras, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil. Agora, nossos países constroem mais uma ponte nesse campo tão relevante que é a segurança alimentar sustentável”, disse.

A reitora da UFMT, Marluce Silva destacou o compromisso da universidade com a pesquisa científica voltada ao desenvolvimento sustentável.

“Trata-se do início de uma relação e, nesse movimento, a UFMT se compromete a desenvolver pesquisas de alta qualidade tanto para o aumento da produção do setor da agropecuária mato-grossense, trazendo mais perto a agricultura familiar e tendo como eixo condutor a conquista da produção sustentável sem a emissão de carbono”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Projeto de jiu-jitsu fortalece protagonismo e identidade cultural de estudantes indígenas em Brasnorte

Publicado

A Escola Estadual Indígena Tapurá Irantxe, localizada no município de Brasnorte, tem promovido a integração entre educação, esporte e valorização cultural por meio do Projeto Tamukan. A iniciativa utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de formação para estudantes, profissionais da educação e membros da comunidade do povo Manoki.

Desenvolvido no ambiente escolar, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a saúde física e mental, promover a defesa pessoal e contribuir para a prevenção da violência. A iniciativa também reforça a valorização da identidade cultural indígena, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens da comunidade.

Reconhecida como a primeira equipe indígena de jiu-jitsu de Mato Grosso, o Projeto Tamukan tem se consolidado como um espaço de aprendizagem, disciplina e fortalecimento do protagonismo juvenil. As atividades são realizadas sob orientação técnica do professor Felipe Tamuxi e contam com o apoio da gestão escolar.

De acordo com o diretor da unidade, Edivaldo Mampuche, o projeto nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento na própria comunidade. Ele destaca que, desde o início, a escola busca unir esporte, educação e cultura, fortalecendo valores como disciplina, responsabilidade e respeito, sem perder a conexão com as tradições do povo Manoki.

Leia mais:  Polícia Militar recupera veículo roubado e apreende armas de fogo em Cuiabá

“Nosso objetivo, ao implantar o projeto, foi oferecer aos estudantes uma oportunidade de prática esportiva na comunidade, evitando deslocamentos e garantindo mais segurança para eles. Ao mesmo tempo, buscamos construir uma iniciativa que fortalecesse a disciplina, o compromisso com os estudos e a participação dos jovens nas atividades culturais e comunitárias”, disse.

Ainda segundo ele, “o jiu-jitsu tem se mostrado uma importante ferramenta de formação, contribuindo para o fortalecimento da identidade do povo Manoki e para o desenvolvimento dos estudantes”, completou o diretor.

Os resultados obtidos pelos atletas em competições esportivas refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na etapa Norte do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu 2026, realizada na última semana, entre os dias 30 e 31 de maio, em Sorriso, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana