Cuiabá

Lilo propõe atendimento prioritário para pacientes com hanseníase

Publicado

16/04/2024
Lilo propõe atendimento prioritário para pacientes com hanseníase
Em uma iniciativa pioneira, o vereador Lilo Pinheiro (PP) apresentou o projeto de lei 61/2024, que visa estabelecer políticas públicas para o combate às sequelas e complicações em pacientes com hanseníase. A proposta promete transformar o atendimento à saúde no município.
O projeto de lei determina a criação de atendimentos prioritários para a população afetada pela doença, com especial atenção às especialidades de oftalmologia, odontologia, ginecologia para colocação de DIU em mulheres em idade fértil e endocrinologia. A medida busca prevenir agravos e reduzir as sequelas em pacientes, garantindo duas vagas semanais em cada especialidade médica.
A justificativa do projeto ressalta a necessidade de maior atenção do poder público à hanseníase, uma doença milenar que ainda carrega um grande estigma social. As sequelas oculares e dentárias, bem como os riscos associados ao uso de medicamentos como a talidomida, são destacadas como pontos críticos que demandam atenção imediata.
“É descrito em fontes científicas que os pacientes sofrem sequelas oculares, como a perda da acuidade visual, além de cataratas que são rapidamente evoluídas com prognóstico ruim, sendo assim, a necessidade de atendimento prioritário na especialidade de oftalmologia”, justificou o vereador no projeto apresentado no dia 05 de março.
Com a aprovação deste projeto, espera-se que o Poder Executivo Municipal regulamente a lei em até 90 dias após sua publicação, proporcionando aos pacientes de hanseníase um atendimento mais ágil e eficaz, e mitigando os riscos de complicações decorrentes da doença.
A iniciativa é um marco importante na luta contra a hanseníase em Cuiabá e pode servir de exemplo para outras cidades no tratamento desta condição negligenciada. A expectativa é que, com a implementação dessa política, os pacientes possam ter uma melhor qualidade de vida e um futuro mais promissor.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Projetos que fortalecem direitos dos consumidores são aprovados em Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Alunos de Cuiabá plantam 259 mudas de árvores na Orla do Porto

Publicado

Setenta criancas matriculadas no 5º ano da Escola Municipal Tereza Lobo participaram na quarta-feira (12) de um plantio de 250 árvores na região da Orla do Porto de Cuiabá. Durante a ação, servidores da Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana), fez a limpeza dos arredores para garantir a higiene do local.

O projeto “Plantar ” visa trabalhar a consciência de novas gerações para a importância de manter o lema “Cuiabá Cidade Verde”, potencializando o surgimento de árvores para conter a alta temperatura climática.

O projeto, idealizado pelo vereador Mario Nadaf, tem o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Limpeza Urbana.

No primeiro dia, foram plantadas 259 árvores armamentais e de sombra. São exemplos disso Ypê Branco, Rosa , Amarelo , Grande Porte , Ypé de Jardim de pequeno porte e oiti (grande porte).

De árvores frutíferas, foram plantadas de pequeno e grande porte: cajazinho, amora, araça, acerola, jaboticaba, cajú, bocaiúva e outros.

“A ecologia e o meio ambiente são temas que precisamos ensinar as crianças não apenas em sala de aula. Mas, na prática, para ter a conscientização e saber preservar. É o que estamos vivenciando com este projeto”, elogia o professor Gabriel Magalhães, diretor da escola Tereza Lobo.

Leia mais:  HMC faz mutirão de cirurgias plásticas vítimas de queimaduras

O secretário de Planejamento Urbano, Afonso Portocarrero saiu em defesa classificando a ação como exemplo de micropolítica sustentável.

“O Meio Ambiente é como cuidar da casa. A cidade nasce, vive e morre. Queremos trabalhar a consciência de novas gerações. Um ato simples de plantio que representa muito para o meio ambiente. Trabalhar o verde de forma mínima estimula a consciência e impulsiona ações maiores”, afirma.

O vereador Mário Nadaf agradeceu o apoio do prefeito Abilio Brunini em manter a execução do projeto que contribui para resgatar Cuiabá como Cidade Verde.

“O prefeito tem muita sensibilidade neste tema porque é um arquiteto e urbanista e sabe da importância do desenvolvimento sustentável. Tem meu apoio para desenvolver mais ações neste sentido. Em 12 anos, já plantamos 60 mil mudas, disse

A vereadora Maria Avalone enalteceu o projeto do vereador Mario Nadaf, defendendo que se prolongue no tempo para contemplar ainda mais a população cuiabana. “Meio ambiente e boas práticas é o que precisamos urgente. Um tema defendido no Legislativo com apoio do atual prefeito. Tenho certeza que Cuiabá vai avançar muito a partir de novas políticas”.

Leia mais:  8º Festival de Orquídeas e Flores no Shopping Orla entre os dias 11 e 15 de junho

#PraCegoVer

A foto ilustra crianças agachadas próximo a um buraco reservado para a plantação de uma árvore. Todas são supervisionadas por adultos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana