Várzea Grande

Lixo descartado em córregos continua sendo maior causador de alagamentos em Várzea Grande  

Publicado

Garrafas, sacolas e galhos impedem a passagem da água e aumentam o risco de alagamentos durante o período chuvoso. Prefeitura pede a colaboração da população

A Prefeitura de Várzea Grande reforça as ações de limpeza e manutenção dos córregos e canais que cortam a cidade, com o objetivo de garantir o escoamento adequado da água e prevenir alagamentos. Mesmo com o trabalho constante das equipes da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, o descarte irregular de lixo ainda é o principal causador de obstruções e transtornos durante as chuvas.

Nesta quarta-feira (5), equipes da Secretaria realizam uma grande operação de limpeza no bairro da Manga e no córrego do Aeroporto, ambos pontos que já haviam recebido ações preventivas recentemente, mas voltaram a apresentar acúmulo de resíduos e entupimentos devido ao descarte inadequado de lixo.

Nos locais, estão sendo retirados diversos tipos de materiais entre eles garrafas PET, sacolas plásticas, galhos, restos de móveis e outros dejetos que comprometem o funcionamento das aduelas, bocas de lobo e tubulações. O serviço conta com o apoio de retroescavadeiras e caminhões, que realizam a retirada e o transporte do material acumulado.

Leia mais:  Várzea Grande recebe 1ª Exposição da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana nesta sexta-feira (3)

Esses resíduos bloqueiam a passagem da água e provocam transbordamentos que afetam ruas, residências e o trânsito local. Por isso, a Prefeitura reforça que a colaboração da comunidade é fundamental para evitar problemas maiores.

“Mesmo com o trabalho diário das equipes, é essencial que cada morador faça sua parte e descarte o lixo de forma correta. O cuidado coletivo é o que garante uma cidade mais limpa e segura para todos”, destaca Celso Pereira, secretário municipal de Viação e Obras.

As ações de limpeza fazem parte do cronograma permanente de prevenção mantido pela Prefeitura de Várzea Grande, que inclui a desobstrução de canais, bocas de lobo e galerias de drenagem em diferentes regiões do Município, especialmente nos pontos considerados críticos durante o período chuvoso.

“O cuidado com a cidade começa por pequenas atitudes. Não jogue lixo nas ruas nem nos córregos. Faça sua parte e ajude a prevenir os alagamentos”, pontua Celso.

Leia mais:  DAE/VG ganha unidade de atendimento no Ganha Tempo do Cristo Rei

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Presidentes de bairros são mobilizados para audiência pública que discutirá atualização do Plano de Saneamento

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande entregou, nesta sexta-feira (07.08), convite à União Várzea-grandense de Associações de Moradores de Bairros (Univab) e à União das Associações dos Bairros do Cristo Rei (Unacrei) para participação na audiência pública que discutirá a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O convite foi entregue aos presidentes das entidades, Claido Celestino Batista, da Univab, conhecido como Ferrinho, e Rodrigo Oliveira, da Unacrei.

A audiência pública será realizada no dia 12 de agosto, às 18h30, no Ginásio Júlio Domingos de Campos (Fiotão), localizado no bairro Centro Sul. Durante o encontro, os participantes poderão conhecer a proposta de atualização do plano e apresentar sugestões, críticas e contribuições que poderão ser incorporadas ao documento final.

Conforme a secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, a participação do movimento comunitário é fundamental para discutir um dos principais temas do município.

“A audiência pública é um espaço democrático para que os moradores conheçam a proposta e contribuam com sugestões que ajudarão a definir o melhor modelo de gestão dos serviços de água e esgoto do município”, pontua Ina de Maria.

Leia mais:  Prefeitura executa obras de acessibilidade na Avenida Arthur Bernardes

O presidente da Univab, ex-vereador Ferrinho, agradeceu ao município pelo convite e afirmou que mobilizará os presidentes de bairros e a comunidade em geral.

“Quanto mais discutido for o plano, melhor ele ficará. Por isso, a participação da população e do movimento comunitário é uma etapa essencial para que o documento reflita as necessidades reais do município”, destacou.

Já o presidente da Unacrei, Rodrigo Oliveira, ressaltou que os presidentes de bairros são frequentemente procurados pelos moradores e reforçou a importância da participação popular na audiência pública.

“Os presidentes de bairros são cobrados pelos munícipes, mas, agora, nesta audiência pública, os várzea-grandenses devem comparecer em peso, pois este é o momento de todos nós sermos ouvidos”, afirmou.

ACELERA VG ÁGUA

A atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico integra as ações do programa Acelera VG Água e estabelece o planejamento de longo prazo para os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. O documento servirá como referência para a definição de políticas públicas e investimentos no setor.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana