Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é a nona cidade de Mato Grosso a receber a Derf

Publicado

O governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, e o prefeito Miguel Vaz entregaram, na manhã desta terça-feira (24), a nova estrutura da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf) de Lucas do Rio Verde.

Esta é a nona unidade implantada no Estado e desde julho de 2025 funcionava junto a Delegacia de Polícia Judiciária Civil do Município. Na nova sede, serão 13 servidores, sendo dois delegados, oito investigadores e três escrivães.

O delegado titular da unidade, Artur Andrade de Almeida ressaltou a importância do espaço adequado para que a equipe possa desenvolver o trabalho investigativo.

A Derf é um serviço especializado, com foco na repressão, investigação e combate aos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas, organização criminosa e homicídio.

A nossa delegacia trata de crimes específicos, graves e que demandam um trabalho investigativo. Esse espaço moderno, fornecido pela prefeitura, vai melhorar muito o nosso trabalho”, destacou o delegado.

A sede está localizada no antigo prédio do Laboratório Municipal, no bairro Cidade Nova. O espaço recebeu obras de reforma e readequação, com investimento de R$ 629 mil.

Leia mais:  Equipe de robótica da rede municipal se destaca na OBR 2025 e conquista o Prêmio Inovação

(Foto: )

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou a importância da ampliação de unidades no interior do estado e de outras iniciativas que visam coibir o avanço da violência.

Apenas nove municípios mato-grossenses possuem uma unidade da Derf, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Primavera do Leste, Nova Mutum, Sinop, Confresa e Lucas do Rio Verde.

Segurança não é uma bala de prata, não é uma única medida que resolve, é um conjunto de ações, de estratégias que estão sendo adotadas pelo governo no combate diário e persistente contra a criminalidade”, destacou o governador.

Nos últimos cinco anos, a parceria com o Estado ampliou a presença das forças de segurança em Lucas do Rio Verde, com a criação de serviços especializados, Polícia Civil (Derf), Militar (Cavalaria, GAP e Raio).

O prefeito Miguel Vaz agradeceu ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta e destacou o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), que em 2023, se tornou a primeira no estado a utilizar arma de fogo, com autorização da Polícia Federal.

Leia mais:  Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Agradecemos ao Governo do Estado, mas o município também fez a sua parte, com a estruturação e armamento da GCM, que tem trabalhado de forma integrada com as demais forças de segurança para garantir a tranquilidade da população.”

A inauguração também contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, do diretor-geral adjunto Rodrigo Bastos, servidores, representantes das forças de segurança e vereadores.

Antes da entrega do prédio, a comitiva do governador Mauro Mendes inaugurou a nova sede do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Publicado

Nesta terça-feira (18), 1.999 alunos das treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da primeira fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.

A competição busca fortalecer o ensino e a aprendizagem da matemática, identificar e desenvolver talentos, além de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A ação também busca valorizar os estudantes e os profissionais da educação do município.

“A olimpíada reúne todas as habilidades e competências que os alunos precisam atingir. Então, se torna um treinamento muito válido. Após a prova, nós trazemos as questões para a sala de aula e fazemos uma correção aprofundada com eles, mostrando todo o conteúdo da disciplina que está envolvido”, destacou o professor de matemática da Escola Eça de Queirós, Dionísio Cassenote.

Ainda de acordo com o professor, a competição municipal desperta maior interesse dos estudantes pela disciplina. “É possível notar que os alunos, especialmente os que se classificam para a segunda fase, já apresentam uma mudança de comportamento. Na sala de aula eles questionam mais e se dedicam mais.”

Leia mais:  Prefeitura reforça ações para organizar fiação aérea e garantir mais segurança em Lucas do Rio Verde

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Composta por questões objetivas e discursivas, na prova da segunda fase os estudantes competem com outros do mesmo nível, matriculados em outras escolas municipais. Participam dessa aqueles que apresentaram o melhor resultado na primeira etapa.

“Eu gosto muito de participar da Olimpíada porque ela mostra a importância da matemática para nossa vida. Além disso, ela faz com que a gente tenha mais vontade de estudar para conseguir um bom resultado na prova e passar para a próxima fase”, relatou a aluna Ana Arruda.

Participando pela quinta vez, o estudante Vitor Naumann, conta como está sendo a sua experiência na sexta edição da competição. “Na hora que estamos fazendo as questões percebemos que a matemática não é só cálculo e número, ela também envolve a interpretação e o raciocínio lógico. E sempre é muito interessante participar. Acredito que vou conseguir passar, mais uma vez, para a última etapa.”

São classificados para a terceira e última fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática os 50 alunos que alcançarem o melhor desempenho na segunda fase. A prova, que conterá apenas questões discursivas, está prevista para ocorrer em setembro.

Leia mais:  Projeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana