Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde fortalece segurança pública com a implantação do Grupo RAIO e do GAP no 13º Batalhão da Polícia Militar

Publicado

Reforçando o compromisso com uma Segurança Pública cada vez mais eficiente, Lucas do Rio Verde passa a contar com o suporte do Grupo de Apoio (GAP) e do Grupo de Motopatrulhamento Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO), instalados no 13º Batalhão da Polícia Militar. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

A implantação dos grupos foi formalizada em cerimônia realizada neste sábado (17). Na ocasião, foram entregues três motocicletas modelo BMW F850 GS, veículos de alto desempenho projetados especialmente para uso policial, que oferecem maior mobilidade e permitem atuação mais rápida em locais de difícil acesso.

“Dentre os pilares da gestão municipal está a Segurança Pública, e nós buscamos incessantemente aprimorar e reforçar a segurança em Lucas do Rio Verde. Agora, estamos ampliando esse trabalho com a conquista da polícia especializada em motopatrulhamento do Grupo RAIO e do GAP, efetivos especializados no combate ao crime. Gostaria de agradecer, mais uma vez, ao governador Mauro Mendes e ao comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, coronel Fernando, pelo apoio à segurança do nosso município”, declarou o prefeito, Miguel Vaz.

Leia mais:  Agendamento para castração de cães e gatos gratuito está aberto a partir desta quarta-feira (20)

Com o propósito de intensificar o combate à criminalidade no município luverdense e fortalecer o programa estadual de Segurança Pública “Tolerância Zero às Facções Criminosas”, os novos grupamentos foram estruturados para ampliar a presença da Polícia Militar nas ruas e garantir respostas mais rápidas às demandas da população.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Esses dois grupos são fundamentais, porque cada um, dentro de sua especialidade, tem capacidade de contribuir e aprimorar a atuação das forças de segurança em Lucas do Rio Verde e região. O Grupo RAIO, por exemplo, é uma equipe que chega muito rapidamente ao local da ocorrência e se desloca com um dinamismo bastante peculiar. Esses grupos são formados por policiais altamente treinados, bem equipados e bem armados para atuar no combate — dentro do programa Tolerância Zero — às facções criminosas e a qualquer tipo de crime no Estado de Mato Grosso”, destacou o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes.

O Grupo de Apoio (GAP) oferecerá suporte às ocorrências de maior complexidade, como cumprimento de mandados, combate ao tráfico de drogas, abordagens de alto risco e operações integradas com outras forças de segurança. Este será composto por policiais especializados e contará com armamentos modernos, aumentando o poder de resposta e a capacidade operacional da PM.

Leia mais:  Green Summit MT: o maior evento de inovação do estado estreia em Lucas do Rio Verde

Já o Grupo RAIO (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) é composto por agentes especialistas em motopatrulhamento tático para combater o crime organizado. Este irá atuar como reforço da vigilância ostensiva das áreas urbanas, rurais e comerciais, em operações preventivas e repressivas, além de acompanhamento de suspeitos.

“São equipes especializadas, focadas no policiamento ostensivo e preventivo, com o objetivo de evitar a ocorrência de crimes como furtos, roubos e homicídios. Tenho certeza de que, com o comprometimento dos policiais desta unidade, a população de Lucas do Rio Verde e região estará mais segura e terá mais qualidade de vida”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Coronel Fernando Tinoco.

Com a chegada dos novos grupamentos, o município luverdense dá mais um passo importante no fortalecimento da Segurança Pública, consolidando os esforços da gestão municipal e do Governo do Estado em garantir mais proteção, agilidade e tranquilidade à população.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Governo e Prefeitura firmam termo de R$ 10 milhões para o Parque Oeste; aporte estadual representa parte do investimento total

Publicado

O Governo de Mato Grosso firmou, na manhã deste sábado (18), um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde no valor de R$ 10 milhões para investimentos na construção do Parque Oeste. O montante representa parte do valor total previsto do projeto. A assinatura ocorreu durante a entrega de 30 casas do programa Ser Família Habitação, do governo estadual, em parceria com o Município.

Durante a assinatura, o governador Mauro Mendes destacou o apoio do Estado aos municípios e o impacto do novo parque para a população.

“O Governo do Estado está apoiando os municípios nas diversas áreas — infraestrutura, saneamento, escolas, atividades urbanísticas — tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse parque tem um projeto belíssimo, concebido pela Prefeitura, e será um importante espaço de lazer. Eu não tenho dúvida de que vai se tornar um dos mais belos locais de diversão, esporte e entretenimento, não só de Lucas, mas de todo Mato Grosso”, afirmou o governador.

Leia mais:  UAB/IFMT promove Seminário Integrador de Pedagogia nesta quarta (13) e quinta (14) em Lucas do Rio Verde

O prefeito Miguel Vaz ressaltou que o Parque Oeste vem atender a uma das principais demandas dos cidadãos luverdenses.

“Quando a gente pergunta para a população quais as maiores demandas, sempre aparecem habitação, saúde e lazer. O Parque Oeste vem de encontro a essa necessidade: um lugar para levar as famílias, passear, ter momentos de convivência e entretenimento. É um projeto idealizado há bastante tempo e que agora começará a ser construído, com o importante apoio do Governo do Estado. O Município também vai aportar recursos para a sua execução”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito Joci Piccini enfatizou a importância do novo espaço para o bem-estar das famílias e o fortalecimento da convivência comunitária.

“É um dia muito importante para Lucas. Ver famílias realizando sonhos mostra o verdadeiro objetivo de qualquer governo. O Parque Oeste será esse espaço que complementa o sonho da casa própria com o lazer e o convívio familiar. As pessoas trabalham muito, mas precisam de um lugar para descansar, aproveitar com a família, viver momentos de alegria. Esse é o local certo para isso”, afirmou Joci.

Leia mais:  Educação: Ministério Público arquiva denúncia e Prefeitura de Lucas do Rio Verde retoma pagamentos do Prêmio Escola que Transforma

Com 112 hectares de extensão, o Parque Oeste será um dos maiores espaços públicos de lazer, convivência e turismo de Lucas do Rio Verde. O projeto prevê lago, centro de eventos, ciclovias, áreas esportivas, quiosques, pergolados e espaços para atividades ao ar livre, além da recuperação ambiental com o plantio de árvores e espécies nativas.

Localizado entre o setor industrial e o bairro Bandeirantes, o parque foi planejado pela equipe de engenharia da Prefeitura com foco no desenvolvimento sustentável, conciliando biodiversidade, lazer e qualidade de vida. A execução será feita em quatro fases, começando pela terraplanagem, calçamento e iluminação. As etapas seguintes incluem paisagismo, acessos, equipamentos esportivos, barragem e ativação do lago, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana