Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde lança oficialmente a campanha Agosto Lilás 2026

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde lançou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (3), a campanha Agosto Lilás 2026, que neste ano contará com uma programação especial voltada à conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher. A abertura foi realizada no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e também marcou o lançamento da segunda edição do projeto Força Mulher, que oferece capacitação gratuita para mulheres do município.

Ao longo do mês, serão promovidas palestras, encontros, rodas de conversa e outras atividades para fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar o debate sobre a importância da prevenção da violência.

Durante o lançamento, o prefeito Miguel Vaz falou sobre a importância da campanha e destacou as ações que o município vem desenvolvendo para combater a violência contra a mulher.

“O lançamento do Agosto Lilás reforça a importância que damos a esse tema. Tivemos casos preocupantes no município, mas o mais importante é fortalecer as políticas públicas de combate à violência contra a mulher. Hoje contamos com a Patrulha Maria da Penha, conquistamos a Delegacia da Mulher e seguimos investindo em ações de conscientização, porque esse trabalho começa dentro de casa, nas escolas e com as famílias. Esse conjunto de ações que Secretaria de Assistência Social realiza liderado pela primeira-dama Janice é fundamental para levar essa mensagem a toda a sociedade”, afirmou o prefeito.

Leia mais:  Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências a familiares e amigos do pai do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Felipe de Sá Palis

Além da Patrulha Maria da Penha e da Delegacia da Mulher, Lucas do Rio Verde conta com uma rede de atendimento formada pelos Cras, Creas, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e outros órgãos que atuam no acolhimento e acompanhamento das vítimas.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reforçou que, embora o enfrentamento à violência aconteça durante todo o ano, o Agosto Lilás concentra uma programação especial para envolver toda a comunidade.

“Durante o Agosto Lilás nós intensificamos as ações. Teremos uma programação especial durante todo o mês, com atividades voltadas à conscientização, encontros com adolescentes e a realização da 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política. O nosso objetivo é envolver toda a sociedade e fortalecer ainda mais a rede de proteção às mulheres.”

Entre as ações da programação também está o evento “Mulheres nos Três Poderes: Liderança, Representatividade e Transformação na Vida Pública”, que será realizado no dia 25 de agosto, na Câmara Municipal.

Outro grande momento será a 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política, que acontecerá no dia 27 de agosto, em Lucas do Rio Verde. O evento reunirá palestras, rodas de conversa e representantes de diversos municípios para discutir a participação feminina nos espaços de decisão e incentivar mais mulheres a ocuparem cargos de liderança.

Leia mais:  Etapa Outubro Rosa e Novembro Azul reúne mais de 1.200 participantes em Lucas do Rio Verde

Confira a programação completa do Agosto Lilás no arquivo anexado abaixo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde recebe reunião estratégica regional Connected Smart Cities

Publicado

Lucas do Rio Verde será palco, no dia 8 de outubro, da Reunião Estratégica Regional Connected Smart Cities (CSC), encontro que reunirá gestores públicos, especialistas, empresas e representantes do ecossistema de inovação para discutir os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento das cidades.

A programação será realizada das 13h30 às 18h, no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e terá como eixo central a construção de cidades mais inteligentes, conectadas e sustentáveis. O encontro será marcado pela troca de experiências, apresentação de iniciativas e discussão de estratégias relacionadas ao planejamento urbano, inovação e desenvolvimento.

A iniciativa busca aproximar diferentes atores que participam da construção das cidades do futuro, promovendo conexões entre o poder público, o setor privado, especialistas e instituições. A proposta é ampliar o diálogo e compartilhar soluções que possam contribuir para uma gestão urbana mais eficiente e alinhada às novas demandas da população.

Para Lucas do Rio Verde, sediar a reunião reforça o papel do município como espaço de debate e articulação sobre inovação, planejamento e desenvolvimento urbano, conectando experiências locais às discussões que integram o cenário nacional de cidades inteligentes.

Leia mais:  BMX de Lucas do Rio Verde conquista 11 medalhas de primeiro lugar na 5ª etapa do Campeonato Mato-grossense

A programação é aberta aos interessados, mediante inscrição. Para conferir a programação completa e garantir participação, os interessados devem acessar a página do evento no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/reuniao-estrategica-regional-csc-lucas-do-rio-verde/3367363

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana