Turismo

Maior estátua de Cristo do Brasil será inaugurada em abril no RS

Publicado

Maior estátua de Cristo do Brasil é inaugurada em abril no RS
Reprodução/Divulgação

Maior estátua de Cristo do Brasil é inaugurada em abril no RS

No próximo dia 6 de abril, a cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, celebrará a inauguração do Cristo Protetor de Encantado, a maior estátua de Cristo do Brasil. Com 43 metros de altura, a obra supera em 5 metros o icônico Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estrutura, feita em aço e concreto armado, pesa impressionantes 1.712 toneladas e foi esculpida pelo artista Markus Moisés Rocha Moura, que dedicou dois anos à sua construção. As informações são da Prefeitura Municipal.

A iniciativa partiu da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), que organizou doações e campanhas de arrecadação para financiar o projeto, sem a utilização de recursos públicos, de acordo com o site oficial do Cristo Protetor de Encantado. 


A inauguração do Cristo Protetor também ressalta a resiliência da população de Encantado, que foi uma das áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio do ano passado. 

Enquanto Encantado se prepara para celebrar o Cristo Protetor, outra grande estátua religiosa está em construção no interior de São Paulo. Na cidade de São Miguel Arcanjo, uma escultura de 57 metros de altura, incluindo a base, homenageará São Miguel Arcanjo, o chefe supremo dos anjos segundo a tradição católica. Financiada pela comunidade de fiéis e pela iniciativa privada, a obra promete se tornar um dos maiores monumentos do país.


Fonte: Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Em Alagoas, mais de 565 meios de hospedagem ainda precisam aderir à nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital
publicidade

Turismo

IA no Turismo: Como posicionar seu destino e se adaptar à nova jornada do viajante

Publicado

A forma como as pessoas escolhem suas próximas férias mudou. A jornada do viajante, que antes era feita de forma tradicional, agora é auxiliada por tecnologia e hiperpersonalizada. Para debater como os destinos podem se destacar nesse novo cenário, o uso estratégico da inteligência artificial (IA) foi o tema central de um painel realizado durante a terceira edição do Seminário Nacional de Regionalização do Turismo.

Com o tema “Como ser Competitivo nas Buscas por IA no Turismo?”, o consultor de marketing Thiago Akira apresentou um panorama claro: a era do viajante “AI-First” já começou.

A Era do Viajante “AI-First”

Os números apresentados revelam uma mudança definitiva no comportamento do consumidor. Atualmente, 40% dos viajantes globais já utilizam IA para planejar suas rotas. Além disso, houve um crescimento impressionante, de 190%, nas buscas por “ajuda para planejar viagem”.

“O turista não entra mais na internet apenas para buscar “o que fazer” em uma cidade. Ele pede: ‘Crie um roteiro de quatro dias no circuito das águas, de Minas Gerais, para viajar com a minha família’. E a IA entrega isso praticamente pronto e hiperpersonalizado”, ilustrou Akira durante a apresentação.

Oportunidade para destinos regionais

Surpreendentemente, essa revolução tecnológica nivelou o jogo para municípios menores que desejam atrair visitantes. Dados mostram que 36% das pessoas usam a IA para descobrir destinos que sequer estavam no radar delas. Além disso, 63% das fontes citadas nos resumos de IA do Google (AI Overviews) não estão no top 10 dos resultados orgânicos tradicionais.

Isso significa que destinos menores podem ser indicados diretamente pelas máquinas. Essa dinâmica fortalece a própria essência da regionalização, que busca tirar o foco exclusivo dos grandes polos. 

Leia mais:  Ministério do Turismo firma acordo com Cabo Frio para descentralizar fiscalização de serviços turísticos

Como explica Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas do Ministério do Turismo, “É promover todos os municípios, aqueles que muitas vezes não necessariamente têm uma cachoeira, ou às vezes ele não tem um grande parque, mas muitas vezes aqueles municípios que detêm oferta de serviços, de produtos, onde tem gastronomia, artesanato”, afirmou.

O “Novo SEO”

Para que a IA recomende um destino, ela precisa ser alimentada com informações de qualidade. Thiago Akira destaca que os sites institucionais são vistos como fontes de alta credibilidade pelas ferramentas. “O que tiver lá dentro, ela vai trazer como fonte”, pontua o consultor. No entanto, ele faz um alerta aos gestores: “Se ele estiver desatualizado, se ele estiver errado, se ele não estiver estruturado, ele vai trazer muito ruído para o viajante”, disse.

Surge então o conceito de LLMO (Otimização para Modelos de Linguagem, em inglês), classificado como o “SEO da resposta”. Trata-se de preparar o conteúdo não apenas para humanos, mas para que os robôs entendam o seu município. Akira aconselha que este “é o melhor momento para se trabalhar, se buscar investir no canal oficial próprio, autoral, do próprio destino”.

Outra fonte de dados são os influenciadores e redes sociais. Mais de 50% dos resultados que treinam a IA vêm de plataformas como YouTube, TikTok e Instagram. Ao convidar criadores de conteúdo, as instâncias de governança devem orientá-los a usar nomes oficiais, descrições detalhadas e a falar sobre a gastronomia local, pois descrições genéricas geram dados pobres para a IA.

Leia mais:  Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil ultrapassa 42 mil acessos e impulsiona turismo sustentável

Capacitação

Dominar essas ferramentas exige preparo. Ana Carla Moura reforça a importância das oficinas inéditas oferecidas aos profissionais do trade: “Não adianta a gente só desenvolver produtos e equipamentos se a gente não treinar todos para que eles possam fazer a melhor execução e atender da melhor maneira o turista”, destacou.

Para os gestores e instâncias de governança que querem dar o primeiro passo rumo à competitividade digital, Thiago Akira deixa uma dica prática: “Acho que o primeiro ponto é você se colocar no lugar do viajante”. Ele sugere usar o Google para entender as sugestões automáticas sobre a sua região. “Com isso você já começa a entender como que você constrói e domina esse espaço”, finalizou.

SALÃO DO TURISMO – Realizado pela primeira vez no Nordeste, em Fortaleza, o 10º Salão do Turismo reuniu representantes dos 26 estados e do Distrito Federal em uma programação voltada à promoção de destinos, experiências e negócios. Ao longo de três dias, o evento promoveu palestras, rodadas de negócios, apresentações culturais, espaços gastronômicos e exposições de artesanato, além de debates sobre inovação, sustentabilidade, conectividade aérea, turismo de base comunitária e estratégias para o setor. 

A edição também marcou o fortalecimento das políticas de incentivo ao turismo interno e da integração entre poder público, iniciativa privada e comunidades locais, reforçando o papel do turismo como motor de desenvolvimento econômico, geração de emprego e valorização da diversidade brasileira.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana