Agro News

Manejo florestal sustentável da Caatinga é tema de curso promovido pelo MMA

Publicado

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) promove até esta sexta-feira (26/9), em Crato (CE), um curso para debater o manejo florestal sustentável na Caatinga. A abordagem ocorre no contexto da Resolução 507/2024 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que apresenta os parâmetros para administração da floresta de acordo com os princípios da sustentabilidade.  

O diretor do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Alexandre Pires, explica que o manejo florestal sustentável é uma importante atividade de manutenção do bioma, por permitir o uso e a conservação da vegetação 

A atividade, ressalta Alexandre Pires, contribui para a redução do desmatamento e, consequentemente, para evitar a degradação do solo. No Semiárido, a estratégia evita também a desertificação, além de contribuir para a geração de renda da população local. “Não temos dúvida da importância do manejo da Caatinga como alternativa para evitar a desertificação, garantir a conservação do bioma e promover a resiliência das populações no semiárido”, destaca.  

Leia mais:  Agronegócio cresce, mas 34% dos profissionais ainda carecem de capacitação especializada

O diretor avalia, ainda, que compreender e discutir a aplicação da resolução, considerando as normativas estaduais, é fundamental para garantir a segurança no licenciamento da atividade 

Iniciada na segunda-feira (22/9), a capacitação é desenvolvida no âmbito do projeto Redeser, iniciativa liderada pelo MMA para combater a desertificação em áreas suscetíveis da Caatinga. O curso conta, ainda, com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). 

Mais de 50 representantes dos estados de Alagoas, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais participam da capacitação. O grupo é formado por técnicos de órgãos estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Incra e do Banco do Nordeste. 

Para os agentes financeiros, a capacitação amplia a perspectiva sobre os desafios da implementação de Planos de Manejo Florestal Sustentáveis, o que contribui para a formulação de estratégias que possam impulsionar o manejo na Caatinga, a exemplo de ações relacionadas ao aumento do acesso ao crédito 

Leia mais:  Clima preocupa milho safrinha e colheita da soja avança para 82% no Brasil

Para o gerente de gestão ambiental do Banco do Nordeste, Mario Fraga, “ao reunir técnicos do Ibama e de diversos órgãos ambientais estaduais que atuam no bioma, o curso possibilita a identificação de gargalos e oportunidades para a expansão e aumento do número de projetos de manejo florestal sustentável na Caatinga, que poderão contar com financiamentos sob medida, por parte do Banco do Nordeste”. 

Já o diretor Florestal da Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará, Adirson Freitas dos Reis Júnior, destacou o intercâmbio de conhecimento proporcionado pela capacitação. “O curso proporcionou uma valiosa oportunidade para a troca de experiências, o enfrentamento de desafios e o aprimoramento das nossas práticas em gestão do manejo florestal. Foi extremamente enriquecedor.” 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051

Acesse o Flickr do MMA 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Brasil e Honduras discutem parceria estratégica para modernizar a agricultura e fortalecer a segurança alimentar

Publicado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) concluiu, nesta quinta-feira (4), missão oficial em Honduras com avanços na agenda de cooperação bilateral em pesquisa agropecuária, inovação tecnológica, desenvolvimento rural e segurança alimentar. A programação também resultou em encaminhamentos voltados ao fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.

A missão foi liderada pelo secretário-executivo do Mapa, Cleber Soares, e contou com a participação da embaixadora do Brasil em Honduras, Andrea Watson; da adida agrícola Priscila Rech; da chefe de gabinete da Secretaria-Executiva, Erika Ferraz; e do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Cristian Fischer.

A programação teve início com reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária de Honduras, Moisés Molina. Durante o encontro, as autoridades discutiram oportunidades de atuação conjunta em áreas estratégicas para o desenvolvimento do setor agropecuário, incluindo planejamento agrícola, inovação tecnológica, melhoramento genético e transferência de conhecimento.

A delegação brasileira também se reuniu com representantes da Dirección de Ciencia y Tecnología Agropecuaria (Dicta), principal instituição de pesquisa agropecuária hondurenha. Na ocasião, foram debatidas ações voltadas ao fortalecimento institucional, à formação de recursos humanos e à modernização dos sistemas de inovação. As discussões evidenciaram oportunidades de intercâmbio em áreas como pesquisa agropecuária, assistência técnica, sanidade animal e vegetal e adaptação às mudanças climáticas, com potencial contribuição de instituições brasileiras como a Embrapa e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais:  Transmissão de cargo de ministro da Pesca e Aquicultura

No campo comercial, a missão também avançou em tratativas relacionadas a produtos de interesse bilateral, com destaque para farinhas de origem animal, carne de aves e carne suína. Os temas integram a agenda de ampliação do comércio agropecuário entre Brasil e Honduras.

O encerramento da missão ocorreu na Presidência da República de Honduras, em reunião que reafirmou o interesse dos dois governos em aprofundar o diálogo técnico e institucional. O encontro destacou a convergência de prioridades em temas como segurança alimentar, inovação, desenvolvimento rural e modernização da agricultura.

A missão contou com o apoio do IICA, parceiro estratégico na articulação institucional e na identificação de oportunidades de trabalho conjunto. Os resultados da agenda reforçam o compromisso do Brasil com a promoção do desenvolvimento agropecuário sustentável e com o fortalecimento das relações com os países da América Central.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana