Agro News

Mapa impulsiona produção artesanal e garante Selo Arte inédito para agroindústria do município de Gaspar (SC)

Publicado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) segue fortalecendo a produção artesanal em Santa Catarina com a concessão do Selo Arte à agroindústria Maleva Linguiças Artesanais, em Gaspar, no Vale do Itajaí. A certificação, entregue no dia 10 de abril, reconhece sete produtos da empresa e marca a primeira habilitação do tipo no município.

Criado pelo Mapa, o Selo Arte valoriza alimentos de origem animal produzidos de forma artesanal, assegurando qualidade e valorização cultural e regional. Com o reconhecimento, os produtores passam a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional, ampliando mercados e oportunidades.

A empresa Maleva Linguiças Artesanais iniciou suas atividades há cerca de cinco anos, mantendo a tradição familiar da charcutaria aliada à adequação às exigências técnicas. O processo de certificação contou com apoio institucional estadual, dentro de uma política coordenada nacionalmente pelo Mapa.

Foram certificados sete produtos à base de carne suína, entre eles linguiças campeiras e suas variações com queijo, abacaxi, pimentões, alho-poró com bacon, azeitonas e cogumelo com queijo azul, todos sem adição de conservantes ou aditivos intencionais.

Leia mais:  Carne suína: oferta elevada e demanda fraca pressionam preços no mercado interno

Em Santa Catarina, o avanço do Selo Arte reflete a atuação estratégica do Mapa na valorização da agroindústria de pequeno porte. O estado já soma 516 produtos certificados, consolidando um ambiente favorável à geração de renda, ao desenvolvimento regional e à valorização das tradições alimentares.

Essa conquista reforça a relevância dessa política pública para o município e projeta Gaspar no cenário nacional da produção artesanal, com o respaldo de uma iniciativa que integra qualidade e identidade regional, permitindo que os produtos artesanais locais sejam comercializados em um número maior de localidades e alcancem um público mais amplo de consumidores.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

MMA lança programas Gestar e ProAmbiente Adapta na Bacia do Rio Doce

Publicado

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou, na última quarta-feira (15/4), os primeiros territórios de atuação dos programas Gestar e ProAmbiente Adapta, durante evento realizado no município de Águia Branca (ES). A iniciativa integra as estratégias do Governo do Brasil para promover a transição agroecológica e a gestão sustentável da paisagem rural no país, com início na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. 

As ações serão implementadas em municípios das regiões noroeste e norte do Espírito Santo, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, de povos e comunidades tradicionais, além da recuperação e conservação ambiental. A execução ocorre por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de parceria estabelecida, em 2025, com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). 

Na avaliação do diretor de Políticas de Gestão Ambiental Rural da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT/MMA), Daniel Peter, os programas têm caráter estruturante para o desenvolvimento sustentável nos territórios. “Os programas promovem a transição agroecológica dos sistemas produtivos e fortalecem a gestão da paisagem rural”destacou.  

A solenidade reuniu representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, da Fundação Banco do Brasil, além de organizações da sociedade civil e da comunidade local. 

Leia mais:  Senar/SC oferece 500 cursos gratuitos para produtores rurais em outubro

A assessora da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, Zilda Onofri, destacou a importância da participação social na construção das políticas públicas. “Esses programas só são possíveis com a participação ativa da sociedade civil, tanto na definição de objetivos estratégicos quanto no fortalecimento da governança, da mobilização e da educação ambiental, que são estruturantes para a transformação dos territórios”, afirmou. 

O prefeito de Águia Branca (ES)Jailson Quiuqui, enfatizou o esforço coletivo desenvolvido na região, com articulação do IPÊ e participação de diversas instituições, como escolas agroecológicas, sindicatos rurais e entidades ligadas à agricultura e à sociobiodiversidade. 

Durante o evento, também foi lançado o Programa Ecoforte Redes, iniciativa nacional que apoia redes territoriais de produção sustentável e é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil. O programa foi construído no âmbito da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), da qual o MMA é integrante e participou da elaboração do edital e da seleção dos projetos. 

Leia mais:  Carne suína: oferta elevada e demanda fraca pressionam preços no mercado interno

No território capixaba, a iniciativa viabiliza o projeto “Estruturação e Fortalecimento da Rede Capixaba de Agroecologia e Sociobiodiversidade”, com investimento de R$ 2,3 milhões, executado pelo IPÊ. 

Representando a Fundação Banco do Brasil, Robson Rocha explicou os objetivos da aplicação dos recursos no território. “A proposta é fortalecer a rede e apoiar a transição agroecológica a partir da atuação de movimentos e organizações sociais, promovendo uma produção orgânica, sustentável e certificada, com agregação de valor aos produtos, uso de tecnologias sociais, integração a políticas públicas e parcerias estratégicas ao longo das cadeias produtivas”, afirmou. 

“A atuação integrada tem sido fundamental para o avanço das ações sustentáveis na região”, pontuou o diretor executivo do IPÊ, Eduardo Ditt. 

A gerente de Educação Ambiental e Articulação Social da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Ester Sabino, enfatizou a capacidade de articulação institucional e o papel estratégico do MMA no fortalecimento das políticas públicas ambientais. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana