A gestão fiscal responsável, eficiente e transparente do Governo de Mato Grosso fez com que o Estado fosse novamente reconhecido nacionalmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Mato Grosso foi premiado por alcançar nota A+, concedida apenas aos entes federativos que atingem a avaliação máxima tanto na Capacidade de Pagamento (Capag) quanto no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
A premiação foi recebida nesta segunda-feira (15.09) pela secretária Adjunta do Tesouro Estadual da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Luciana Rosa, durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado pelo Tesouro Nacional em Brasília.
Esse novo reconhecimento reforça o compromisso do Governo do Estado com a responsabilidade fiscal, a governança e a transparência na gestão dos recursos públicos, confirmando a capacidade de Mato Grosso em manter o equilíbrio fiscal, honrar seus compromissos e garantir investimentos à sociedade. Os dados avaliados são referentes ao exercício financeiro de 2024.
O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que o prêmio é um reflexo da seriedade com que Mato Grosso vem conduzindo suas finanças públicas. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Ele significa que temos credibilidade perante a União e, mais do que isso, garante que possamos transformar essa solidez fiscal em mais investimentos, mais políticas públicas e mais serviços de qualidade para o cidadão”.
A Capag é um indicador que avalia a saúde fiscal de Estados e Municípios que desejam contratar empréstimos com garantia da União e Mato Grosso mantém a nota A por quatro anos consecutivos. Ela é calculada a partir de três indicadores – endividamento, poupança corrente e liquidez relativa.
Além da Capag, o Estado também recebeu nota máxima no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela STN com base nos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A primeira avaliação com nota máxima foi em 2024, em relação aos dados de 2023.
A avaliação do Ranking Siconfi é realizada anualmente, com base em documentos como a Declaração de Contas Anuais (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). A qualidade das informações fiscais contribui para a melhoria da governança pública, para o uso mais eficiente dos recursos públicos e para o fortalecimento da transparência no setor público.
O VI Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso terá programação ao longo de maio, em alusão ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, celebrado em 24 do mesmo mês. A principal etapa presencial ocorre entre 1º e 3 de maio de 2026, em Rondonópolis, com cerca de 150 participantes de seis municípios, além de convidados de outros estados.
A iniciativa começou em 2017 e é realizada pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT). Desde a terceira edição, o evento conta com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Neste ano, parte do evento é realizado por meio do edital Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso – Cultura Viva do Tamanho do Brasil – Fomento à Projetos Continuados de Pontos de Cultura – Edição Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB I, que liberou mais de R$ 3,7 milhões 31 projetos, sendo R$ 120 mil para cada um.
O evento também terá atividades em Cuiabá e Tangará da Serra, incluindo música, dança, teatro, seminário de direitos humanos, encontro de mulheres e ações para o público infantil. Entre os destaques em Rondonópolis estão o IV Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, a Mostra Calon Lachon de audiovisual e o inédito I Seminário Estadual de Direitos Humanos dos Povos Ciganos, com participação de representantes nacionais como Edvalda Bispo dos Santos e Lourdes Correia.
No mesmo município, o projeto teatral “Rarripe – Ciganos em Cena”, iniciado em 7 de fevereiro e com o primeiro módulo encerrado em 30 de abril, promove intervenções nos dias 1º e 2 de maio. O grupo reúne 13 mulheres ciganas e tem previsão de continuidade no segundo semestre de 2026.
Em Cuiabá, a Mostra Calon Lachon começa em 5 de maio, com sessões também nos dias 15, 22 e 29 de maio, sempre às 19h, no Ateliê Kaiardon. A Exposição Diquela abre no mesmo dia, 5 de maio, às 16h, com visitação ao longo do mês.
Em Tangará da Serra, a Exposição Diquela será aberta em 4 de maio e segue até 5 de junho, quando ocorre o encerramento com exibição da Mostra Calon Lachon no Centro Cultural do município.
O projeto inclui ainda a campanha virtual Maio Cigano, promovida durante os 30 dias do mês, com foco na valorização da cultura cigana e no combate ao preconceito. O encontro já se consolidou como a principal iniciativa do segmento no estado, com atividades presenciais e virtuais e participação majoritária de profissionais ciganos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.